ESTADO: RORAIMA

Capital: BOA VISTA

Região: NORTE

Sigla: RR

Pesquisadores: Antônio Lucas Brasil Costa - Bruno Luis Crescencio Duarte - Jefferson Augusto Souza Da Silva - Sergio Pinto Fernandes - JoÃo Felipe Mendes Da Silva - Thiago Ferreira Bolzan - Leonardo Alves De Figueiredo - Yuri Girardi



                                               


                                                     


Origem do nome do Estado

Origem do nome do estado: (Roraima) Nome indígena local que significa serra verde ou monte verde. A palavra é formada pela junção de " roro" ou "rora" (verde) com "imã" (serra ou monte).

Gentílico do Estado: Roraimense

Gentílico da Capital: Boa-vistense

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE :   02º49'11''  NORTE         LONGITUDE : 60º40'24''   OESTE  

ESTADO: COR OU RAÇA DA POPULAÇÃO

24,8%  BRANCA   61,5%  PARDA   4,2%  PRETA   8,8%  AMARELA / INDÍGENA

PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

209,807    ALFABETIZADOS            28,573    NÃO    ALFABETIZADOS

CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS

Natureza


Clima:

Equatorial a oeste e tropical a leste. No clima equatorial, a média da temperatura é de 25°c, não há inverno em Roraima, o forte calor,a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação das águas.

Vegetação:

Floresta Amazônica , com pequena faixa de cerrado a leste. O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata verde e sempre viva.

Relevo:

Planalto no norte e depresaõ no sul. De modo geral da região norte apresenta baixas altitudes,com excessão das terras localizadas na divisa do Brasil com a Venezuela, onde encontramos o ponto mais alto: Monte Roraima na Serra de Pacaraima, com 2.739,3 metros.

Hidrografia:

A bacia Amazônica abrange uma area de 6,2 milhões de km² e é formada pelo rioAamazonas e seus afluentes dentre as quais o rio Branco que atravessa o Estado de Roraima. Rios pricipais: Branco, Mucajai, Tacuru, Negro.

Flora e Fauna:

Na floresta Amazônica encontramos a onça, macaco, veado, porco do mato, pacu, besourão e boto.
Um dos problemas ambientais que mais tem chamado a atenção é o desmatamento das florestas, que coloca em risco o equilibrio ecologico desta imensa região.
Um grande deserto de areia, de 100km²,entre os Estados de Roraima e Amazônas,com dunas gigantescas de até 20M de altura e 9 km de extensão,pode se ampliar de forma assustadora sobre a floresta Amazônica. A descoberta do deserto comprova a ocorrência de climas secos em tempos antigos na Amazônia. O deserto não mantem todas suas dunas intactas porque a área é quase totalmente inundável, na possibilidade da elevação da temperatura,em decorrência de fenômenos naturais, mas na possibilidade ação do homem (desmatamento), provocando menos cheias dos rios, as dunas poderão crescer e invadir a floresta.

Curiosidades:

A maior região do Brasil, menos povoada e mais carente de progresso,nela encontramos a floresta Amazônica, considerada o pulmão do mundo.A Bacia Amazônica formadas principalmente pelo Rio Amazonas, o maior em volume de água do planeta.
Em Roraima vivem 38.000 índios de oito grupos diferentes.
É no Estado de Roraima que fica o ponto mais alto ao norte do país, o Monte Caburaí. Na Serra do Pacaraíma, está o Monte Roraima, que marca a divisa entre três países: Brasil, Venezuela e Guiana. Tem a maior parte do seu território no hemisferio norte. A florestas Amazônica cobre mais da metade da região.
Roraima é o estado com o menor número de habitantes de todo o país. Como a maioria da população vive na capital de Boa Vista, o restante do estado é quase desabitado.
Em Roraima encontramos parte da maior reserva indígena brasileira, a dos Ianomâmis, que ocupa uma área maior que a do estado do Rio de Janeiro. A outra parte da reserva fica no estado do Amazonas. Como ela é rica em ouro, pedras preciosas e minério, são comuns os conflitos com garimpeiros, chamamos pelos índios de "comedores de terra".

