Gripe suína: pais, professores e estudantes podem ajudar a combatê-la
Pesquisa e organização: Jussara Oleques - abril de 2009

Em abril de 2009, um novo tipo de vírus da mesma família daquele que transmite a gripe afetava a população mexicana, ganhava espaço na mídia e chamava a atenção do mundo. Inicialmente chamada de "gripe suína", sabe-se que ela é causada pelo Influenza A (H1N1), um subtipo viral resultante da recombinação genética do vírus suíno, aviário e humano, com possibilidade de disseminação global.

Hoje, o Influenza A (H1N1) confirma as expectativas de propagação e está presente nos cinco continentes do planeta, com cerca de 100 mil pessoas infectadas no mundo. Como acontece com qualquer novidade, a falta de informação causa preocupação. Nesse caso, há dúvidas em relação ao potencial destrutivo do vírus.


No mês de junho, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou o Influenza A (H1N1) como a primeira pandemia – epidemia de origem infecciosa que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes – do século XXI. No século XX, três pandemias assolaram o planeta – gripe espanhola, em 1918; gripe asiática, 1957 e a gripe de Hong Kong, 1968. Mesmo com um alto índice de contaminação, o Influenza A (H1N1) mantém números semelhantes de taxa mundial de letalidade em relação ao da "gripe comum", cerca de 0,45%.
Fonte: www.educarede.org.br


Torna-se função da escola contribuir para que os estudantes possam compreender a realidade em que vivem. As sequências didáticas a seguir sugerem uma discussão sobre as diversas formas de propagação de doenças a fim de esclarecer porque a gripe A exige medidas mais rigorosas. Com isso, os alunos podem também comparar a prevenção de diversas doenças e estabelecer relações entre elas, como agente causador da enfermidade e formas de contágio.    Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

1. A GRIPE SUÍNA E OUTRAS EPIDEMIAS

Sugestões para Turmas C30 e EJA

OBJETIVOS DOS PLANOS DE AULA
Compreender algumas formas de propagação de doenças.
Conhecer alguns agentes causadores de doenças.
Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
Reconhecer porque algumas epidemias são mais fáceis de serem controladas e evitadas em relação à atual gripe A.
Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.

Entre aqui para conhecer e usar as sugestões de aula com suas turmas!

2. GRIPE SUÍNA: UMA EPIDEMIA

Sugestões para Turmas B20, B30 e C10 e EJA


OBJETIVOS DOS PLANOS DE AULA
Entender como atitudes individuais afetam a saúde coletiva.
Analisar e julgar ações de intervenção que visam preservar a

Entre aqui para conhecer e usar as sugestões de aula com suas turmas!

3. ORIENTAÇÕES INTERESSANTES EM POWER POINT: Influenza


3. Outras sugestões, vídeos, slides, jogos e fontes de estudo:


Repercussão da gripe suína na web:  Muitos sites abordam o tema de diferentes formas. O EducaRede selecionou alguns links para complementar a sua pesquisa:

Especiais "gripe suína"

Muitos sites disponibilizam um farto material sobre o assunto. Entre eles, o UOL e a Veja.

Aprendendo com o jogo Quiz

O site do jornal carioca "O Dia" oferece aos internautas um jogo de perguntas e respostas sobre o assunto. Teste seus conhecimentos.

Holandeses criaram um jogo para combater a nova Gripe A (H1N1)
. Confira!

EducaRede Argentina

O país apresenta um número elevado de pessoas infectadas. Por isso, a maioria das escolas anteciparam as férias escolares com a intenção de evitar a propagação do vírus entre os jovens. Pensando nisso, a equipe do EducaRede da Argentina elaborou um material especial com uma série de sugestões com recursos educativos, propostas pedagógicas e ferramentas tecnológicas para que professores, pais e alunos possam continuar com atividade escolar em sua casa. 


Anatomia de um vírus - Assista a esse e a outros filmes no Discovery Channel Brasil

Muito antes do H1N1 aparecer, o site da Discovery Channel já apresentava uma animação interativa com cinco tipos de vírus (Febre Amarela, Gripe, HIV, Sarampo e Ebola). Entre as possibilidades de interação educativa, o internauta pode aprender sobre as diferentes formas de infecção, o que é um vírus, a evolução de um vírus e um panorama de epidemias pelo mundo. Veja

PÁGINA PRINCIPAL