CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
NA ESCOLA MONTE
CRISTO
O que pensamos sobre avaliação ...
Entendendo currículo como um fenômeno
histórico, resultado de forças sociais, políticas
e pedagógicas que expressam a organização dos
saberes vinculados à construção de sujeitos
sociais e sendo o conteúdo trabalhado através de
complexos temáticos, buscamos desenvolver a
organização do conhecimento
numa visão interdisciplinar.
R rompendo com as alternativas usuais de
organização do currículo, do espaço e do
tempo escolar, redimensionamos o processo de avaliação. Entendemos
a avaliação como um processo
contínuo, participativo e com função
diagnóstica, prognóstica e investigativa
O que fazemos em avaliação...
O processo de
avaliação é desencadeado ao longo do trimestre,
à exceção do relatório de
avaliação que é elaborado semestralmente.
Por ter a escola um real compromisso com a
construção do conhecimento o aluno torna-se agente de sua
educação, na medida em que ele
é levado a conhecer-se diante cada dificuldade e orientado a
buscar soluções junto a todos os envolvidos no processo
de aprendizagem.
Momentos de Sistematização
DOSSIÊ
Documento organizado pelas diversas professoras que
atuam na turma de alunos com as produções significativas
de cada um, as quais foram realizadas em diferentes momentos e
propostas de trabalho.
AUTO-AVALIAÇÃO DOS
ALUNOS
Espaço destinado ao aluno para análise de
suas aprendizagens e posturas em sala de aula e na escola na
relação com colegas, professoras, funcionários e
pais. Para tanto, o
aluno preenche um instrumento previamente organizado pelas professoras
e
coordenado pela Orientadora Educacional.
AVALIAÇÃO DA
DINÂMICA DO COTIDIANO DA
SALA DE AULA
Espaço aonde os alunos têm a oportunidade
de manifestarem a sua opinião, a respeito do trabalho proposto
pelas professoras na sala de aula a fim de redimensionar o planejamento
junto a eles e com o coletivo de professoras.
AVALIAÇÃO DA TURMA
COMO UM TODO
Com a participação dos alunos, das
professoras que atuam na turma, do funcionário
responsável pelo prédio, do funcionário do
Serviço de Nutrição, do pai representante de
turma, do Serviço de Supervisão Escolar, do
Serviço de Orientação Educacional e da
Direção da Escola, se dá o relato a respeito da
turma, sobre as suas características mais marcantes, suas
aprendizagens mais significativas e os encaminhamentos para o
próximo período.
VER PELO OLHAR DA FAMÍLIA
Após a
análise do dossiê, da avaliação da turma
como um
todo e a auto-avaliação do aluno, a família tem a
oportunidade
de posicionar-se a respeito do trabalho da escola, manifestando as suas
impressões sobre as aprendizagens de seu filho no contexto
escolar.
Além disto, os pais enquanto indivíduos atuantes deste
processo
deverão apontar também quais foram as suas
contribuições.
RELATÓRIO DE
AVALIAÇÃO
É o documento em que serão expressas as
impressões registradas nos diversos instrumentos de
sistematização e demais constatações
ocorridas ao longo do semestre letivo sobre a vida escolar de cada
aluno. É um relatório descritivo construído no
coletivo de professoras e organizado de forma a garantir a
expressão das quatro áreas do conhecimento descritas no
Esquema Curricular, além de apresentar como é o aluno em
relação à socialização e à
organização do trabalho escolar.
Seu compromisso fundamental é garantir a melhoria
do ensino e a aquisição de aprendizagens. Cumpre-lhe como
papel analisar e propor as revisões e encaminhamentos
necessários. Assim sendo, seu processo final culmina não
na aprovação ou reprovação, mas em
prescrições pedagógicas que possam tornar ensino
mais efetivo.
É ,portanto, uma prática pedagógica que
atende as necessidades do educador para indicar-lhes caminhos e
refletir sua ação com os alunos. Serve para verificar se
estamos educando da forma que pretendíamos e, se não
estivermos, o que fazer para retomar a trajetória.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
SOUZA, Clarilza Prado de.(org.)Avaliação
do rendimento escolar. 4 ed., Campinas, São Paulo, Papirus,
1995. 177 p.
MOREIRA,
Antônio Flávio & SILVA, Tomaz Tadeu
da. (org.) Currículo, cultura e sociedade. São
Paulo, Cortez, 1994. 154 p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação
mediadora. Porto Alegre, Educ. e Real., 1993.
___________ Avaliação:
mito e desafio. Porto Alegre, Educ. e. Real., 1992.
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