JOGOS PAN-AMERICANOS/RIO 2007 

Educação Física – Turmas CP, C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23 e C24

Professora Regina Scherer



    No dia 13 de Julho, quando ocorre a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro entrarão em cena mais de 5662 atletas, de 42 países competindo em 41 modalidades em uma disputa por uma das 2.252 medalhas que serão distribuídas ao longo dos 16 dias de competição.

        Será a XV Edição dos Jogos que começaram a ser sonhados durante a Olimpíada de 1932 em Los Angeles nos Estados Unidos. Mas os  Países das três Américas só concretizaram o sonho quando em 1951 em Buenos Aires, na Argentina, realizaram a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.

        O Brasil já foi palco de outra edição dos Jogos em 1963 na cidade de São Paulo.

       Ao longo das competições muitas histórias foram protagonizadas por brasileiros, seja em competições individuais ou coletivas. Saber um pouco sobre essas histórias faz com que a memória dos brasileiros que representaram o país, seja preservada e assim possamos perceber que muitas foram as conquistas e em mais de uma modalidade esportiva que não apenas aquelas que ocupam o espaço da mídia (jornal e tvs) no dia a dia. Muitos eram brasileiros anônimos que mesmo sem apoio financeiro foram atrás do sonho de vestir um uniforme onde estava escrito o nome do Brasil.

        Importa também saber que nem sempre houve a divulgação sobre competições como estas, como a que estamos vendo e vivendo neste ano. Talvez parte da divulgação passe por interesses que estarão em outros espaços que não os ocupados pelos atletas. Este é um momento de entusiasmo e de reflexão e para acompanharmos os Jogos também precisamos estar atentos às informações que estão constantemente  sendo divulgadas.

        O trabalho que está sendo proposto busca de alguma forma fazer a aproximação entre as aulas e o que acontece no mundo. A proposta é de buscar a informação e não ser apenas espectador de um evento. A escolha sobre  o que ver é livre, qual o tempo que vai ser usado, em que lugares buscar a informação também,  mas um roteiro  deverá ser seguido, assim como algumas questões deverão ser respondidas. O prazo  para entrega dos trabalhos de pesquisa também estará definido com cada turma e deverá ser cumprido por todos.

        Espero que todos aproveitem este momento para descobrir alguns esportes, vibrar com aqueles que são de sua preferência e acima de tudo aproveitar uma oportunidade rara de romper com a mesmice de assistir apenas aqueles esportes que não temos certeza porque afinal são os escolhidos para serem mais divulgados e ocuparem tanto espaço assim.

        Bons Jogos.


Conforme Revista Veja de 27/6/2007 – Edição n° 2014, Editora Abril.

De acordo com o Guia Oficial RIO 2007,  Casa da Palavra.



ALGUMAS QUESTÕES

NOME:                                                          TURMA:

  • Data de início e de término dos jogos.
  • Na tua opinião, qual a importância do esporte para a vida das pessoas?
  • Escolhe um atleta brasileiro, que tenha participado de algum dos Jogos Pan-Americanos e que, na tua opinião, seja destaque ou motivo de admiração enquanto esportista. Justifica tua escolha.
  • Cita dez modalidades esportivas que estarão em disputa nestes jogos e o nome de algum atleta gaúcho que estará no PAN 2007.
  • Nestes jogos quais modalidades pretendes acompanhar e por qual atleta estarás torcendo?
  • Qual o nome do mascote dos jogos?
  • Qual das modalidades disputadas desperta mais a tua curiosidade sobre a prática da mesma e por quê?

    O Relatório de observação dos jogos constará de duas modalidades:

I. Escolhe uma das modalidades dos jogos pela qual tenhas mais interesse, e busca relatar informações tais como:
  • nome da modalidade escolhida;  período de realização da mesma;
  • fatos marcantes durante a realização da mesma (uma situação, desempenho, destaque positivo e/ou negativo);
  • analise se a tua expectativa inicial em relação a modalidade escolhida foi atingida ( vencedores, desempenho brasileiro, nível técnico). 
        II. Escolhe uma outra modalidade das que acontecerão nos jogos e que busca
          conhecer mais sobre ela durante os mesmos, sendo que ela deverá ser uma
          modalidade que até então não tenhas tido a oportunidade de praticá-la em
          nenhum momento da tua vida escolar. Busca relatar informações como:
  • nome da modalidade escolhida;
  • se a prática é possibilitada a ambos os sexos;
  • período de realização da mesma
  •  motivos que te levaram a escolher esta modalidade;
  • tuas observações (o que foi possível compreender sobre a prática desta modalidade, regras básicas, o que necessita para a prática da mesma, etc...).

Fontes de pesquisa: