MOVIMENTOS DA TERRA



A terra não é estática (parada), a terra se movimenta.
        Para as pessoas a terra é estática, imóvel, mas isso não é verdade, pois a terra realiza sim vários movimentos, mas não percebemos.

        Dentre os movimentos realizados pela terra os mais conhecidos são o de rotação e de translação, além desses existem os movimentos de precessão e de nutação.






        Rotação: É o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, esse movimento é responsável pela consolidação dos dias e das noites, o tempo gasto para realização do movimento de rotação é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.




        Translação: É o movimento que a Terra realiza em torno do sol, esse movimento altera a distância entre a terra e o sol, tal movimento gasta 365 dias, 6 horas e 48 minutos, e no ano bissexto 366 dias, além de ser responsável pelas estações do ano.

         Mas a terra não realiza apenas os dois movimentos citados, existem outros, veja:

         Precessão: É um movimento realizado pela Terra, seu movimento parece com o do movimento de um pião, o tempo para realizar esse movimento é de 25.800 anos. O movimento de precessão é realizado em torno de um eixo perpendicular.

        Nutação: Movimento em torno da normal ao plano da órbita, é causado por alterações gravitacionais da lua e do sol, a duração desse movimento é de 18,6 anos.



Disponível em:<http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/movimentos-terra.htm> Acesso em setembro/2009

       Há dois hemisférios - O hemisfério norte e o hemisfério sul.. quando é inverno no hemisfério norte é verão no hemisfério sul. Quando é outono no hemisfério norte, é primavera no sul.

        As posições da Terra em relação ao Sol são conhecidas como Solstícios: Solstício de Verão para o hemisfério voltado para o Sol; Solstício de Inverno para o hemisfério voltado contra o Sol. (Note que um mesmo solstício é chamado de Solstício de Inverno em um hemisfério enquanto é chamado de Solstício de Verão no outro hemisfério; e vice-versa.)

       Entre os Solstícios, temos posições intermediárias, conhecidas como equinócios, onde os dois hemisférios estão simetricamente dispostos em relação ao Sol: Equinócio de Primavera para o hemisfério que está indo do Inverno para o Verão e Equinócio de Outono para o hemisfério que está indo do Verão para o Inverno.


Para o hemisfério sul, onde está o Brasil, o equinócio da primavera, é em 22 e 23 de setembto.
O soltício de verão - 22 e 23 de dezembro.
O equinócio de outono - 20 e 21 de março.
Soltício de inverno: 22 e 23 de junho.




Veja como ocorrem os movimentos da terra