Continente Africano


O continente africano possui uma grande variedade de línguas, costumes e religões trajes, pinturas, tecidos e marcas de cada grupo: túnicas, turbantes, tecidos coloridos, chapéus, lenços e véus.



ONDE FICA O CONTINENTE AFRICANO?

A África forma, com a Europa e a Ásia, o conjunto de continentes conhecido como velho mundo. É o segundo continente em tamanho. São 30309677 quilômetros quadrados que equivalem a cerca de 22% das terras emersas do planeta.
O continente africano ocupa uma posição interessante na Terra. Cortado pelo Equador e pelo Meridiano de Greenwich, é o único que se estende pelos quatro hemisférios - norte, sul, leste e oeste. É o único também cortado pelos dois Trópicos - o de Cancêr ao norte e o de Capricornio ao sul. Essa posição influi muito no clima, na na vegetação, na hidrografia e no solo - elementos que formam as variadas paisagens naturais africanas.



Após o processo de descolonização, entre as décadas de 1950 e 1970, as guerras civis tornaram-se constantes na região da África Subsaariana, as que as fronteiras políticas dos Estados nascentes não obedeceram às divisões étnicas, religiosas e lingüísticas dos povos nativos. Desde então, cerca de 20 nações africanas já entraram em guerra. As ricas reservas de minérios, com enorme potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, funcionam, ao contrário, como motor de alguns conflitos, já que os países do dito primeiro mundo realizam intervenções nestas áreas.



Religião e idioma - Ao lado de cultos animistas, praticam-se o islamismo, o cristianismo e o hinduísmo. Predominam as línguas e os dialetos dos troncos africanos. É grande a influência do português, do francês e do inglês, idiomas dos principais grupos colonizadores.



Uma rede de trasporte foi implantada voltada não para integrar o continente ou as diversas região de cada pais, mas sim para ligar a África ao mercado internacional. As primeiras rodovias e ferrovias ligam em geral as áreas minerais e plantations aos principais portos exportadores

As ferrovias africanas foram construídas como apoio à exploração de recursos naturais. Assim, a maior parte só possibilita o transpote do interior para cidades costeiras, deixando isoladas grandes áreas do continente: cinco países do interior não possuem ferrovias. O acesso pelos rios Congo, Nilo e Niger é limitado, pois eles são repletos de cachoeiras e cataratas, o que impede a sua navegaçao total. Muitas estradas foram abertas nos anos 1960 e 1970, mas os problemas econômicos dificultam sua manutenção e expansão.



A África do Sul é constituida por 11% de Mestiços, 29% de Brancos e 60% de negros.



Apesar de a África ser conhecida como o continente negro, quase um terço de seus habitantes, especialmente os povos que residem na parte norte, são brancos. Os povos dois terço da população africanos contituidos por negro consentram-se em geral ao sul do Saara.

De maneira geral, a parte norte da África Branca é constituidas por povo muçulmanos, isto é, praticam a regilião islâmica, e que em sua maioria, falam o idioma árabe. A presença dos árabes nessa parte do continente data de 641 d.c., quando os povos muçulmanos se expandiram e conquistaram o Egito.



Muitas áreas improdutivas passaram a utilizar métodos modernos de obtençõa de água, instalando sistemas de irrigação. Através de programas de assistencia rural, pequenos proprietários recebem instruções para aplicaçõa de técnicas simples e debaixo custo. Nas áreas de maior umidade, tenta-se a conservação dos solos contra os procesos erosivos e o controle da higiene para o combate as doenças e epidemias.



A África do Sul é referência mundial em áreas como ciências sociais, habitação, saneamento básico, saúde pública, eclologia, botânica e zoologia. O que mais chama a atenção do país que se livrou do Apartheid é a diversidade de raças, religiões e línguas, ao todo são onze os idiomas oficiais.





           III ciclo
Volta para Escola       
Volta para index    Volta ao início da página