Povos Indígenas :

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Hyskariana

Hiskariana

 

PA/RR

?

?

Ingarikó

Ingaricó

Akawaio, Kapon

Karíb

RR

Guiana

Venezuela

675

(4.000)

(728)

1997

1990

1992

Makuxi

Macuxi, Macushi, Pemon

Karib

RR

Guiana

16.500

7.500

2.000

1990

Patamona

Kapon

Karib

RR

Guiana

50

(5.500)

1991

1990

Taurepang

Taulipang

Pemon, Arekuna

Karib

RR

Venezuela

532

20.607

1998

1992

Wai Wai

(subgrupos
Karafawyana,
Xereu,
Katuena e
Mawayana)

Waiwai

Karib

RR/AM/PA

Guiana

2.020

130

2000

2000

Waimiri-Atroari

Kinã, Kinja

Karib

RR/AM

931

2001

Wapixana

Uapixana, Vapidiana, Wapisiana, Wapishana

Aruak

RR

Guiana

6.500

(4.000)

2.000

1990

Yanomami

(subgrupos Yanomam,
Sanumá e
Ninam)

Ianomâmi, Ianoama, Xirianá

Yanomami

Yanomami

Yanomami

Yanomami

RR/AM

Venezuela

11.700

(15.193)

2000

1992

Yekuana

Maiongong, Ye’kuana, Yekwana

Karib

RR

Venezuela

426

(3.632)

2000

1992

http://www.socioambiental.org/website/pib/portugues/quonqua/quadro.htm

Povo Yanomami

Yanomami O povo mais primitivo do Brasil, ate 1986, a maioria destes índios viviam isolados do contato regular com a civilização. Os índios yanomami tambem são conhecidos como: WAIKA, XIRIXANA, YANOMAMI, XIRIANA, YANOMAMIM, YANOMANI. O lugar apontado como sendo o habitat de origem desse povo é a Serra Parima. Estes índios mora, em uma área de aproximadamente 250.000km.de florestas tropical, na região da fronteira do Brasil com a Venezuela.
No vasto território de Roraima yanomami de 94 mil Km², vivem 9.900 índios: são quase 10 indivíduos por km², nessa área, 110 malocas abrigam diversas famílias que convivem com as constante invasões dos garimpeiros. Há cerca de 50 mil nas terras da Reserva causando lutas sangrentas.

Povo Waimiri

Grupo indígena que ocupa terras em Roraima, seu território foi cortado ao meio pela rodovia BR 174.
A língua Waimiri pertence a família lingüística Karib.Kinja é falado por todos os Waimiri Atroari, sendo essa a língua referência na comunicação entre eles e para a alfabetização. O português é tido como língua do contato e sua utilização é restrita a escola, nas aulas de ensino de segundo língua, e nas relações internas, ograu de bilingüismo é relativamente baixo, chegando a 20% da população,sendo a maioria desses falantes homens que atuam como intermediários nas relações entre a cidade Waimiri Atroari e outras sociedades indígenas e não indígenas.

Povo Yekuana

Grupo indígena que ocupa terras em Roraima e na Venezuela, seu maior grupo tem cerca de 2000 índios que vivem na Venezuela onde são conhecidos como Maquiritoré .

Povo Maiongong

Os Maiongong são de fala Caribe,e na Venezuela são conhecidos como Maquiritara e Yeruana.Estão espalhados por mais de 40 aldeias e o números deles no Brasil pode chegar a cerca de 200 indivíduos, que se somam a outros 1000 no lado venesuelano, num local de difícil acesso por ser entrecortado por montanhas e rios encachoeirados. Durante muito tempo mantiveram relações hostis com os Sunumá, da familia linguística Yanoamá, com quem compartilham território. A floresta tropical lhes fornece a subsistência, embora já possuam e dependem de muitos artigos da sociedade "civilizada". Muitos deles já dominam o português e é frequente a vinda de professores Maiongong estudar no magistério parcelado indígena, um progama do governo do estado que objetiva a qualificação e formação de professores indígenas.

