DEPOIMENTO DA MONITORA MAIS ANTIGA DA FEIRA, BRUNA SOARES QUINTANA, EX-ALUNA
E ATUALMENTE ALUNA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUCRS



Lembranças da Feira do Livro

Podemos dizer que existem muitas coisas que podem ser contadas sobre cada Feira do Livro. No começo imaginávamos ser um simples projeto que sumiria com o passar dos anos. Mas como simples seres humanos vimos que existia muitas coisas pra mudar para o próximo ano, se acontecesse é claro.

Quando recebi o convite para ser monitora me senti a pessoa mais feliz de todas, pois para nós que éramos convidados, era como ser convocado para uma competição de Educação Física.

No mesmo ano vi que a Feira tinha mudado muito, com uma formação nova, agora com alunos que podiam interagir com os livros, assim nós íamos nos tornando e sendo incentivados a ser ainda mais leitores.

Quando terminou a feira imaginei que no próximo ano não seria convidada, mas com uma surpresa uma das primeiras que a feira me reservava. Fui pela segunda vez monitora. E estou até agora como podem ver na VIII Feira do Livro da Escola Vila Monte Cristo. E me sinto muito contente em ser uma das monitoras mais antigas, e ver que um simples projeto que foi inventado para incentivar os alunos à leitura se tornou uma marca de nossa escola. Pois não existe nenhuma pessoa da escola ou de fora que não pergunte na biblioteca quando que vai ser a Feira do Livro.

Pensava que com o passar dos anos não seria a mesma coisa, já que no ano 2000 concluí o Ensino Fundamental, saí da escola e fui para o Ensino Médio e não seria mais monitora. Mas como a feira é normal me surpreender, fui convidada a continuar participando como monitora e como ex-aluna.

Neste ano, percebi que tinham surgido muitos novos monitores, alguns com idades pequenas que não haviam participado antes.

Como monitora, vi que a VIII Feira do Livro mudou várias coisas pra melhor é claro, que tudo o que solicitamos na avaliação pós-feira no ano passado tínhamos alcançado.

Para mostrar que a Feira de 2002 foi a melhor até o momento teve apresentações de teatro e outros acontecimentos culturais como sempre bem variados. Porém, como não podíamos largar a Feira, nem as bancas pra ajudar a organizar as apresentações, foi criada uma nova equipe de monitores – os monitores de apoio.

A Feira é somente durante uma semana, mas para mim nos tornamos uma família que no próximo ano vai aumentar ainda mais, podem sair alguns e entrar outros, mas cada um marca sua presença. No próximo ano terá uma nova equipe de monitores – os monitores de animação que farão personagens. Este ano já teve, mas os colegas eram da comissão de apoio e tinham que se dividir nas duas tarefas.

Espero estar no ano que vem novamente na Feira do Livro da escola Vila Monte Cristo e que seja melhor ainda melhor do que esse ano, o que é meio impossível, mas por que não?

Saibam que podem contar comigo sempre e acho que com todos os outros monitores, pois toda a Feira tem uma novidade e quando elas terminam se tornam lembranças lindas.

Obrigada aà professoras Rosi, Gilse, Cira e Silvana com um carinho maior a professora Rosi que apostou nesta idéia desde o começo. Por tudo que puderam nos ensinar até agora com todas as Feiras do Livro, um obrigado em meu nome e em nome de todos os monitores.

Obrigada!