Planejamento Jardim A

 

Professora : Simoni  Cezimbra  Porto

 

Estagiária :  Protéia (a partir de 18/05/2010)

 

 

                                PROJETO : Natureza  e meio ambiente.

 

 

Objetivo : Favorecer  a observação, a interação , o diálogo , a pesquisa e a construção  de conhecimentos  sobre  si mesmos ( nosso corpo, identidade , de que precisamos para viver e crescer , como devemos  nos  relacionar  com  as outras pessoas) e  sobre a  natureza e o meio  que  nos cerca  buscando a  construção da  noção  de  que o  nosso  planeta  também precisa  de cuidados.

 

 

Justificativa : A necessidade e a obrigatoriedade que a escola tem hoje de trabalhar questões de cuidado  com o meio  ambiente  buscando  a  preservação   de  nosso  planeta  através de questões  referentes a temas como lixo ( reduzir, reciclar, reutilizar ), o uso racional da água, o cuidado com as plantas e os animais (preservação) e sobre como podemos viver de forma saudável e pacífica.

 

O que vamos fazer?

 

Explorar os diferentes  elementos  da  natureza  através  da  interação  direta  ou  indireta observando e respeitando as curiosidades e hipóteses do grupo através de atividades como:

 

Semear e cultivar sementes de  couve, ( rabanete e flores) em  pequenos  vasos  ou  potes explorando e dialogando sobre o que as plantas necessitam para viver (sol,água,terra e ar);

 

Transplantar as mudas de couve para canteiros maiores (de madeira) para que  possam se desenvolver e para que possamos cuidar  e colher;

 

Colher as plantas cultivadas (couve e rabanetes ) explorando como podemos prepará-las para alimentação. Ex: suco de limão com couve, salada de couve, salada de rabanete;

 

Observar em livros e  materiais diversos  os animais  que  vivem embaixo da terra como as minhocas;

 

Observar minhocas em  seu  habitat  natural  e  tentar  montar um “minhocário” dialogando sobre  como as minhocas cuidam  da terra;

 

Passear nos arredores da  escola  observando  como  a  terra está sendo tratada e registrando através  de fotos e desenhos tudo o que vimos sobre a terra (carros, calçadas, árvores,lixo);

 

Dialogar sobre a presença de lixo nas calçadas que circundam a escola buscando levantar hipóteses sobre porque  há  tanto  lixo ali  e sobre o que podemos fazer para melhorar esta situação;

 

Combinar ações como uma caminhada pela comunidade alertando sobre o problema do lixo  nas  ruas e  avaliar a  possibilidade de  realização de  uma “panfletagem ecológica”  (avaliando que tipo de papel usar _ de preferência reciclado_ e que informações e formato este material deve ter para que seja realmente útil e guardado pelo cidadão que o receber).

 

Re-identificar em nossa escola e em  nossa  sala  de  aula  as  lixeiras  de  lixo seco e lixo orgânico  com figuras e as cores geralmente usadas para identificação;

 

Pesquisar com DMLU a possibilidade de coleta seletiva no bairro e se há algum material sobre o assunto para distribuição às crianças e suas famílias;

 

Pintar e desenhar com as cores das plantas, das  flores, da  terra, fazer  tintas com terra e plantas , explorar argila e materiais artísticos diversos;

 

Observar obras de arte que retratam a natureza releituras;

 

Fazer combinações sobre a rotina em nossa sala de aula e o uso coletivo do espaço escolar

(regras do grupo);

 

Estudar sobre como devemos nos cuidar e cuidar de nosso corpo (saúde, higiene,cuidados no trânsito );

 

Visitando o Museu de Ciências Naturais  do Colégio Anchieta, o  Museu  de  Ciências  e Tecnologia da PUC , o Jardim Botânico;

 

Cantar, dançar e explorar músicas como:

 

As sementes do CD Oficininha de Beto Herrmann.

O Índio do CD Oficininha de Beto Herrmann.

Meu Mundo do CD O Bê-á-bá Encantado de Beto Herrmann.

Pomar do CD canções de brincar do grupo Palavra Cantada

 

Explorar histórias como:

 

O grande Rabanete de Tatiane Belinky , Editora Moderna.

A Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida, Editora Ática.

Terra. Pra que serva a Terra? De Anna Claudia Ramos , Editora Dimensão.

Linéia e seu Jardim de Christina Bjõrg e Lena Anderson.Editora Salamandra.

 

 

Como vamos fazer? De que vamos precisar?

 

Terra, potes, sementes, canteiros de madeiras, parceria com a cozinha, máquina fotográfica, livros, Cds, aparelho de som , aparelho de DVD , tintas, canetinhas, giz de cera, papéis diversos, transporte para passeios.

 

Veja as fotos desse incrível trabalho!

 

 

 

Voltar para Projetos