Planejamento Jardim A
Professora : Simoni Cezimbra Porto
Estagiária : Protéia (a partir de 18/05/2010)
PROJETO : Natureza e meio ambiente.
Objetivo : Favorecer a observação, a interação , o diálogo , a pesquisa e a construção de conhecimentos sobre si mesmos ( nosso corpo, identidade , de que precisamos para viver e crescer , como devemos nos relacionar com as outras pessoas) e sobre a natureza e o meio que nos cerca buscando a construção da noção de que o nosso planeta também precisa de cuidados.
Justificativa : A necessidade e a obrigatoriedade que a escola tem hoje de trabalhar questões de cuidado com o meio ambiente buscando a preservação de nosso planeta através de questões referentes a temas como lixo ( reduzir, reciclar, reutilizar ), o uso racional da água, o cuidado com as plantas e os animais (preservação) e sobre como podemos viver de forma saudável e pacífica.
O que vamos fazer?
Explorar os diferentes elementos da natureza através da interação direta ou indireta observando e respeitando as curiosidades e hipóteses do grupo através de atividades como:
Semear e cultivar sementes de couve, ( rabanete e flores) em pequenos vasos ou potes explorando e dialogando sobre o que as plantas necessitam para viver (sol,água,terra e ar);
Transplantar as mudas de couve para canteiros maiores (de madeira) para que possam se desenvolver e para que possamos cuidar e colher;
Colher as plantas cultivadas (couve e rabanetes ) explorando como podemos prepará-las para alimentação. Ex: suco de limão com couve, salada de couve, salada de rabanete;
Observar em livros e materiais diversos os animais que vivem embaixo da terra como as minhocas;
Observar minhocas em seu habitat natural e tentar montar um “minhocário” dialogando sobre como as minhocas cuidam da terra;
Passear nos arredores da escola observando como a terra está sendo tratada e registrando através de fotos e desenhos tudo o que vimos sobre a terra (carros, calçadas, árvores,lixo);
Dialogar sobre a presença de lixo nas calçadas que circundam a escola buscando levantar hipóteses sobre porque há tanto lixo ali e sobre o que podemos fazer para melhorar esta situação;
Combinar ações como uma caminhada pela comunidade alertando sobre o problema do lixo nas ruas e avaliar a possibilidade de realização de uma “panfletagem ecológica” (avaliando que tipo de papel usar _ de preferência reciclado_ e que informações e formato este material deve ter para que seja realmente útil e guardado pelo cidadão que o receber).
Re-identificar em nossa escola e em nossa sala de aula as lixeiras de lixo seco e lixo orgânico com figuras e as cores geralmente usadas para identificação;
Pesquisar com DMLU a possibilidade de coleta seletiva no bairro e se há algum material sobre o assunto para distribuição às crianças e suas famílias;
Pintar e desenhar com as cores das plantas, das flores, da terra, fazer tintas com terra e plantas , explorar argila e materiais artísticos diversos;
Observar obras de arte que retratam a natureza releituras;
Fazer combinações sobre a rotina em nossa sala de aula e o uso coletivo do espaço escolar (regras do grupo);
Estudar sobre como devemos nos cuidar e cuidar de nosso corpo (saúde, higiene,cuidados no trânsito );
Visitando o Museu de Ciências Naturais do Colégio Anchieta, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC , o Jardim Botânico;
Cantar, dançar e explorar músicas como:
As sementes do CD Oficininha de Beto Herrmann. O Índio do CD Oficininha de Beto Herrmann. Meu Mundo do CD O Bê-á-bá Encantado de Beto Herrmann. Pomar do CD canções de brincar do grupo Palavra Cantada
Explorar histórias como:
O grande Rabanete de Tatiane Belinky , Editora Moderna. A Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida, Editora Ática. Terra. Pra que serva a Terra? De Anna Claudia Ramos , Editora Dimensão. Linéia e seu Jardim de Christina Bjõrg e Lena Anderson.Editora Salamandra.
Como vamos fazer? De que vamos precisar?
Terra, potes, sementes, canteiros de madeiras, parceria com a cozinha, máquina fotográfica, livros, Cds, aparelho de som , aparelho de DVD , tintas, canetinhas, giz de cera, papéis diversos, transporte para passeios.
Veja as fotos desse incrível trabalho!
|