Desejando contribuir com uma das
importantes metas da Escola em
2008 -
a prática da
leitura com produção de
significados, investindo na leitura como instrumento de
argumentação, crítica e
formação de
opinião - com muito prazer construí e
disponibilizo, em parceria com a Biblioteca, a todas as áreas
estas simples páginas na
web, para que possam usá-las e publicar aqui o processo de suas
leituras, assim como as produções dos alunos a partir
delas e
compartilhar, com a comunidade escolar e na web, as descobertas acerca
da leitura significativa, da competência do aluno leitor, de sua
argumentação, formação de opinião,
etc.
Neste ano, conforme meta proposta pelo Serviço de
Supervisão da Escola para o ano letivo de 2008, leitura
reaparece com um novo/velho desafio a todos os professores e
serviços
de apoio à ação educativa da Escola, ou seja,
propor aos alunos a leitura significativa, certamente
pari passu
com a leitura
prazer, porquanto a primeira determina a segunda. Tais modalidades
vêm
sendo praticadas na Escola desde sua fundação, basta
dizer que a I Feira do Livro aconteceu antes mesmo de a Escola
completar um ano,
hoje em sua XIV edição. O que se pretende hoje,
parece-me, é qualificar essa leitura para desenvolver as
competências do aluno leitor.
A ação desencadeada pelo Serviço de
Supervisão Escolar, pretende qualificar mais o trabalho dos
professores de todas
as áreas, propondo atividades de leitura com nossos alunos, que
lhes abram
janelas para a compreensão dos textos, com vistas a superar suas
dificuldades em compreender, adquirir e reconstruir conhecimentos.
Felizmente hoje na Monte Cristo parece estar claro, para a maioria dos
professores, a leitura como compromisso de todos: a leitura e
a escrita são aprendizagens que devem ser promovidas por todos
os professores, nas diferentes áreas do currículo
escolar, e não apenas pelos professores de Língua
Portuguesa.
Sabe-se que o sentido de um texto, não apenas o escrito,
não
está só no texto, mas em vários elementos, desede
sua produção, até o leitor e que a leitura
significativa pode possibilitar
a transformação
da perspectiva do indivíduo frente ao mundo. Conforme pesquisa
das doutoras Sandra
Ferreira e Maria da Graça Dias, "na produção de
sentidos, o
leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um
processo cognitivo relevante
para esse tipo de atividade. Isto ocorre porque elas possibilitam a
construção de novos conhecimentos a partir de dados
previamente existentes na
memória do interlocutor, os quais são ativados e
relacionados às
informações veiculadas pelo texto que lê. Esse
processo favorece a mudança e a
transformação do leitor, que, por sua vez, modifica o
texto".
Pela relevância dessa meta da Escola, além das iniciativas
de cada professor nas diferentes áreas dos três Ciclos, a
Biblioteca Erico Verissimo propôs
intensificar algumas de suas ações e realizar novos
projetos coletivos: a Semana da Leitura em abril, o Pare e Leia mensal,
o
projeto Adote um Escritor, Leitura no Recreio, a contação
de histórias, Roda Literatura, Rodamundo, Rodacinema, o projeto
Na terça eu conto pra você, a formação de
julho, certamente
com muitas produções a registrar
Portanto, esperamos que estas páginas sejam utilizadas por
todos, em todas as áreas, enriquecidas com suas
produções, idéias e sugestões. Elas nos
acompanharão durante todo ano letivo. Criarei novas
páginas à medida que surja um novo tema do Pare e Leia,
um novo evento envolvendo a leitura, uma sugestão legal de
um colega e um trabalho significativo
de seus alunos porque a leitura, assim como a escrita, tem mais sentido
e mais graça quando compartilhada.
Então entrem, sintam-se à vontade,
usem ao máximo e
mandem suas
leituras/atividades para cá!