PROJETO O MUNDO É A MINHA CASA Turma: Manhã JA1 Professora: Ana Cristina Fagundes Estagiária: Isônia Hamarstrom
APRESENTAÇÃO DO TEMA
Neste projeto vamos explorar o assunto em torno do meio ambiente, com o intuito de conscientizar o educando da importância de respeitar e cuidar o meio ambiente e quanto mais cedo às crianças receberem a noção de educação ambiental, mais chances terão de se tornarem adultos conscientes e responsáveis por suas ações. Logo conforme com os Parâmetros curriculares.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.
(P.C.N. Meio Ambiente. Brasília; 1997. v 9)
Justificativa
O presente projeto tem como finalidade conscientizar a criança da importância da preservação da natureza, promovendo uma reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: os problemas ambientais, A partir deste tema as crianças irão interagir através de relatos do passeio pelo bairro e Jardim Botânico, chegando ao entendimento do mundo como um todo, composto por diferentes lugares, pessoas, vivenciando situações criadas a fim de desenvolver nelas uma consciência ecológica, utilizando a linguagem oral e escrita para compreender o mundo natural. O presente projeto será focado nos seguintes temas: Matérias recicláveis, plantas, animais, água, e outros seres.
Objetivo Geral
-Conscientizar as
crianças sobre a importância dos recursos naturais e de sua conservação.
Objetivo Especifico Possibilitar o desenvolvimento da consciência ecológico, voltado para a compreensão e respeito à natureza. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Metodologia
Iniciaremos o projeto conversa informal sobre o tema,
levantando os conhecimentos prévios dos educados em relação ao assunto,
após passeio pela escola explorando todos os ambientes. Também faremos um
passeio pelo bairro observando a natureza, visita a um pet shop, mantendo
contato com pequenos animais bem como passeio pelo Jardim Botânico.
Estaremos lendo textos informativos
valorizando atitudes de manutenção e preservação de preservação dos
espaços coletivos do meio ambiente.
Atividades Propostas Passeio pelo Bairro; Colocar duas lixeiras na sala: uma para lixo orgânico outro para lixo seco; Aprender a reciclar; Coletar com as crianças materiais da natureza para montagem da maquete; Desenhos; Recorte e colagem; Confecção de uma maquete a partir do passeio pelo bairro; Confecção de uma árvore; Leituras de textos informativos; Histórias racionadas ao tema; Contato com pequenos animais e plantas; Observação de paisagem local (vegetação, plantas, etc.).
Avaliações Será durante todas as atividades propostas, através do interesse individual de cada criança.
Período
Durante um mês.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília. 1997. v 9.
Veja as fotos desse incrível trabalho!
|