EQUIPE
RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO TEMA
O
projeto visa à INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS:
Língua Portuguesa, Ciências,
História, Espanhol, Inglês, Francês,Teatro,
Música, Ed Física, Matemática,
História, Geografia e Art.Plásticas, numa
discussão integrada com a
comunidade escolar, sobre a questão do alimento. A
informática estará a
serviço do resgate desta questão primária
porém fundamental para o ser
humano: ALIMENTAÇÃO, em todas as suas dimensões –
hábitos alimentares, uso
de produtos naturais, aditivos químicos, formas de
produção, o adubo
orgânico, o plantio, a manipulação genética,
o reaproveitamento dos
alimentos, a economia familiar x consumismo, a questão da fome
no Brasil e no
mundo, a desnutrição, a água e o ar como bens
comuns de toda a humanidade e
suas relações com o meio ambiente, etc. OBJETIVO
GERAL
O Projeto e a proposta pedagógica da Escola A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo está organizada em três ciclos de formação, que respeitam o ritmo, o tempo, as experiências e as características da faixa etária dos alunos, facilitando a continuidade de suas aprendizagens nos 3 anos de cada ciclo.I Ciclo: estudam as crianças de 6, 7 e 8 anos II Ciclo: estudam pré-adolescentes de 9,10 e 11 anos III Ciclo: estudam os adolescentes dos 12 aos 14 anos. O ensino está
organizado em quatro
áreas do conhecimento:
Expressão (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte Educação)
Pensamento
Lógico-matemático Matemática
No decorrer do I e II Ciclo, os alunos têm aulas de Arte Educação: Música, Artes Plásticas e Teatro para que, no III Ciclo, aprofundem seus conhecimentos em uma delas. O mesmo ocorre na Língua Estrangeira, onde, no III Ciclo devem escolher entre Francês, Inglês ou Espanhol para cursar nos 3 anos seguintes. Desde o I ciclo, os alunos têm aula de Educação Física com professora especializada. Na organização dos ciclos contamos, também, com turmas de progressão, que atendem os alunos com defasagem entre sua faixa etária e escolaridade. É realizado um trabalho direcionado para a superação de dificuldades e lacunas apresentadas pelos alunos, podendo, estes, avançar a qualquer momento, desde que apresentem condições de continuar normalmente seus estudos e sua socialização. As turmas de progressão visam, também, proceder à adaptação de alunos provenientes de outra escola ou daqueles que não possuírem escolaridade.
JUSTIFICATIVA A região em torno da escola tem origem agrícola e até hoje o bairro Vila Nova caracteriza-se pela produção de pêssego e outros hortifrutigranjeiros. Pensamos em valorizar a produção local, resgatando nos alunos e na comunidade a importância da produção de alimentos. Também desejamos despertar nos alunos a necessidade de uma alimentação balanceada, revendo com eles a questão do lanche que trazem, muitas vezes pouco variado, com muito açúcar ou sal, amido, gordura e aditivos químicos. A escola realiza desde 1999 um trabalho com os alunos no refeitório, fazendo o controle do desperdício dos alimentos e o setor de Nutrição, desde 1995 faz palestras sobre atitudes na hora das refeições e sobre o valor de uma boa alimentação. Consideramos que, com o uso da informática, poderemos ampliar e qualificar os trabalhos sobre a alimentação de modo geral. Com certeza os maiores beneficiados serão os alunos e a comunidade, pois terão um acesso mais rápido e atualizado sobre o assunto em questão. Desejamos reativar a horta escolar que, nos anos de 95, 96 e 97, chegou a produzir "bons frutos", mas depois foi caindo no esquecimento. Também a escola está envolvida em questões ecológicas através do Clube da Árvore, patrocinado pela Souza Cruz. Como existem várias parcelas da escola já envolvidas de alguma forma com as inúmeras questões que envolvem a alimentação, pensamos este projeto como um modo de focalizar esse tema de forma mais ampla e ao mesmo tempo mais aprofundada. METODOLOGIA
A metodologia terá um caráter colaborativo e interdisciplinar, buscando aproximar as áreas de estudo: área da expressão, das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, área Sócio-antropológica e área Lógico-matemática. O grupo será dividido por comissões que viabilizem as discussões e a implementação das atividades. Participarão alunos, professores, pais e funcionários em todas as etapas do projeto. O desenvolvimento do projeto será incorporado pelo coletivo de alunos, professores, pais e funcionários através do Complexo Temático para 2001: "Valores: conflitos e práticas sociais". ATIVIDADES
ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO
Serão efetuadas reuniões sistemáticas para avaliação do andamento e do resultado das atividades, além de relatórios para o acompanhamento do mesmo e debates sobre novas estratégias de ação. Finalmente, os alunos criarão uma home-page como instrumento de acompanhamento e disseminação deste e de outros projetos que virão. Queremos começar a mostrar a cara de nossa escola para o mundo.
Atividades interdiciplinares com as
matérias de Ciências, Ed. Física, Matemática
e Nutrição escolar ( No III Pesquisas sobre Vitaminas, Sais minerais e sobre o peso ideal. Construção da página da escola na Internet. Mostra de fita de Vídeo ( Os Alimentos). Início da horta escolar: limpeza do local, compostagem com lixo orgânico do refeitório,etc. Elaboração de fichas, pelos alunos, visando ver a alimentação na semana. Pesquisa na biblioteca, em materiais como livros, revistas, jornais, etc... |