Instituição
Proponente e Executora
Escola Municipal Vila Monte Cristo
Instituição Parceira
Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande
do Sul
Coordenadora Geral
Profa. Regina Maria Duarte Scherer - Escola Mun. Vila Monte Cristo
Coordenadora Adjunta
Profa. Gilse Helena Magalhães Fortes - Escola Mun. Vila Monte
Cristo
Coordenadora pela Instituição Parceira
Profa. Marie Jane Soares Carvalho - Faculdade de
Educação/UFRGS
Equipe coordenadora e executora
Ana Cristina Fontes Colameo
Carla Inez Lima de Freitas
Dirlene Maria Bueno Marinon Martins
Jane Silva da Luz
Jussara Fernandes Oleques
Lisiane Laitano Goettert
Mara Helena Campos do Amaral
Maria Cristina Rousselet de Alencar
Maria Luiza Oliveira da Cruz
Nádia Teresinha Bruxel
Rafael Guerra Baião
Rita de Cássia Beck Nassif
Rosa Maria de Oliveira Graça
O
projeto "Mosaico
Lúdico-Cultural" contempla ações com vistas a
potencializar a cultura da paz.O slogan do projeto será "Paz
sim, violência não".
Os objetivos centrais são:
instituir e consolidar 27 ações integradas de
formação para o lazer coletivo e ativo dos jovens nas
áreas esportivas, artísticas e de
comunicação;
formar jovens agentes multiplicadores das diversas aprendizagens das
áreas de formação para que atuem na sua vida e nos
seus espaços cotidianos, visando mudanças de atitudes
pessoais e coletivas. Esta formação é fundamental
para se efetivar o protagonismo juvenil, que se
caracteriza pela participação dos jovens de modo ativo,
construtivo, comprometido e solidário na sua comunidade;
realizar pesquisas e contribuir na formação de
pesquisadores juniores, ao mesmo tempo despertar o espírito
científico de estudantes do Ensino Fundamental com a
instituição de bolsas de iniciação
científica juvenil;
estabelecer parcerias com segmentos da sociedade, em especial com a
Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem o poder de reconhecer
ações e conferir intitulamentos socais;
qualificar o espaço físico em razão da sua
necessidade na Vila Monte Cristo, carente de espaços
públicos e coletivos.
A
s 27 ações,
propostas em forma de oficinas e complementos, distribuem-se em
três núcleos:
Núcleo
Esportivo
Núcleo
Artístico
Núcleo
de Comunicação
As ações atingem:
464 jovens
formados diretamente no projeto;
1250 jovens nas
ações multiplicadoras;
em torno de
5000 pessoas da comunidade nas ações multiplicadoras.
Desejamos estabelecer a cultura da paz
cotidianamente desenvolvendo a tolerância, a
mediação dialógica, a convivência
respeitosa, a criatividade dos jovens na utilização do
seu tempo de lazer, o espírito propositivo realizado por meio de
ações multiplicadoras e da consolidação de
valores que priorizem o bem comum e o interesse coletivo.
Acreditamos que o projeto tem o poder de
intervir na mudança da cultura, envidando uma
transição criadora na vida desses jovens que se
propagará nos seus grupos específicos, na sua
família e na comunidade como um todo.
A
região da
cidade de Porto Alegre que o Projeto se propõe a atingir, Vila
Monte Cristo, está inserida no Bairro Vila Nova (zona sul da
cidade) com uma área de 10km² e população de
30.772 habitantes. A baixa densidade demográfica é em
razão que parte da Vila Nova é ainda considerada como
zona urbana. Entretanto o núcleo urbano concentra uma densidade
alta que afeta qualitativamente o modo de vida das pessoas com poucos
espaços públicos para o lazer. Em relação
aos equipamentos coletivos o bairro possui dez praças sendo que
apenas uma possui infra-estrutura planejada para atender o lazer de
diferentes faixas etárias. Todavia nenhuma das dez praças
está nas proximidades da Vila Monte Cristo.
A
renda do bairro fica em
torno de 3,5 salários mínimos com uma porcentagem
expressiva de famílias percebem até 1 salário
mínimo. Há focos no bairro de alto
empobrecimento,principalmente nas áreas onde foram assentadas as
famílias que viviam em condições precárias
em outros pontos da cidade. A Vila Monte Cristo foi um dos locais que
recebeu esses assentamentos. Nas avaliações realizadas
por setores da Administração Municipal, a Vila Nova
é uma das comunidades mais atuantes no Orçamento
Participativo da cidade, tendo priorizado no orçamento
principalmente os investimentos em infra-estrutura e saneamento
básico.
A vida de jovens e adolescentes nas
periferias urbanas das cidades industrializadas, em geral, e na Vila
Monte Cristo, em particular, é marcada pela
exposição a diferentes graus de violência que
vão desde as agressões verbais cotidianas
(simbólicas, racistas, sexistas, etc.), passando pelo confronto
intergrupos (envolvendo gangues, porte de armas e drogas), chegando,
não raras vezes, a desfechos fatais.
Entre as muitas razões que
explicam a violência, no que diz respeito à nossa
realidade, destacamos a baixa renda da maioria das famílias, a
escassez de espaços públicos, a exigüidade do
espaço livre no entorno das casas, a insuficiência de
equipamentos coletivos, a inexistência desses equipamentos num
raio que pode chegar a três quilômetros de distância
ponto a ponto na Vila Monte Cristo, a dificuldade de acesso das
famílias aos bens culturais e os efeitos decorrentes desta
exclusão.
Esses são alguns fatores ligados
à própria organização do espaço
público na cidade e à distribuição dos
equipamentos coletivos que dificultam aos jovens investirem o seu tempo
livre em atividades construtivas, voltadas ao bem comum.
