A FESTA DA LEITURA - Traje: Pijama
Turmas A34 e A31

Vanderlene Röhsig - professora referência das turmas
 Rafael Guerra Baião - professor de teatro das turmas

A leitura de um livro infantil sempre nos leva a uma viagem fantástica e ler um livro para turmas de alunos que aceitam o convite para viajar, sonhar e se envolver com os conflitos vividos pelas personagens também é uma viagem prazerosa para um professor.


No início deste ano letivo foi feita a leitura do livro "Viviana Rainha do Pijama", indicado pela bibliotecária da escola, para as turmas A31 e A34 do I Ciclo. Como diz na própria capa é um "livro para ler e para brincar". Ele oferece possibilidades de identificações para as crianças em idade escolar – é uma menina que ainda de pijama utiliza seus materiais escolares para escrever cartas a diferentes animais convidando-os para uma festa do pijama. Na carta ela faz o convite e a pergunta "Quando você vai para cama dormir, que tipo de pijama gosta de vestir?" E os animais respondem ao convite colocando características suas e de seus pijamas.

O texto oferece vários assuntos para estudos: localização geográfica, habitat de animais, escrita de cartas, vocabulário, rimas...

Após a leitura do livro para a turma A31, optamos pela confecção individual de um pijama. Utilizamos papel pardo, cola colorida e cordão que um colega trouxe para "prender melhor o pijama". Cada aluno pode optar pelo tipo de pijama que faria: corpo inteiro, duas peças, camisola... Finalizamos esta atividade com o desfile de pijamas na biblioteca da escola e com a eleição do pijama mais sensacional.

A realização do desfile foi comentada no recreio, na sala dos professores. Naquele momento nasceu a idéia de fazermos a 'Festa do Pijama' com as duas turmas. Os demais professores das turmas gostaram da idéia e então fomos aos preparativos.

Cada aluno recebeu um convite personalizado semelhante ao criado pela personagem Viviana.

ABRA O CONVITE!

Ficou combinado que cada aluno(a) deveria responder ao convite através do correio escolar para um dos professores participantes.

Cada aluno(a) recebeu a programação da Festa do Pijama para ler com a sua família.

ABRA A PROGRAMAÇÃO!

A recepção dos alunos foi no auditório da escola, onde foram feitas as combinações necessárias. Dirigimos-nos ao refeitório para jantar. A emoção dos alunos ao perceberem a diferença de estar na escola à noite era evidente.

Como a curiosidade sobre os pijamas era geral, todos, inclusive os professores, colocaram seus trajes e começou o desfile. A alegria e os aplausos eram tantos que podiam ser ouvidos até pela vizinhança da escola.

Logo após foi contada a história "O terrível mistério da caixa". Durante a narração uma caixa fechada era passada de mão em mão. Era um mistério. Ninguém na platéia sabia o que havia dentro e tentavam adivinhar. Ao final, foi revelado: era um livro que falava do valor e do prazer da leitura.


O auditório então transforma-se em um grande dormitório: cada um arrumou a sua cama e, todos deitados, assistiram ao filme "Deu a louca na chapeuzinho". Muitos não chegaram a ver até o fim, roncos acompanhavam os créditos finais.

A exceção na programação foi a hora do acordar. Prevista para as 8 horas da manhã, aconteceu de fato às 6h30min, pois os alunos despertaram espontaneamente, vibrando com a emoção de ter dormido fora de casa.

Aproveitamos o tempo para um alongamento matinal coordenado pela professora de educação física e para avaliar a atividade realizada. Após, os alunos puderam brincar.

Encerrou-se a atividade com um café da manhã com os pais, que chegavam para buscar seus filhos.

Uma coisa é certa: a experiência foi maravilhosa, para muitos alunos era a primeira vez que dormiam fora de casa. O entusiasmo, a alegria, a ansiedade oscilavam em todos os momentos vivenciados. Com certeza, jamais serão esquecidos.           

Nas aulas da semana seguinte, construímos o livro da nossa festa com texto e desenhos coletivos. Depois de pronto, o livro passou a circular entre os alunos, podendo cada um ficar com ele por um dia para ler com a família.

Nas páginas de encerramento os pais escreveram comentários sobre a atividade. Toda a Festa do Pijama foi filmada e fotografada, muitas famílias adquiriram o DVD.

Professores Participantes:
Analice Rolim da Costa – Itinerante
Carmem Jecy M. B. Xavier – Educação Física
Gilse Helena Magalhães Fortes – Vice-Diretora
Rafael Guerra Baião – Teatro
Rosinaura Lisboa de Barros – Bibliotecária
Vanderlene Röhsig – Referência das turmas

 Funcionárias participantes:
Fabiana de Lima Fortes
            Michele Daiana dos Santos Andriola

 
BIBLIOGRAFIA

WEBB, Steve. Viviana Rainha do Pijama, São Paulo: Moderna, 2006
OLIVEIRA, Nelson de. O Mistério da Terrível Caixa, São Paulo: Boca Produções Culturais, 2002

Principal