PROJETO "É BRINCADEIRA"


Este projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2002

Professora Dirlene Marimon

      "Não é brinquedo, não..." já dizia uma personagem de novela há pouco tempo atrás. E tem tudo a ver com a opção que pessoas de nossa escola têm feito a respeito do que é realmente "brincadeira", ou melhor, a qual definição deste termo, deseja se apegar.

      Partimos de uma definição tirada da Enciclopédia Larousse:

"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança".

"Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".

      Observamos que "brincar" pode tanto ser um divertimento , quanto uma imprudência, algo que se faz "meio sem querer" e que acaba não sendo muito "legal".
      Parece que, infelizmente, a segunda definição tem sido usada além do desejável na nossa escola, gerando momentos de discussão e violência entre os alunos, ao invés de momentos de lazer e alegria. Colegas agridem colegas, amigos machucam amigos, dizendo simplesmente "é brincadeira..."
      Observando esse fato, o Apoio Administrativo-Pedagógico, propôs aos professores, um trabalho conjunto para trazer de volta a brincadeira como algo agradável, que motive amizade e companheirismo. Por ser considerado "o mês da criança", outubro foi escolhido como um bom momento para pôr em prática este trabalho.
      Afinal, o que vai acontecer de especial ?!

  

      Os professores, recebendo com entusiasmo a idéia, já começaram a sugerir atividades e eventos especiais que pudessem ajudar aos alunos compreender como a brincadeira pode ser gostosa, quando todos os envolvidos estão se divertindo com ela.
 
      Pesquisas sobre brinquedos e brincadeiras usados em outros países e outras épocas; sobre brincadeiras que mais gostam; montagem de brinquedos com sucata; criação do "Nosso Museu do Brinquedo"; vinda do ônibus "Brincalhão" da Secretaria Municipal de Esportes; recreios prolongados onde alunos apresentam brincadeiras e convidam outros alunos a partilhar com eles aqueles momentos; entre outras atividades, foram sugeridas pelos professores.

      Enfim, um trabalho integrado, gostoso e interessante, que visa não só "rechear" a criançada de opções agradáveis das mais diversas brincadeiras, como esclarecer que, ao dizer "é brincadeira", não seja mais uma desculpa esfarrapada para agredir um colega e sim, o compartilhar de um momento de sincera amizade.

INCENTIVO

      A partir de fatos ocorridos repetidamente entre os alunos, relatados pelos mesmos ou observados por professores, pais e funcionários, a equipe do Apoio Administrativo – Pedagógico, percebeu uma clara associação entre o ato de brincar com o de agredir, seja verbal ou fisicamente,outra pessoa da escola.

OBJETIVO

                                                                                                                                                                                               

      Este projeto contempla ações com vistas a reverter um quadro de equívoco por parte dos estudantes desta escola, acerca do entendimento que têm sobre o termo "brincar" e suas implicações práticas bem como resgatar sua capacidade de brincar de forma saudável , lúdica e em paz.

AÇÕES PROPOSTAS/DESENVOLVIMENTO

      A escola têm realizado de forma isolada, constantes conversas com os alunos envolvidos em agressões entendidas por eles como "brincadeiras", seja individualmente ou em grupos.
      Entretanto, constata-se que somente ações conjuntas podem atingir as mudanças comportamentais e de entendimento desejadas.
      Em reunião , foi proposto aos professores que o mês de outubro fosse considerado o ideal para um movimento de todos acerca do que é "brincar", considerando as justificativas acima descritas. Ações como:

          
Entendimento do que é "brincar": definição do dicionário, definição pessoal a partir de suas experiências,...;
Entendimento do que é "agredir" : definição do dicionário, definição pessoal a partir de suas experiências,...;
Estudo e pesquisa de brincadeiras através dos tempos : consulta aos pais, avós, amigos de diferentes idades, inclusive os mais novos que eles ,das brincadeiras que faziam na sua infância ,compreensão e vivência de algumas delas,...;
Estudo e pesquisa de brincadeiras em diferentes regiões(do Estado, do País e do Mundo): compreensão e vivência de algumas delas,...
Aplicação de brincadeiras estudadas pelos alunos a outros grupos de alunos: dentro de sua própria turma, em grupos;
Confecção de brinquedos com sucata
Estudo e resgate de brincadeiras de roda musicadas
Criação do"Nosso Museu do Brinquedo": a partir da idéia do "Museu do Brinquedo" recém inaugurado na Casa de Cultura Mário Quintana, utilizando brinquedos antigos dos pais, trazidos pelas crianças, ou confeccionados pelas próprias, desde que representem diversas épocas ,feitos a partir dos mais diversos materiais, inclusive sucata;
Execução de "recreio orientado" entre os alunos de diversos ciclos: durante três dias (23,24 e 25 de outubro), recreio com horário prolongado (duração de 30 minutos) para que alunos de diferentes Ano-Ciclo apresentem e apliquem nos colegas de escola interessados em participar, as brincadeiras que estudaram durante o tempo de aplicação do projeto, supervisionados por seus professores;
Exposição de cartazes: confeccionados por alunos e professores (falando sobre brincadeiras, expostos por toda escola).

O período previsto para a implementação e execução deste projeto é de 26 dias, de 1º a 26 de outubro de 2002.

CULMININÂNCIA

      O momento "máximo" deste projeto, ocorrerá no sábado, dia 26 de outubro, quando virá à escola o ônibus da Prefeitura de Porto Alegre chamado "Brincalhão", bem como haverá a inauguração do "Nosso Museu do Brinquedo" e jogos promovidos pela Comissão Esportiva da escola, integrando assim, o trabalho realizado durante o Projeto.

AVALIAÇÃO

      A avaliação será obtida através de relatos e reuniões promovidas entre alunos e professores.