Projeto sobre dinossauros Jardim A 1.
Projeto: Dinossauros Equipe: Simoni Cezimbra Porto e Protéia Mahatma Antea
Justificativa: Este projeto surgiu devido as curiosidades demonstradas pelas crianças do grupo de Jardim A 1. Pedro, por exemplo, costuma selecioná-los e classificá-los por tipo e colocá-los um em cada caminha de miniatura ou um em cada letra de plástico. Gabriel, enfileirá-los e brincar fazendo – de -conta que estes estão brigando. Eduardo, perguntar os nomes dos dinossauros e o que eles comem. Bernardo, segurá-los nas mãos e explorá-los. Os dinossauros foram os primeiros brinquedos com que João Pedro interagiu em sala de aula. Em um momento de exploração inicial do livro “Dinossauros: como viviam e por que desapareceram” as crianças espontaneamente tentavam identificar os nomes dos dinossauros de brinquedo que temos em nossa sala. À partir daí, nos organizamos para pensar o que gostaríamos de aprender sobre os dinossauros.
Objetivos: Com este projeto pretendemos estudar sobre os dinossauros com o objetivo de aprender junto com as crianças sobre a vida destes fascinantes animais que habitaram a terra há milhões de anos, procurando desafiá-las desenvolver uma noção básica de como podemos realizar pesquisas para aprender e solucionar nossas dúvidas. Assim, nosso primeiro projeto organizado junto com as crianças começou a ser sistematizado à partir dos seguintes questionamentos:
O que gostaríamos de saber sobre os dinossauros?
“Eles comem peixes. Eu vi que moram no mar”.
“Ele é um terrex”. ( Eduardo)
“Bioceraptor , eu acho que é!”
Como vamos fazer?
Pesquisando em livros, revistas, Internet, jornais e instrumentos de pesquisa diversos sobre os dinossauros. Registrando através de desenhos, modelagens em argila, modelagens em massa de modelar. Brincando de encontrar fósseis. Usando instrumentos de medida para tentar imaginar o tamanho dos dinossauros e o peso. Registrando nossas descobertas através da escrita (onde a professora atuará como escriba). Tentando pronunciar os diversos e difíceis nomes dos dinossauros. Identificando o nome cada dinossauro de brinquedo que temos na sala de aula e registrando com fotos. Assistindo a filmes infantis que abordem este tema. Montando e completando um álbum de figurinhas sobre dinossauros. O que vamos usar? Livros da escola: Saber em ação: Dinossauros. Editora Girassol. Detetive de fósseis. Tricerátopo. Por Dennis Schatz. Editora FAPI. Descobertas fantásticas: Dinossauros. Editora Ciranda Cultural. Dinossauros: como viviam e por que desapareceram. Laurusse Cultural. Explorando a era dos dinosauros. DVDs: Em busca do Vale Encantado: o segredo do Rochedo. Em busca do Vale Encantado: A Ilha Misteriosa. O último Dinossauro. Outros: Livros, revistas, computador, Internet, impressora, tinta para impressora, papel, argila, massa de modelar Soft, massa de modelar caseira (farinha, óleo, sal, água, vinagre e corante), materiais de sucata, fita métrica, trena. Porto Alegre, 12 de julho de 2010.
Veja as fotos deste incrível Trabalho!
|