JOVEM PARTICIPATIVO


Adolescente, você acha que não têm nada a ver  com política?
 
Então leia o texto abaixo!

Jovens, adultos aos dezesseis anos ?

    No início do ano, nosso país foi marcado pela tragédia da morte do menino João Hélio. Essa brabariedade fez florescer a polêmica sobre a diminuição da idade penal. Se a lei for aprovada os jovens tornaram-se adultos aos dezesseis anos e não mais aos dezoito anos. Essa discussão gera uma divisão entre as pessoas da sociedade, entre os que são a favor da diminuição e os que são contra.

    Os que são a favor alegam que os adolescentes que são capasses de cometer um crime devem ser tratados como adultos. Assim os jovens criminosos serão retidos nos presídios e não mais nas fundações de reabilitação social, tendo uma condenação maior de três anos.

    Os que são contra a lei dizem que isso trára efeitos negativos a sociedade. Os adolescentes teriam legalidade para dirigirem carros e consumir bebidas alcoólicas; com isso aumentaria o índice de óbitos no trânsito. Outra alegação, é de que criminosos iriam as escolas de ensino médio, que tornariam-se reduto de adultos, para aliciarem os jovens para o crime.

    Contudo, esse não é um assunto para ser decidido da noite para o dia. Eu sou contra a aplicação da nova lei. Sou contra, pois os jovens não estão preparados para tornarem-se adultos. Só se querem que ficamos sem os direitos de um adulto, sendo considerado adulto só quando cometermos um crime; o que é inadmissível. A solução é os governos investirem em educação e tentar recuperar os jovens, como é feito na fase. Sobre a lei diminução da idade penal que será votada pelo congresso nacional.
Daniel G.

Então, você têm ou não têm a ver com política?

Se você tem a ver com politica entre nos links abaixo!



POLITICA
NO DIA A DIA

PROTAGONISMO JUVENIL
CONGRESSO NACIONAL
SENADO FEDERAL
ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA

CÂMARA DOS
VEREADORES

UNE
UGES
UMESPA
GOVERNO FEDERAL
GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL