AVALIAÇÃO


CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA MONTE CRISTO

O que pensamos sobre avaliação ...

Entendendo currículo como um fenômeno histórico, resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculados à construção de sujeitos sociais e sendo o conteúdo trabalhado através de complexos temáticos, buscamos desenvolver a organização do conhecimento numa visão interdisciplinar.

R rompendo com as alternativas usuais de organização do currículo, do espaço e do tempo escolar, redimensionamos o processo de avaliação. Entendemos a avaliação como um processo contínuo, participativo e com função diagnóstica, prognóstica e investigativa

O que fazemos em avaliação...

O processo de avaliação é desencadeado ao longo do trimestre, à exceção do relatório de avaliação que é elaborado semestralmente.

Por ter a escola um real compromisso com a construção do conhecimento o aluno torna-se agente de sua educação, na medida em que ele é levado a conhecer-se diante cada dificuldade e orientado a buscar soluções junto a todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Momentos de Sistematização

DOSSIÊ

Documento organizado pelas diversas professoras que atuam na turma de alunos com as produções significativas de cada um, as quais foram realizadas em diferentes momentos e propostas de trabalho.

AUTO-AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Espaço destinado ao aluno para análise de suas aprendizagens e posturas em sala de aula e na escola na relação com colegas, professoras, funcionários e pais. Para tanto, o aluno preenche um instrumento previamente organizado pelas professoras e coordenado pela Orientadora Educacional.


AVALIAÇÃO DA DINÂMICA DO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Espaço aonde os alunos têm a oportunidade de manifestarem a sua opinião, a respeito do trabalho proposto pelas professoras na sala de aula a fim de redimensionar o planejamento junto a eles e com o coletivo de professoras.




AVALIAÇÃO DA TURMA COMO UM TODO

Com a participação dos alunos, das professoras que atuam na turma, do funcionário responsável pelo prédio, do funcionário do Serviço de Nutrição, do pai representante de turma, do Serviço de Supervisão Escolar, do Serviço de Orientação Educacional e da Direção da Escola, se dá o relato a respeito da turma, sobre as suas características mais marcantes, suas aprendizagens mais significativas e os encaminhamentos para o próximo período.

VER PELO OLHAR DA FAMÍLIA

Após a análise do dossiê, da avaliação da turma como um todo e a auto-avaliação do aluno, a família tem a oportunidade de posicionar-se a respeito do trabalho da escola, manifestando as suas impressões sobre as aprendizagens de seu filho no contexto escolar. Além disto, os pais enquanto indivíduos atuantes deste processo deverão apontar também quais foram as suas contribuições.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

É o documento em que serão expressas as impressões registradas nos diversos instrumentos de sistematização e demais constatações ocorridas ao longo do semestre letivo sobre a vida escolar de cada aluno. É um relatório descritivo construído no coletivo de professoras e organizado de forma a garantir a expressão das quatro áreas do conhecimento descritas no Esquema Curricular, além de apresentar como é o aluno em relação à socialização e à organização do trabalho escolar.

Seu compromisso fundamental é garantir a melhoria do ensino e a aquisição de aprendizagens. Cumpre-lhe como papel analisar e propor as revisões e encaminhamentos necessários. Assim sendo, seu processo final culmina não na aprovação ou reprovação, mas em prescrições pedagógicas que possam tornar ensino mais efetivo.

É ,portanto, uma prática pedagógica que atende as necessidades do educador para indicar-lhes caminhos e refletir sua ação com os alunos. Serve para verificar se estamos educando da forma que pretendíamos e, se não estivermos, o que fazer para retomar a trajetória.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

SOUZA, Clarilza Prado de.(org.)Avaliação do rendimento escolar. 4 ed., Campinas, São Paulo, Papirus, 1995. 177 p.

MOREIRA, Antônio Flávio & SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo, Cortez, 1994. 154 p.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora. Porto Alegre, Educ. e Real., 1993.

___________ Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre, Educ. e. Real., 1992.