Objetivos geral e por Ciclo da área de conhecimento das Ciências Físicas e Biológicas

Construído pelos professores Aline Albertin, Ana Paula S, Ana Mota, Daiane, Ivone
 
ESCOLA
CICLO
ANO CICLO











A área de Ciências deverá desenvolver atitudes que favoreçam a conscientização de ações voltadas para a vivência das ecologias social, ambiental e pessoal, estendendo-a da esfera local para a global.




I Ciclo
-  Vivenciar práticas de cuidado com o corpo, o espaço, os colegas, através de atividades lúdicas, que estimulem a curiosidade, a observação do seu cotidiano, da natureza, desenvolvendo uma consciência de pertencimento.




1º ano – praticar ações concretas lúdicas de cuidado com a higiene, com o ambiente e com as relações com os colegas para conscientização ecológica.

2º ano – vivenciar atitudes de cuidado com o espaço escolar, explorando o ambiente fortalecendo a consciência ecológica e as relações grupais.

3º ano – aprofundar conhecimentos e atitudes relativas ao corpo, ao espaço e aos colegas, despertando uma conscientização ecológica mais ampla nos âmbitos social, pessoal e ambiental.                 



II Ciclo -  Explorar o ambiente, registrando e sistematizando o conhecimento obtido, aprofundado com pesquisas e relacionando com seu cotidiano, desde o funcionamento do seu corpo até suas interações com o ambiente.

1º ano – reconhecer-se como indivíduo inserido em um ambiente, entendendo a influencia da sua interação com os diversos componentes do meio e consigo mesmo.

2º ano – adquirir noções sobre anatomia e fisiologia humanas, compreendendo a importância dos cuidados com o seu corpo e da manutanção de um ambiente saudável.

3º ano – adquirir noções sobre as transformações que ocorrem com seu corpo, incluindo a sexualidade, cuidados com a saúde e percebendo que ela depende de atitudes que favoreçam a sua promoção, para desenvolver de uma maneira saudável a sua relação com o meio.



III Ciclo - Apropriar-se da linguagem científica na descrição e interpretação dos fenômenos naturais, incluindo seus aspectos físicos, químicos e biológicos, reconhecendo as consequências ambientais da ação humana.


1º ano – explorar a biodiversidade, identificando os fatores bióticos e abióticos e a forma como interagem, reconhecendo a importância de todos os elementos na manutenção de um equilíbrio global.

2º ano – aprofundar o conhecimento sobre o corpo, incluindo a fisiologia, a anatomia, junto com os cuidados relativos à saúde, alimentação e sexualidade, buscando a valorização do indivíduo em suas relações.

3º ano – aprofundar os conhecimentos da linguagem científica e do raciocínio lógico, buscando a autonomia e a capacidade de relacionara teoria com a pratica.