PROJETO O MUNDO É A MINHA CASA

Turma: Manhã JA1

Professora: Ana Cristina Fagundes

Estagiária: Isônia Hamarstrom

 

APRESENTAÇÃO DO TEMA

 

Neste projeto vamos explorar o assunto em torno do meio ambiente, com o intuito de conscientizar o educando da importância de respeitar e cuidar o meio ambiente e quanto mais cedo às crianças receberem a noção de educação ambiental, mais chances terão de se tornarem adultos conscientes e responsáveis por suas ações. Logo conforme com os Parâmetros curriculares.

 

O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.

 

                 (P.C.N. Meio Ambiente. Brasília; 1997. v 9)

 

 

Justificativa

    

O presente projeto tem como finalidade conscientizar a criança da importância da preservação da natureza, promovendo uma reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: os problemas ambientais, A partir deste tema as crianças irão interagir através de relatos do passeio pelo bairro e Jardim Botânico, chegando ao entendimento do mundo como um todo, composto por diferentes lugares, pessoas, vivenciando situações criadas a fim de desenvolver nelas uma consciência ecológica, utilizando a linguagem oral e escrita para compreender o mundo natural. O presente projeto será focado nos seguintes temas: Matérias recicláveis, plantas, animais, água, e outros seres.

 

Objetivo Geral

     

 

-Conscientizar as crianças sobre a importância dos recursos naturais e de sua conservação.
-Incentivar a mudanças do comportamento rotineiro, em relação ao meio ambiente.
-Conscientizar as crianças sobre a necessidade de manter limpos os locais onde vivemos;
-Estimular interesse pela natureza;
-Desenvolver a criatividade;
-Estimular a linguagem oral;
-Socializar, informações e conhecimentos;
-Identificar os aspectos do bairro, da cidade, da nossa casa (limpeza, plantas, animais.);
-Valorizar o meio ambiente (ar, rios, plantas.);
-Conhecer o modo correto de jogar lixo;

 

Objetivo Especifico

                Possibilitar o desenvolvimento da consciência ecológico, voltado para a compreensão e respeito à natureza. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

 

 

 

Metodologia

    

                Iniciaremos o projeto conversa informal sobre o tema, levantando os conhecimentos prévios dos educados em relação ao assunto, após passeio pela escola explorando todos os ambientes. Também faremos um passeio pelo bairro observando a natureza, visita a um pet shop, mantendo contato com pequenos animais bem como passeio pelo Jardim Botânico. Estaremos lendo textos informativos valorizando atitudes de manutenção e preservação de preservação dos espaços coletivos do meio ambiente.

 

 

Atividades Propostas

Passeio pelo Bairro;

Colocar duas lixeiras na sala: uma para lixo orgânico outro para lixo seco;

Aprender a reciclar;

Coletar com as crianças materiais da natureza para montagem da maquete;

Desenhos;

Recorte e colagem;

Confecção de uma maquete a partir do passeio pelo bairro;

Confecção de uma árvore;

Leituras de textos informativos;

Histórias racionadas ao tema;

Contato com pequenos animais e plantas;

Observação de paisagem local (vegetação, plantas, etc.).

 

 

Avaliações

Será durante todas as atividades propostas, através do interesse individual de cada criança.

 

    

Período

    

Durante um mês.    

 

 

Referências:

 

BRASIL. Secretaria de Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília. 1997. v 9.

 

Veja as fotos desse incrível trabalho!

 

Voltar para Projetos