PROJETO

"Da Boca Pra Dentro"


EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO

  • Alyane Dornelles, Natália Machado,Pablo Oliveira ,Thayane Dornelles e Rafael Busnelo (Alunos)
  • Jussara Oleques, Mara Helena do Amaral, Rosimar Quadros de Sousa, Lenise Pistóia, Ana Cristina Colameo, Fátima Rodrigues, Maria Cristina Alencar, Aline Albertin , Rafael Baião, Regina Scherer e Nádia Bruxel (Professores)
  • Maria Izabel Borges e Dulce Márcia Iaksch (Funcionárias)
  • Neusa Webber e Vanise Maia (Mães)
  • Bruno Galant e Lúbia Santos da Luz (Estagiários de Informática) 

TEMA

                O projeto visa à INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Ciências, História, Espanhol, Inglês, Francês,Teatro, Música, Ed Física, Matemática, História, Geografia e Art.Plásticas, numa discussão integrada com a comunidade escolar, sobre a questão do alimento. A informática estará a serviço do resgate desta questão primária porém fundamental para o ser humano: ALIMENTAÇÃO, em todas as suas dimensões – hábitos alimentares, uso de produtos naturais, aditivos químicos, formas de produção, o adubo orgânico, o plantio, a manipulação genética, o reaproveitamento dos alimentos, a economia familiar x consumismo, a questão da fome no Brasil e no mundo, a desnutrição, a água e o ar como bens comuns de toda a humanidade e suas relações com o meio ambiente, etc.

OBJETIVO GERAL

             Utilizar a informática como um meio de acesso à informação e de comunicação para que a comunidade escolar se aproprie dessa tecnologia, trazendo seu cotidiano para dentro da escola, com vistas a transformar hábitos e a desenvolver valores como solidariedade, cooperação, responsabilidade, interação, parcerias, respeito ao outro, autonomia e criatividade, entre outros.

 

Definição dos Objetivos Específicos

      Integrar as ações da comunidade escolar (professores, alunos, pais e funcionários), usando a informática para atualizar, incrementar e criar novas propostas para o tratamento do alimento nesta comunidade.

      Permitir que nossos alunos estudem a questão da fome no planeta (dois terços dos seres humanos passam fome) e conheçam programas para sua erradicação através da leitura de sites sobre instituições de pesquisa que tratam deste assunto.

      Os alunos usarão a Internet para pesquisar dados referentes ao projeto:

      Identificar entidades que tratam da questão do alimento (qualidade, agrotóxicos, produção, proteção do meio ambiente, etc.)

      Analisar ações públicas referentes à Alimentação.

      Comparar hábitos alimentares em diferentes regiões: na cidade, no Estado, no País e nos países estudados pelos alunos durante as aulas.

      

O Projeto e a proposta pedagógica da Escola

                    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo está organizada em três ciclos de formação, que respeitam o ritmo, o tempo, as experiências e as características da faixa etária dos alunos, facilitando a continuidade de suas aprendizagens nos 3 anos de cada ciclo.

I Ciclo: estudam as crianças de 6, 7 e 8 anos

II Ciclo: estudam pré-adolescentes de 9,10 e 11 anos

III Ciclo: estudam os adolescentes dos 12 aos 14 anos.

 
O ensino está organizado em quatro áreas do conhecimento:

 

    Expressão (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte Educação)

    Ciências Físicas, Químicas e Biológicas (Ciências)

    Ciências Sócio-históricas e Culturais (História, Geografia e Filosofia)

                        Pensamento Lógico-matemático Matemática

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                        O conhecimento é organizado por complexos temáticos cujos temas são levantados junto a pais, alunos, funcionários, professores e comunidade, através de pesquisa sócio-antropológica.

                    No decorrer do I e II Ciclo, os alunos têm aulas de Arte Educação: Música, Artes Plásticas e Teatro para que, no III Ciclo, aprofundem seus conhecimentos em uma delas. O mesmo ocorre na Língua Estrangeira, onde, no III Ciclo devem escolher entre Francês, Inglês ou Espanhol para cursar nos 3 anos seguintes.

                    Desde o I ciclo, os alunos têm aula de Educação Física com professora especializada.

                    Na organização dos ciclos contamos, também, com turmas de progressão, que atendem os alunos com defasagem entre sua faixa etária e escolaridade. É realizado um trabalho direcionado para a superação de dificuldades e lacunas apresentadas pelos alunos, podendo, estes, avançar a qualquer momento, desde que apresentem condições de continuar normalmente seus estudos e sua socialização.

                    As turmas de progressão visam, também, proceder à adaptação de alunos provenientes de outra escola ou daqueles que não possuírem escolaridade.

