PRINCIPAL

RECURSOS HUMANOS

I CICLO

FOTOS
HISTÓRIA SETORES II CICLO

VÍDEOS

DOCUMENTOS

PARCERIAS

III CICLO

NOTÍCIAS

CONSELHO ESCOLAR

AMBIENTES DA ESCOLA

EJA

SITES INTERESSANTES

EQUIPE DIRETIVA FALE CONOSCO PROJETOS JOGOS PEDAGÓGICOS

Notícias                                                                       

MARIANO NA MÍDIA
FESTA DE NATAL DA ESCOLA
                   No dia 22 de dezembro, a comunidade escolar reuniu-se para a apresentação O Natal do Shrek. As turmas apresentaram músicas, danças, leituras envolvendo o espírito de Natal.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

 

FESTA DE NATAL A10
                  Os alunos das Turmas A11 e A13, crianças do 1.º ano, com 6/7 anos, escreveram cartinhas para o Papai Noel. A professora Fernanda organizou a festa que contou com a ajuda da Direção, de professores, amigos e pessoas da comunidade que fizeram doações para a  festa. O Papai Noel e seus ajudantes fizeram a entrega dos presentes.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 

PROFESSORAS DO MARIANO RECEBEM PRÊMIO 100% ALFABETIZAÇÃO
                  Dia 20 de dezembro, professoras do Rio Grande do Sul receberam o Prêmio 100% Alfabetização. Dessas professoras, duas fazem parte do corpo docente do Mariano: Carla Flores e Suzana Marques.

 

ONZE ALUNOS DO MARIANO SÃO AGRACIADOS COM MEDALHAS ESTADUAIS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
                 REPORTAGEM SITE SMED: Estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2011 receberam medalhas e certificados de participação nesta segunda-feira, 19, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Estiveram presentes, além de professores, pais e alunos, a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski. Ao todo, 40 estudantes foram agraciados por atingirem 1º, 2º ou 3º lugares na Prova Teórica da OBR, que compreendia avaliação realizada simultaneamente em todo o Brasil. Na competição, os alunos são divididos em quatro níveis, de acordo com o ano que cursam. Foram premiados, em todos os níveis, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Mariano Beck, Afonso Guerreiro Lima, Professora Judith Macedo de Araújo, Vereador Martim Aranha, Professor Larry José Ribeiro Alves, Deputado Victor Issler, Chico Mendes, Timbaúva, Saint’ Hilaire, Professor Anísio Teixeira, Governador Ildo Meneghetti e Heitor Villa Lobos.

                     Os alunos do Mariano foram agraciados com 10 medalhas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A REALAÇÃO DOS PREMIADOS

 

MARIANO BECK É VENCEDOR NO CONCURSO ESCOLA DE LEITORES
             O projeto Contar e encantar: uma viagem pela literatura foi um dos vencedores do concurso Escola de Leitores promovido pelo Instituto C&A. A Escoal receberá uma verba de 12 mil reais para dar  continuidade ao projeto, além de formação aos profissionais do Mariano.

SITE DO CONCURSO: http://www.escoladeleitores.org.br/vencedores.pdf

NOTÍCIA NO SITE DA SMED

LER E COMPARTILHAR: VISITA À EMEEF  LYGIA AVERBUCK

Alunos das turmas de C 10 da E.M. E. F. José Mariano Beck  que participam do projeto Ler e Compartilhar visitaram,  neste dia 15 de dezembro,  a E.M.E.E. F.  Lygia Averbuck, dando continuidade às apresentações de leituras de poesias, letras de músicas e pequenas narrativas, que vêm realizando em várias instituições. Além dos números que integram o projeto, coordenado pela professora Miriam L. C. Gusmão, os alunos cantaram duas músicas de natal em Inglês, sob orientação das professoras Cíntia Schreiber e Loiva Cardoso, com acompanhamento ao violão feito pelo professor Lawrence David.  Mais uma vez, como já ocorreu em visitas anteriores, a professora Marta Vidal também acompanhou o grupo e ensinou  os presentes a fazerem bonequinhas abayomi.  Numa perfeita integração, os alunos da Lygia Aberbuck também fizeram apresentações de números musicais e de dança. Foi uma tarde de trocas de conhecimentos, criatividade e afeto.   

                     

 

ALUNOS DA BANDA DO MARIANO EM REUNIÃO DA SMED

             A secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, coordenou reunião com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) nesta quarta-feira, 14, no Clube Veleiros do Sul. Entre diversas apresentações, o grupo de percussão, com 14 alunos que integram o programa Cidade Escola, na EMEF José Mariano Beck, apresentou duas evoluções para desejar um feliz ano novo aos presentes. Em seguida, a secretária Cleci anunciou aos diretores que todos os alunos da RME receberão agenda e kit de material escolar fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Também foi anunciada parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que entregará a cada aluno um livro sobre prevenção e combate do crack. 
Outro dado divulgado se refere ao início do ano letivo de 2012. Para os alunos das EMEIs, que já integraram a RME em 2011, as aulas começam em 6 de fevereiro, e, em 5 de março, para os novos ingressantes. Em todas as outras escolas, as aulas iniciarão em 27 de fevereiro. Segundo Cleci, 97% dos estudantes fizeram  rematrícula, percentual considerado mais do que satisfatório. No encerramento, integrantes da Smed agradeceram o trabalho dos diretores. “Parabéns por tudo o que vocês fazem, pois digam o que disserem, a RME não deixa nada a dever a nenhuma outra rede.”, afirmou Cleci. “Temos muito orgulho de falar da nossa rede, e esperamos contar com todos vocês novamente em 2012”, finalizou.
LEIA NOTÍCIA NA ÍNTEGRA EM: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=148300&DIRECOES+DE+ESCOLAS+REUNEM-SE+NO+CLUBE+VELEIROS

 

SEMANA DA BOM JESUS: OFICINA DE PREVENÇÃO: DSTS, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E SAÚDE DO ADOLESCENTE
                No dia 15 de dezembro aconteceu a oficina de prevenção de DSTS e métodos contraceptivos para a comunidade da Bom Jesus.