A par das muitas experiências de
lazer e organização social que a municipalidade
desenvolve nas microrregiões do Orçamento Participativo
em Porto Alegre; na Vila Monte Cristo, a escola é o principal
equipamento coletivo e para onde converge toda a expectativa de
formação e oferta de atividades culturais para a
comunidade. Nos últimos anos, a escola, em parceria com a
Secretaria Municipal de Cultura, promoveu 175 acontecimentos culturais
abertos à comunidade, entre os quais destacamos os
espetáculos do 8o. Porto Alegre em Cena (2001).
Na área acadêmica, a escola
mantém relação estreita com a UFRGS na pesquisa e
na formação continuada dos educadores.
Na área de
formação, por exemplo, o reconhecimento da
ação da escola veio por intermédio de ter sido uma
das vencedoras no Concurso "Sua escola a 2000 por hora" do Instituto
Ayrton Senna em 2001.
Há atividades novas e outras que
são realizadas pela escola. Nossa proposta é
organizá-las em torno de um propósito comum: a
educação para paz.
As vivências a serem
proporcionadas, pelo projeto, serão geradoras aprendizagens com
repercussão multiplicadora e permanente na vida desses jovens. A
proposição do trabalho, ao focalizar as dimensões
do social, do corpo, da fantasia, da imaginação e da
cognição de forma integrada, permite que essas sejam
catalisadoras de energia criativa a favor de uma cultura de paz em
ação, na qual os vínculos de coletividade e
interesses comuns sejam fortalecidos.
Ao mesmo tempo, ao replicar e
multiplicar essas aprendizagens, esses jovens se potencializam como
agentes de mudança na vida das pessoas da comunidade, gerando
impacto de difícil medida imediata, mas certamente de alcance a
longo prazo.
Nossa meta fundamental é que a
cultura da paz tenha impacto subjetivo em cada jovem,alterando valores
que consolidem a priorização do bem comum e do interesse
coletivo. Entendemos que a cultura da paz em ação se
estabelece quotidianamente por meio do exercício da
tolerância (por exemplo: em desentendimentos interpares
não usar agressão verbal ou física, não
ofender os colegas chamando-os pela cor, permitir que as meninas
participem de diferentes jogos mesmo não tendo a habilidade dos
meninos), da mediação dialógica (por exemplo: usar
a palavra e a argumentação educada para resolver os
conflitos e exercitar a paciência para ouvir e esperar sua vez) e
da convivência respeitosa (por exemplo: dizer as palavras
mágicas - obrigado, com licença, por favor).
Acreditamos que o projeto tem o poder de
intervir na mudança da cultura, envidando uma
transição criadora na vida desses jovens que se
propagará nos seus grupos específicos, na sua
família e na comunidade como um todo.
METODOLOGIA
EMPREGADA
O
projeto é
constituído por duas grandes áreas, a de
formação e a de convergência multiplicadora. Dessa
forma, as aprendizagens realizadas nos diversos complementos
serão recriadas e desdobradas em ações que
sublinham o protagonismo juvenil dentro da escola e comunidade.
A
metodologia a ser empregada tem
como eixo central a atenção a afirmação da
subjetividade juvenil. Conseqüentemente, os procedimentos das
atividades principais estarão consoantes a essa linha comum,
adquirindo contornos diferenciados conforme as especificidades de cada
uma (diversos complementos, pesquisa, multiplicação e
replicação).
Os complementos (em forma de oficinas)
possuem desenhos didático-pedagógicos próprios,
com projetos aprovados no Conselho Escolar. A área de
formação inclui a continuidade de complementos já
existentes na escola.
Núcleo artístico | 1. | Interanimação teatral | Alunos em situação de risco emocional e intelectual a partir de 9 anos | 2 grupos 3h/semanais | 30 Vagas | Implantação |
2. | Grupo de teatro | Alunos dos 12 anos em diante, incluindo adolescentes da comunidade | 1 grupo 3h/semanais | 15 Vagas | Existe desde 2001 | |
3. | Teatro de animação | Alunos entre 9 e 11 anos | 1 grupo 3h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1997 | |
4. | Fotografia | Alunos a partir de 9 anos de idade | 3 grupos 3h/semanais | 45 Vagas | Existe desde 1997 Implantação de mais um |
|
5. | Grafitagem | Alunos a partir dos 12 anos, incluindo ex-alunos e jovens da comunidade | 1 grupo 3h/semanais | 15 Vagas | Existe desde 1996 Caráter de grafitagem em 2002 |
|
6. | Canto coral | Alunos de variadas idades desde o I ciclo | 2 grupos 2h/semanais | 30 Vagas | Implantação | |
7. | Flauta | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 3h/semanais | 40 Vagas | Existe desde 2000 |
Núcleo esportivo |
8. | Handebol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 56 Vagas | Existe desde 1998 |
9. | Voleibol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 48 Vagas | Existe desde 1998 | |
10. | Corrida Salto em altura Salto à distância |
Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 60 Vagas | Existe desde 1998 | |
11. | Equipes escolares | Alunos a partir de 9 anos de idade | 3 grupos de atendimento, um por modalidade | 120 Vagas | Existe desde1998 |
Núcleo de comunicação | 12. | Francês | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 |
13. | Inglês | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 | |
14. | Espanhol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 | |
15. | Publicações | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 15 Vagas | Existe em outro formato desde 1995 | |
16. | Rádio escolar | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 15 Vagas | Existe em outro formato desde 1995 | |
17. | Interdisciplinar de informática | Alunos a partir de 13 anos | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1996 |