Prezados colegas, alunos, pais, pessoas da comunidade e outros visitantes

Desejando contribuir com uma das importantes metas da Escola em 2008 - a prática da leitura com produção de significados, investindo na leitura como instrumento de argumentação, crítica e formação de opinião - com muito prazer construí e disponibilizo, em parceria com a Biblioteca, a todas as áreas estas simples páginas na web, para que possam usá-las e publicar aqui o processo de suas leituras, assim como as produções dos alunos a partir delas e compartilhar, com a comunidade escolar e na web, as descobertas acerca da leitura significativa, da competência do aluno leitor, de sua argumentação, formação de opinião, etc.

Neste ano, conforme meta proposta pelo Serviço de Supervisão da Escola para o ano letivo de 2008, leitura reaparece com um novo/velho desafio a todos os professores e serviços de apoio à ação educativa da Escola, ou seja, propor aos alunos a leitura significativa, certamente pari passu  com a leitura prazer, porquanto a primeira determina a segunda. Tais modalidades vêm sendo praticadas na Escola desde sua fundação, basta dizer que a I Feira do Livro aconteceu antes mesmo de a Escola completar um ano, hoje em sua XIV edição. O que se pretende hoje, parece-me, é qualificar essa leitura para desenvolver as competências do aluno leitor.

A ação desencadeada pelo Serviço de Supervisão Escolar, pretende qualificar mais o trabalho dos professores de todas as áreas, propondo atividades de leitura com nossos alunos, que lhes abram janelas para a compreensão dos textos, com vistas a superar suas dificuldades em compreender, adquirir e reconstruir conhecimentos. Felizmente hoje na Monte Cristo parece estar claro, para a maioria dos professores, a leitura como compromisso de todos: a leitura e a escrita são aprendizagens que devem ser promovidas por todos os professores, nas diferentes áreas do currículo escolar, e não apenas pelos professores de Língua Portuguesa.

Sabe-se que o sentido de um texto, não apenas o escrito, não está só no texto, mas em vários elementos, desede sua produção, até o leitor e que a leitura significativa pode possibilitar a transformação da perspectiva do indivíduo frente ao mundo. Conforme pesquisa das doutoras Sandra Ferreira e Maria da Graça Dias, "na produção de sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade. Isto ocorre porque elas possibilitam a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados às informações veiculadas pelo texto que lê. Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor, que, por sua vez, modifica o texto".

Pela relevância dessa meta da Escola, além das iniciativas de cada professor nas diferentes áreas dos três Ciclos, a Biblioteca Erico Verissimo propôs intensificar algumas de suas ações e realizar novos projetos coletivos: a Semana da Leitura em abril, o Pare e Leia mensal, o projeto Adote um Escritor, Leitura no Recreio, a contação de histórias, Roda Literatura, Rodamundo, Rodacinema, o projeto Na terça eu conto pra você, a formação de julho, certamente com muitas produções a registrar

Portanto, esperamos que estas páginas sejam utilizadas por todos, em todas as áreas, enriquecidas com suas produções, idéias e sugestões. Elas nos acompanharão durante todo ano letivo. Criarei novas páginas à medida que surja um novo tema do Pare e Leia, um  novo evento envolvendo a leitura, uma sugestão legal de um colega e um trabalho  significativo de seus alunos porque a leitura, assim como a escrita, tem mais sentido e mais graça quando compartilhada.

Então entrem, sintam-se à  vontade,  usem ao máximo e mandem suas leituras/atividades para cá!

Jussara Fernandes Oleques
Professora  de Língua Portuguesa, no momento
responsável pela produção do site da Escola