 

JUSTIFICATIVA

                    A região em torno da escola tem origem agrícola e até hoje o bairro Vila Nova caracteriza-se pela produção de pêssego e outros hortifrutigranjeiros. Pensamos em valorizar a produção local, resgatando nos alunos e na comunidade a importância da produção de alimentos. Também desejamos despertar nos alunos a necessidade de uma alimentação balanceada, revendo com eles a questão do lanche que trazem, muitas vezes pouco variado, com muito açúcar ou sal, amido, gordura e aditivos químicos. A escola realiza desde 1999 um trabalho com os alunos no refeitório, fazendo o controle do desperdício dos alimentos e o setor de Nutrição, desde 1995 faz palestras sobre atitudes na hora das refeições e sobre o valor de uma boa alimentação.

                    Consideramos que, com o uso da informática, poderemos ampliar e qualificar os trabalhos sobre a alimentação de modo geral. Com certeza os maiores beneficiados serão os alunos e a comunidade, pois terão um acesso mais rápido e atualizado sobre o assunto em questão.

                   Desejamos reativar a horta escolar que, nos anos de 95, 96 e 97, chegou a produzir "bons frutos", mas depois foi caindo no esquecimento. Também a escola está envolvida em questões ecológicas através do Clube da Árvore, patrocinado pela Souza Cruz.

                    Como existem várias parcelas da escola já envolvidas de alguma forma com as inúmeras questões que envolvem a alimentação, pensamos este projeto como um modo de focalizar esse tema de forma mais ampla e ao mesmo tempo mais aprofundada.

 
METODOLOGIA
 
                    A metodologia terá um caráter colaborativo e interdisciplinar, buscando aproximar as áreas de estudo: área da expressão, das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, área Sócio-antropológica e área Lógico-matemática.

                    O grupo será dividido por comissões que viabilizem as discussões e a implementação das atividades. Participarão alunos, professores, pais e funcionários em todas as etapas do projeto.

                    O desenvolvimento do projeto será incorporado pelo coletivo de alunos, professores, pais e funcionários através do Complexo Temático para 2001: "Valores: conflitos e práticas sociais".

 
ATIVIDADES

      Utilizar a Internet para manter vínculo com ONG´s, organismos internacionais (UNICEF, UNESCO) sobre os temas: a fome no mundo, a desnutrição, exploração do trabalho infantil, etc.

      Promover o desenvolvimento da escrita de nossos alunos, com um posicionamento crítico frente a estes problemas na escrita de textos de correspondência, bate-papo na internet, passar e receber e-mail, etc.

      Montar tabelas nutricionais a partir dos alimentos da região.

      Fazer o levantamento das necessidades alimentares nas diferentes faixas etárias: infância, adolescência, idade adulta e divulgar nos murais da escola.

      Reativar a horta escolar e iniciar o estudo dos valores alimentícios das verduras.

      Coletar sementes de hortaliças e executar o plantio das mesmas.

        Conscientizar a comunidade escolar sobre o problema do desperdício de alimentos, pois em nosso país vivemos uma cultura do desperdício.

      Reciclar os resíduos orgânicos da escola e transformar em adubo.

      Fazer o levantamento dos hábitos alimentares dos alunos em gráficos, tabelas,etc.

      Representar a alimentação consumida pela turma (num dia, numa semana) através de gráficos usando o programa Excel.

      Analisar problemas de peso na juventude.

      Promover palestras com representantes de entidades ligadas ao ramo da Alimentação.

      Realizar oficinas envolvendo o reaproveitamento dos alimentos.

      Elaborar receitas nutritivas.

      Na disciplina de Teatro, realizar esquetes sobre temas como "Alimentos", "Fome", "Desperdício", etc.

      Criar canções e slogans com o tema do projeto.

      Realizar concursos com a comunidade escolar premiando a melhor receita com alimentos reaproveitados.

      Elaborar cardápios balanceados, com base nos estudos realizados, para servir aos alunos no refeitório.

 

ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

 

                    Serão efetuadas reuniões sistemáticas para avaliação do andamento e do resultado das atividades, além de relatórios para o acompanhamento do mesmo e debates sobre novas estratégias de ação.

                    Finalmente, os alunos criarão uma home-page como instrumento de acompanhamento e disseminação deste e de outros projetos que virão. Queremos começar a mostrar a cara de nossa escola para o mundo.


AÇÕES QUE JÁ FORAM REALIZADAS EM FUNÇÃO DO PROJETO

 

    Atividades interdiciplinares com as matérias de Ciências, Ed. Física, Matemática e Nutrição escolar ( No III  
         Ciclo).

    Pesquisas sobre Vitaminas, Sais minerais e sobre o peso ideal.

    Construção da página da escola na Internet.

    Mostra de fita de Vídeo ( Os Alimentos).

    Início da horta escolar: limpeza do local, compostagem com lixo orgânico do refeitório,etc.

    Elaboração de fichas, pelos alunos, visando ver a alimentação na semana.

    Pesquisa na biblioteca, em materiais como livros, revistas, jornais, etc...

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