Estudantes e professores de Porto Alegre realizam intercâmbio com estudantes da Argentina

Estudantes, professores e assessores da rede municipal de ensino que participaram de um intercâmbio cultural na Argentina,  cumprindo um roteiro organizado pelo Instituto Argentino de Lengua Portuguesa Integral – Variedad Brasileña

Da EJA Monte Cristo foram os estudantes da T6 Luis Tiago Guimarães, Jonatan Krieguer e a professora de espanhol Glória Elizabete Saldivar de Pacheco.
Numa turma composta por 24 alunos, sete professores da rede municipal de ensino da capital e duas assessoras da Smed. Participaram da viagem de intercâmbio membros das escolas municipais de Ensino Médio Emílio Meyer e Liberato Salzano Vieira da Cunha e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Municipal de Educação de Trabalhadores (Cmet) Paulo Freire e das escolas municipais de Ensino Fundamental Jean Piaget, Chapéu do Sol, Vila Monte Cristo, Neusa Goulart Brizola, Saint’Hilaire e João Antônio Satte.

No intercâmbio, o grupo visitou as províncias de Santa Fé e Córdoba, onde cumpriu um roteiro histórico e turístico. Na província de Córdoba, foram recepcionados na Casa de Governo por representantes do Consulado Brasileiro.
O intercâmbio foi promovido pelo Instituto Argentino de Lengua Portuguesa Integral, em parceria com a Smed e o Gabinete de Captação de Recursos e Investimentos.

O grupo ficou hospedado em moradias de famílias, visitou escolas, sedes de administrações públicas, empresas e pontos turísticos. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) garantiu o transporte de ônibus, seguro de vida e alimentação durante a ida e o retorno.

Em 2007, foram os argentinos que visitaram Porto Alegre com um grupo de 28 estudantes dessas províncias e foram recepcionados pelos estudantes e professores da Eja Monte Cristo. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino e, nesse contato com os estudantes daqui, vivenciaram por 15 dias a cultura da capital gaúcha.

Pesquisa dos dados sobre o evento e  criação da página: prof. Jussara Oleques

Página principal