EDUCAÇÃO AMBIENTAL:  RESPONSABILIDADE DE TODOS

NOSSO DESAFIO ATUAL
A  construção de uma IDENTIDADE AMPLA

Isso significa a quebra de um paradigma humano fixado
na identidade do EU individual.


QUESTIONAMENTOS
  •  O que ocorre FORA de mim?
  •  O que ocorre DENTRO (fixado no EU)?
Necessidade: AMPLIAÇÃO DA IDENTIDADE

O grande inimigo da ampliação da identidade é a NORMOSE ( uma indiferença suicida sobre o que não ocorre comigo, mas ocorre com o todo).  Tudo é NORMAL (banalização das coisas perigosas).
Essa atitude está ferindo valores fundamentais:
 PAZ, AMOR, JUSTIÇA, LIBERDADE, AÇÃO CORRETA, SOLIDARIEDADE...


COMO AGIR PARA COMBATER A NORMOSE?
  • fixar valores inegociáveis
  • ampliar a identidade
  • reconhecer que a parte é o todo (a identidade da parte é a identidade do todo)
  • perceber que não existe neutralidade: estamos o tempo todo influenciando e sendo influenciados

NOS ESTRUTURAMOS POR TRÊS AÇÕES SIMULTÂNEAS
  • palavras
  • ação
  • pensamentos
Somos limitados em termos de captação da realidade (sensores). Com o advento da Física Quântica, sabemos que a energia, gerada pelo pensamento, embora não possa ser vista, pode ser sentida.

A COERÊNCIA entre o FALAR, o AGIR e o PENSAR se traduz na inteireza do ser. Vamos buscar ter uma CONSCIÊNCIA BEM ESTRUTURADA.

A causa de alguns problemas como a violência é muito mais humana do  que econômica. Vamos sair do pessoal para a identidade cósmica. Vamos ensinar juntos a SENTIR, a se compadecer, fazer com que as pessoas busquem o sentimento dentro de si. CALAR mais e ir para dentro. Fazer o AUTOCONHECIMENTO para assim poder sentir(=conhecer) melhor a REALIDADE.

"Conhece-te a  ti mesmo".  Sócrates
Não pense PAZ, sinta!

CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA

Não é uma questão de antagonismo, é de TRANSFORMAÇÃO. Somos NÓS em transformação. Não é o BEM e o MAL, é o BEM avançando.

A TERRA NÃO É DO HOMEM, NÓS É QUE SOMOS DA TERRA.

 À medida que se fere a terra, ferimos a nós mesmos. Quando cresce a CONSCIÊNCIA, aumenta a TOLERÂNCIA aos outros(saber que a pessoa pode mudar) e o AUTOPERDÃO a si mesmo (se o perdão não vier de dentro, não espere de fora).

O PERDÃO
  • Autoperdoar-se.
  • Ajudar as crianças e os filhos a se perdoar.
  • A tendência de quem tem culpa é repetir os erros para buscar a punição.
Na educação vivemos um novo momento: ENSINAR O AUTOPERDÃO para as crianças. Devemos ter a consciência de que a tendência de quem tem culpa é a repetição (das ações), não pelo delito, mas pela punição. No fundo, o que se quer não é praticar o delito, mas ser punido.

COMO AGIR?
  • Desenvolver na criança o aspecto crítico: nunca estamos prontos, estamos em constante evolução: daí a importância de aprender com o erro.
  • Estar sempre prontos a melhorar a si próprio
  • Nunca fechar portas! Não temos o direito de decretar a finalidade de alguém.
O QUATRO EUs

# Eu aberto:  o que eu sei de mim e vocês sabem.
# Eu secreto: o que eu sei de mim e vocês não sabem.
# Eu cego: o que eu não sei de mim e vocês sabem.
# Eu desconhecido: o que eu não sei de mim e vocês não sabem.

Como posso diluir o EU CEGO?
OUÇA MAIS, ESCUTE MAIS, OBSERVE MAIS.

OUVIR as CRÍTICAS, ouvir e dizer sim! A crítica é uma das formas de evolução, de crescimento. Ao educar, usar a crítica como ATO DE AMOR, não de brigas ou destruição. A INTENÇÃO AMOROSA deve regular o COMO fazer.



Ter consciência dessas dimensões do EU é importante para o AUTOCONHECIMENTO e para construirmos nossa IDENTIDADE AMPLA.



Lembrar finalmente que existem quatro ecologias:
1ª Pessoal
2ª Social
3ª Ambiental
4ª Universal



Vamos ampliar nossa identidade para cuidar melhor de nosso lar  maior.

Sugestão de leitura: " A arte de viver em paz" de Pierre Wel - Vozes
Síntese da palestra do dr Wilson Jaques na Formação de Professores da Rede/OP - wilsonjaques@terra.com.br

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