.
BRINCADEIRAS E JOGOS ONLINE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E I CICLO

1. Jogo da cerca: desafio online de linhas e colunas

Nos jogos de linhas e colunas, é preciso desenvolver estratégias desde a primeira jogada para estabelecer uma dinâmica que leve à vitória. Aqui, as crianças pequenas elaboram seus movimentos para conquistar o maior número de cercados e criar seus animaizinhos na fazenda. Para vencer o computador ou o colega, o jogador deve pensar muito bem onde colocar as cercas entre os pontos.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-cerca-pontos-linhas-colunas-599529.shtml

2. Jogo da memória no computador - há três temas  para escolher: formas geométricas, pegadas de animais e contos de fadas

 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-memoria-599493.shtml

As crianças desenvolvem estratégias de memorização neste divertido jogo de cartas. Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. Apresentamos aqui três tipos de baralhos (pegada de animais, formas geométricas ou contos de fada) e o desafio é organizar as cartas para, depois, conseguir localizar cada uma delas.


3. NESTE JOGO NÃO HÁ ADVERSÁRIOS

No jardim das brincadeiras, não tem essa de derrotar o adversário. Todo mundo se une para ganhar


Com retalhos de tecidos, tampas de garrafa e canetinhas, você apresenta para a turma um jogo de tabuleiro instigante e interativo. O nome dele? Jardim das Brincadeiras. Inspirada no original alemão Obstgarten, a arte-educadora Cyrce Andrade recriou o jogo que oferece a oportunidade de trabalhar as brincadeiras. 

Todos os jogadores - que podem ser os pequenos da Educação Infantil ou das séries iniciais do Ensino Fundamental - têm a função de salvar juntos o jogo-da-velha, o peão, a pipa, a amarelinha etc. O obstáculo é um grande temporal. É preciso reunir à ciranda as crianças que estão fora da roda (tampinhas coloridas) antes da chuva começar a cair. Se as nuvens (peças pretas) taparem o sol antes disso, o jogo termina. 
Veja o desenvolvimento e material necessário neste endereço:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/neste-jogo-nao-ha-adversarios-423024.shtml

4. Neste vídeo gravado na Escola Amuno, em Osasco, as crianças da pré-escola pesquisam, experimentam e registram em desenhos diferentes brincadeiras de correr, como cabra-cega, pega-pega e mãe da rua. As atividades fazem parte de um projeto de resgate das brincadeiras tradicionais. Com os desenhos, as crianças mais velhas conseguem ensinar as mais novas a brincar.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/video-brincadeiras-correr-pre-escola-607903.shtml

5. Veja neste endereço todas as sugestões de jogos, brincadeira e brinquedos:
http://revistaescola.abril.com.br/jogos-brincadeiras/

Nessa página, você confere tudo sobre o brincar e como utilizar as brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e planos de aula fazem parte deste guia.

Boa diversão!