CAMINHADA DA  CP

A turma começou o ano em grande expectativa! Quem seriam os seus professores? Repetiriam as atividades tão conhecidas por eles? Conseguiriam aprender ?

            Eu também estava preocupada e de certa forma ansiosa, pois desejava olhá-los de uma forma diferenciada,  proporcionando experiências novas, prazerosas e de sucesso. Por outro lado reconhecia as minhas limitações, portanto necessitava de parcerias e  da efetiva colaboração dos meus colegas... E graças a Deus nunca  faltou! 

Assim outros professores juntaram-se aos iniciais , participando e  refletindo o dia- a- dia da turma. Atualmente, a turma conta com aulas semanais de Ciências, Laboratório de Matemática e de Português para todos os alunos, aulas de dança com a estagiária de Educação Física, oficinas de culinária e pintura em porcelana, Laboratório de Informática com projeto específico de trabalho e atendimento da Sala de Recursos Especiais(SIR). 

            Em Ciências, desenvolveram o estudo dos cereais e leguminosas mais conhecidos na nossa alimentação .A turma buscou informações e curiosidades sobre o trigo, feijão, milho, cana de açúcar e muitos outros. Descobriram a história de muitos cereais, conheceram lendas indígenas, utilizaram mapas.

Nas oficinas de culinária,  aprenderam noções de nutrição, o valor de uma alimentação equilibrada, higiene,  medidas de capacidade. A turma  colocou a” mão na massa”, fazendo bolos, cocadinhas, pães, gelatinas, torta de bolachas.  Nossa intenção é fazer também pratos salgados e alguns bem simples, como um feijão bem caseiro, porque os guris estão pedindo, para  que possam em casa “se virar sozinhos”.  Na culinária aprenderam também a ajudar uns aos outros, descobrimos talentos. Todos mostraram que levam jeito para cozinhar, mas ninguém  pegou e cortou uma massa de pão como o Luis Homero!

             Semanalmente a turma faz aula de dança, inicialmente com ritmos conhecidos como o funk . A turma se encantou com as coreografias ! Gravar a sua seqüência na memória  é um belo exercício para o cérebro e  ajuda em outras aprendizagens.

 Vamos visitar o Estúdio de Dança do professor Fernando Campani e experimentar novos ritmos como a salsa, forró, samba, tango...

Para presentear as mães, aprenderam a pintar canecas em porcelana e adoraram a experiência! Foi uma atividade que exigiu muita paciência e calma. As canecas ficaram personalizadas, especiais! Pretendemos fazer um chá com bolachinhas caseiras para entregar as canecas às mães.

No laboratório de informática  familiarizaram-se com os computadores, construíram nosso livro de receitas virtual, pesquisaram na internet, descobriram sites interessantes como o Wikipédia. Cada um de nós tem sua pasta no computador e ali guarda coisas legais.

 Mais uma vez a turma superou as expectativas! No início a Marcia não conseguia tocar com leveza no teclado do computador e ficava “assimmmmmm”, agora sabe dar um toque bem levinho. A Priscila Menezes e o Jefferson estão lendo! Já a Priscila Lima nos ensina diariamente o que é voluntariado, porque está sempre preocupada com a Marcinha e a ajuda em todos os momentos.

No Laboratório de Matemática, estão percorrendo todo o caminho da construção do número, trabalharam com Tangram, material dourado, varetas, dominós, dinheiro, realizaram muitos jogos, contas e desafios. Aprenderam a adicionar, subtrair e agora estão construindo a Tabela Pitagórica para multiplicar e dividir!   

No Laboratório de Português, começaram pensando em um personagem para nos acompanhar o ano todo. Fizeram o desenho dele e escreveram as suas características. Fizeram o relato do seu personagem aos colegas. A partir daí começaram a registrar as histórias que eles estão vivendo. E mais surpresas: a gurizada está escrevendo muito e cada vez melhor!

Na biblioteca escolar, leram muito e mostraram grande interesse pelas poesias.

Em sala, começaram o estudo dos Grandes Pintores, como VOLPI, VAN GOGH e HOPPER. Estamos  pintando a nossa tela inspirados nestes grandes mestres.

No momento a turma está ajudando a escola na organização de um jardim e faz um trabalho voluntário nas turmas A23 e NA do turno da tarde. Vão estudar o ciclo da cana de açúcar e ganharam um mapa para ajudar na localização das regiões brasileiras.

A caminhada iniciada com a Turma de Progressão mostra que é possível , que eles podem transformar as dificuldades em superação, as dúvidas em certezas, o silêncio em idéias e possibilidades. As conquistas alcançadas devem ser creditadas aos alunos, mas também ao trabalho de toda uma escola que envolveu a turma, apoiando-a em todos os momentos. A todos  agradeço de coração. Estes foram os primeiros passos, talvez os mais difíceis. Mas a jornada continua...

   Receita de olhar

Nas primeiras horas da manhã

Desamarre o olhar

Deixe que se derrame

Sobre todas as coisas belas

O mundo é sempre novo

E a terra dança e acorda

Em acordes do sol

Faça de seu olhar imensa caravela

                              Roseana Murray

PROJETO INTERDISCIPLINAR DA CP                                       LENDAS DE AMOR