TRABALHOS ACADÊMICOS  

Venha contribuir com a comunidade escolar e com os pesquisadores online, compartilhando suas pesquisas, dissertações e teses. Todos os trabalhos estão autorizados,  desde que citada a autoria,  para uso de professores, estudantes e pesquisadores interessados  na educação como desenvolvimento humano!
  

 Relação de trabalhos acadêmicos cujos originais se encontram na Biblioteca Erico Verissimo para  consulta do público em geral.  São  relatórios, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas por professores e ex-professores da Escola, profissionais que realizaram estágio aqui e outros que basearam sua pesquisa  na realidade de nossa escola.

11. VALDY JOSÉ DE GODOY JÚNIOR - Ensina-se virtude? Conexões do Menon de Platão com o ensino de virtudes na escola. POA, 2005. Universidade Federal do RS - Faculdade de Educação.
Dissetação de Mestrado

10. REGINA MARIA DUARTE SCHERER Trajetórias, encontros e olhares - da construção da proposta pedagógica da EMEF vila Monte Cristo à transposição e configuração da política educacional de Ciclos de Formação em Porto Alegre. POA, 2007,  Universidade Federal do RS - Faculdade de Educação.
Dissertação de Mestrado

09. VALÉRIA CÉ GUERISOLLI e Maria Helena Felitti Relação entre teoria e  prática sobre vínculos afetivos e sua influência no interesse do aluno pela aprendizagem. POA, 2006, Centro Universitário Ritter do Reis/ Faculdade de Educação.  Monografia

08. ELAINE MALMANN - A instância da letra na leitura: o transbordamento da subjetivação psicótica no texto.  POA, 2003, UFRGS/Faculdade de Educação.
 Dissertação de Mestrado

07. FÁTIMA LUCÍLIA VIDAL RODRIGUES - A produção escrita de sujeitos em estruturação psíquica singular: para além das letras. POA, 2003, UFRGS/Faculdade de Educação.
Dissertação de Mestrado

06. ROSINAURA LISBOA DE BARROS - Animação cultural em bibliotecas escolares: experiências no Brasil e na Europa. POA, 2002, UFRGS/Faculdade de Biblioteconomia. Trabalho de conclusão do Bacharelado em Biblioteconomia

05. SORAYA  DEMOLY PRATES e CLÁUDIA MARTINS DUSSO - Cooperação - um valor a ser vivenciado na família, na escola e na comunidade. POA, 2001, Faculdades Integradas Ritter dos Reis/ Curso de Pesdagogia. Monografia

04. GILSE HELENA MAGALÃES - Autonomia e tensão no ensino por Ciclos: estudo de caso da EMEF Vila Monte Cristo. Passo Fundo, 2000,  UPF/Faculdade de Educação.
 Dissertação de Mestrado

Realizaram estágio na Escola Vila  Monte Cristo
03. JAIRO DA COSTA RODRIGUES - Relatório final  da Prática de Ensino Fundamental  na  EJA T1 - POA, 2005, PUCRS/Faculdade de Educação /Curso de Pedagogia/Multimeios e  Informática Educativa.

02. SUZE GOMES SCALCON - A teoria na prática e a prática na teoria: uma experiência histórico-crítica. Campinas/SP,  2003, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação. Tese de Doutorado

Baseou sua pesquisa na Escola Vila Monte Cristo
01. MARIA VALDEREZ FARIA CORRÊA LA SALVIA - Representação da saúde e prática pedagógica: o cotidiano de uma escola por Ciclos.  POA, 2001, , UFRGS/Faculdade de Educação.  Dissertação de Mestrado


Trabalhos publicados na rede 

5.  Dissertação de Mestrado da professora Regina Maria Scherer: Síntese da apresentação à banca da FACED/UFRGS - em breve

4.  Avaliação em Educação Física Escolar: uma reflexão acerca dos critérios qure orientam a prática docente. Monografia
Síntese da apresentação feita à banca da  CEAD-UNB

Dirlene Maria Bueno Marimon Martins
dirlenemarimon@yahoo.com.br


3.  Autonomia e tensão no ensino por Ciclos: estudo de caso da Escola Municipal Vila Monte Cristo/POA

Gilse Helena Magalhães Fortes  
selena@portoweb.com.br


2.  
(Des)vantagem e aprendizagem: Um estudo de caso em uma proposta curricular e interdisciplinar na Rede Municipal
de Ensino de Porto Alegre
Lenise Henz Caçula Pistóia    
 lpistoia@cpovo.net


1. 
Políticas educacionais públicas atuais e o seu reflexo no cotidiano de uma escola municipal de Porto Alegre
Kelly Camargo 
       kellycamargo@portoweb.com.br

Páina principal
Fonte do background: http://w3.ufsm.br/laca/