Projeto sobre dinossauros Jardim A 1.

 

Projeto:  Dinossauros

Equipe: Simoni Cezimbra Porto e Protéia Mahatma Antea

 

Justificativa: Este projeto surgiu devido as curiosidades demonstradas pelas crianças do grupo de Jardim A 1. Pedro, por exemplo, costuma selecioná-los e classificá-los por tipo e colocá-los um em cada caminha de miniatura ou um em cada letra de plástico. Gabriel, enfileirá-los e brincar fazendo – de -conta que estes estão brigando. Eduardo, perguntar os nomes dos dinossauros e o que eles comem. Bernardo, segurá-los nas mãos e explorá-los. Os dinossauros foram os primeiros brinquedos com que João Pedro interagiu em sala de aula. Em um momento de exploração inicial do livro “Dinossauros: como viviam e por que desapareceram” as crianças espontaneamente tentavam identificar os nomes dos dinossauros de brinquedo que temos em nossa sala. À partir daí, nos organizamos para pensar o que gostaríamos de aprender sobre os dinossauros.

 

Objetivos: Com este projeto pretendemos estudar sobre os dinossauros com o objetivo de aprender junto com as crianças sobre a vida destes fascinantes animais que habitaram a terra há milhões de anos, procurando desafiá-las desenvolver uma noção básica de como podemos realizar pesquisas para aprender e solucionar nossas dúvidas.

Assim, nosso primeiro projeto organizado junto com as crianças começou a ser sistematizado à partir dos seguintes questionamentos:

 

O que gostaríamos de saber sobre os dinossauros?

 

  •  “O que os pteranodontes comem”?

“Eles comem peixes. Eu vi que moram no mar”.

  • “Eu quero saber do Bruno” ( do Dinotrem). (Bernardo)

“Ele é um terrex”. ( Eduardo)

  • “Eles nascem grandão”. (Bernardo e Rafael)
  • “Eles nascem pequenos no ovo”. ( Eduardo)
  • “Comem carne podre e folhas”. (Eduardo)
  • “Eles comem plantas carnívoras”. (Bernardo)
  • “Existe t-rex, pteranodontes”.
  • “Qual é aquele que tem um chifre e um capacete assim?”

“Bioceraptor , eu acho que é!”

  • Qual é o nome daquele negócio para atacar na cauda? Pra atacar os dinossauros!”

Como vamos fazer?

 

Pesquisando em livros, revistas, Internet, jornais e instrumentos de pesquisa diversos sobre os dinossauros.

Registrando através de desenhos, modelagens em argila, modelagens em massa de modelar.

Brincando de encontrar fósseis.

Usando instrumentos de medida para tentar imaginar o tamanho dos dinossauros e o peso.

Registrando nossas descobertas através da escrita (onde a professora atuará como escriba).

Tentando pronunciar os diversos e difíceis nomes dos dinossauros.

Identificando  o nome cada dinossauro de brinquedo que temos na sala de aula e registrando com fotos.

Assistindo a filmes infantis que abordem este tema.

Montando e completando um álbum de figurinhas sobre dinossauros.

O que vamos usar?

Livros da escola:

Saber em ação: Dinossauros. Editora Girassol.

Detetive de fósseis. Tricerátopo. Por Dennis Schatz. Editora FAPI.

Descobertas fantásticas: Dinossauros. Editora Ciranda Cultural.

Dinossauros: como viviam e por que desapareceram. Laurusse Cultural.

Explorando a era dos dinosauros.

DVDs:

Em busca do Vale Encantado: o segredo do Rochedo.

Em busca do Vale Encantado: A Ilha Misteriosa.

O último Dinossauro.

Outros:

Livros, revistas, computador, Internet, impressora, tinta para impressora, papel, argila, massa de modelar Soft, massa de modelar caseira (farinha, óleo, sal, água, vinagre e corante), materiais de sucata, fita métrica, trena.

Porto Alegre, 12 de julho de 2010.

 

Veja as fotos deste incrível Trabalho!

 

 

 

Voltar para Projetos