FOTO  DA TURMA

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES COLETIVAS DESENVOLVIDAS NA TURMA DO CORAÇÃO

E as aulas começaram! Os primeiros dias foram de rever as crianças, ouvir as novidades, descobrir que tinham crescido nas férias, retomar as atividades da turma .

A turminha cresceu também em número de alunos. Agora são 27 alunos e bem agitados...  Organizamos a rotina da sala, as combinações, aprendemos um pouco sobre os novos colegas, ganhamos os livros para trabalhar em casa e na escola.

Logo as crianças escolheram o nome para a turma: Turma do Coração e a partir daí viram o filme dos Ursinhos Carinhosos, escutaram histórias e iniciaram um estudo muito legal sobre a Família das Virtudes. Este estudo está fundamentado no livro “Meu coração perguntou”, de Selma Said.

Paralelo a este trabalho, iniciaram o estudo dos Grandes Pintores, com Hopper e Volpi. Pintaram uma tela coletiva em aula, demonstrando paciência e calma para esperar a sua vez. A  tela está exposta na nossa sala e ela é motivo de orgulho para a turma.

A partir de conversas realizadas na rodinha, descobriram que tinham mudado bastante de 2005 para 2006. Foram para a midiateca e lá viram nos computadores a poesia ‘Auto-retrato” de Mario Quintana. E logo cada aluno estava fazendo o seu  retrato , bem como registrando no papel algo sobre si. Este trabalho foi muito interessante porque possibilitou que cada um contasse um pouco de si, construísse sua identidade.

Os desenhos das crianças ficaram lindos, claro !  Foram scaneados  e estão no computador. O estudo sobre o poeta gaúcho recém começou, mas as crianças estão muito interessadas em suas obras!

Eles adoram ouvir histórias, mas uma fez muito sucesso: A fábula da convivência, que é baseada em um filósofo chamado Schopenhauer.

Em matemática estão construindo a noção de dezena ,aprendendo números maiores que 10 , utilizando material dourado, tampinhas, jogos com dados. Começaram o registro das frases matemáticas de adição.

Outra novidade de 2006 é o uso do caderno com linha em aula. A gurizada está aprendendo a utilizá-lo adequadamente, bem como a cuidar dos seus materiais. Para facilitar as aprendizagens necessitam da ajuda constante da família, que deve procurar organizá-los diariamente.

Atualmente  iniciaram o estudo dos Dinossauros ( este projeto é escolha deles), estão cheios de certezas e de perguntas sobre estes  animais pré-históricos. Já viram o filme Dinossauros, estão lendo histórias e vão pesquisar muito...

             Preocupados com as questões relacionadas ao meio ambiente, vamos estudar a Água. Aguardem muitas novidades!

Também vamos resgatar a história de cada um, estudaremos as medidas de comprimento...

Este trimestre foi bem movimentado e o próximo promete muitas emoções com a Copa do Mundo se aproximando...

E, assim, vamos  seguindo nosso caminho, certos de que há muita que aprender . Temos certeza  de que o próximo trimestre será  bem melhor , cheio de novidades e surpresas!

Até breve!!!