Povo Kaxuiana

Povo indígena de língua e família Karib do estado de Roraima são aproximadamente 1990 na fronteira do Brasil e 250 em Roraima.

Povo Macuxis

Grupo indígena que ocupa terras em Roraima, seu território foi cortado ao meio pela rodovia BR 174.
Os Macuxis são originários da bacia do Orinoco.Migrando em pequenas levas, atingiram o rio Branco, quando expulsos de seus locais de origem, primeiro pela guerra com os Carib verdadeiros, depois pelo enfrentamento com os espanhois. Na medida em que deciam, iam encontrando e expulsando povos a sua frente. Especula-se que os Taurepang tenham feito parte da migração empreendida pelos Macuxi, separando-se deles momentos depois e se afirmando como povo, como os Purucotó e os Paravilhana-Parauiana. Na medida em que uma nova cultura era absorvida, iam acumulando novos traços culturais,desencadeando procesos aculturativos, dando nova face ao modo tribal.

Povo Wai wai

Grupo indígena de aproximadamente 1250 índios que vivem nos territórios de Roraima, uma mistura de varias tribos assimiladas ao longo dos anos.

Povos Indígenas do Estado de Roraima
Lutas - Conquistas - Desafios

Uma das lutas boas foi o nascimento da organização indígena, através da formação de Conselho Comunitários Regionais e, depois do CIR (Conselho Indígena de Roraima).
No estado o CIR faz parceria com a APIR (Associação dos Povos Indígenas de Roraima), com a TWM (Sociedade para desenvolvimento comunitário e qualidade ambiental dos Taurepange, wapichana e Macuxi) e com a OPIR(Organização dos professores indígenas de Roraima),além de outros parceiros nacionais e internacionais.
O fortalecimento do Conselho Indígena de Roraima possibilitou maior participação das mulheres indígenas, sendo criada em 1999 a OMIR (Organização das Mulheres Indígenas de Roraima).A organização nas suas várias esferas permite o controle social nas áreas de saúde, por exemplo, com a formação de conselhos locais de saúde.Também proporciona companhamento da escola indígena com educação específica,diferenciada e bilingue.
Os índios encontraram muitas dificuldades em conseguir terras com os colonos que ficam invadindo os seus territórios, e também encontram dificuldades com o desmatamento.
População(censo do estado, população indígena):
cerca de 40 mil indígena vivem em Roraima, segundo os dados do instituto socioanbiental:
Macuxi-16.500 índios
Wapixana-6.500 índios
Ingarikó- 675 índios
Taurepange- 532 índios
Patamona-50 índios
E abaixo da linha do equador, na área da floresta Amazônica, vivem os Wai-Wai, com 2.020 índios, incluindo a população do Pará e do Amazonas. Wamiri Atroari [798, Roraima e Amazonas] e, no sentido Oeste, os ianomami [11.700] e yekuana[462]

Organizações Indígenas no Estado :



- Programa Waimiri Atroari
www.waimiriatroari.org.br
Site do convênio Eletronorte-Funai, referente a ações indigenistas junto aos Waimiri-Atroari (Roraima e Amazonas).
- CIR (Conselho Indígena de Roraima)
www.cir.org.br
Organização indígena roraimense (cir@technet.com.br)
registrada desde 1987. - COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)
www.coiab.com.br
Reúne na sua base política 75 organizações e 165 povos indígenas, dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. COIDI (Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauareté)


Reportagem de Jornal e/ou Revista

RR
Jornal Folha de São Paulo
20/03/2003
Incêndio em area indígena e pior do que o ocorrido em 1998.



RR
Jornal Folha de São Paulo
23/03/2003
Os povos indígenas estao lutando por terras e acabam perdendo a vida em uma área disputada com fazendeiros.



volta para Rondônia


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Tocantins