    

 

GRUPO DO LEC/UFRGS E ESCOLA LUCIANA DE ABREU VISITA MARIANO
             Um grupo de professores e alunos ligados ao LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS e da Escola Estadual Luciana de Abreu visitaram o Mariano para trocar informações sobre as aulas de Robótica Educacional.

    

 

SEMANA DA BOM JESUS
              De 12 a 18 de dezembro acontece a Semana da Bom Jesus.

Confira a programação: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=148221&INICIAM+AS+ATIVIDADES+DA+SEMANA+MUNICIPAL+DO+BAIRRO+BOM+JESUS

 

ADOTE UM ESCRITOR: LUIS FERNANDO VERISSIMO NO MARIANO
              O escritor Luis Fernando Verissimo visitou a EMEF José Mariano Beck e conversou com alunos e professores dentro do projeto Adote um escritor.

      

 

V CONGRESSO DA CIDADE
      

Alunos de duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Victor Issler e José Mariano Beck, participaram nesta sexta-feira, 9, do 5º Congresso da Cidade, no Centro de Eventos – prédio 40 – da PUCRS. Os jovens expuseram trabalhos, representando os projetos Robótica Educacional e Alunos em Rede, da Assessoria de Informática e Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação (Smed). (fotos)

No estande destinado às escolas, integrantes da Legol, equipe de robótica da José Mariano Beck, mostraram aos visitantes robôs que construíram especialmente para o evento, explicando como funcionam. Entre as realizações, feitas com peças de Lego fornecidas pela Smed ou de sucata encontrada na rua, estavam um robô humanóide, um modelo de Sistema Solar mostrando os movimentos de rotação e translação da Terra, lançadores de pião, robôs escritores e geradores de eletricidade.

Os oito estudantes integrantes da equipe presentes no Congresso, que participam das oficinas de programação e construção de robôs no turno inverso às aulas, de segunda a quarta-feira, também falaram aos presentes sobre o funcionamento do programa. “É também como um reforço nas outras matérias, pois temos aulas de Português, de Inglês, para poder participar dos campeonatos, que exigem apresentação de pesquisas”, afirmou Gabriel Krauss Monteiro, de 14 anos, do 1º ano do 3º ciclo, correspondente à antiga 6ª série. “Nossas pesquisas já trataram de energia, aquecimento global, acessibilidade e, agora, estamos em uma sobre como economizar energia nos Jogos Olímpicos”, contou Douglas do Amaral, de 12 anos, também do 1º ano do 3º ciclo.

A coordenadora da equipe, professora Luciana Chaves Kroth Tadewald, também falou sobre a participação da Legol em campeonatos, como a First Lego League (FLL), na qual obtiveram o 5º lugar e representarão a Smed, ao lado da Lobóticos, da Emef Heitor Villa Lobos, na etapa nacional da competição, a ser realizada em março, em São Paulo. “Sempre participamos com sucesso, e o ganho maior é o de eles terem o desejo, descobrirem que, mesmo sendo de regiões periféricas, também podem fazer coisas dessa complexidade. A maioria das escolas particulares não tem um projeto de robótica como nós temos na Rede Municipal de Ensino (RME)”, informa.

Os integrantes da Legol também aproveitaram a ocasião para entregar um troféu, confeccionado em peças de Lego por todas as equipes de robótica da RME, ao diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, em agradecimento pelo patrocínio da empresa para a participação das equipes na FLL e em outros campeonatos do gênero. “Vocês são os grandes protagonistas que, com dedicação e criatividade, acreditaram no projeto que, certamente, gerou maior conhecimento e noção de vida e de equipe aos alunos das escolas municipais”, afirmou.

Do projeto Alunos em Rede, estavam presentes quatro estudantes da Emef Deputado Victor Issler. O laboratório de rádio, realizado às terças e quintas-feiras, à tarde, tem como objetivo integrar os alunos da instituição, incentivando o debate de questões sobre lixo e drogas. Para o coordenador da rádio, professor Altemir de Oliveira, o principal é “capacitá-los por meio deste veículo, possibilitando oportunidades, melhora na comunicação, conhecimento de outros lugares e aprendizagem de diferentes realidades, para que possam contribuir na própria comunidade”.

Bruna Rocha, de 15 anos, do 9º ano, antiga 8ª série, há dois anos participa da rádio. “Eu estava gritando no corredor da escola, quando fui chamada por um professor para ajudar”, conta Bruna. Ela acredita que o que eles produzem no blog da oficina e nas vinhetas e matérias, que vão ao ar durante o intervalo das aulas, faz diferença no momento em que as pessoas ouvem o que dizem.

Daniela Tavares, de 13 anos, do 7º ano, antiga 6ª série, conta que adquiriu mais confiança e responsabilidade, fazendo com que até mesmo a relação com os professores mudasse. “Eu vejo que há um compromisso maior dos estudantes, eles passam a ser mais exigidos também, e servem de exemplo para os colegas, como multiplicadores de ideias”, completa Altemir.

Também estiveram presentes os alunos responsáveis pelo jornal “Mariano faz a hora”, da José Mariano Beck, além de estudantes da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli.

5º Congresso da Cidade – É uma iniciativa da prefeitura, tendo um Comitê Gestor que reúne mais de 500 entidades não-governamentais, empresas e universidades. Ao longo de 2011, foram definidos motes e metas para o desenvolvimento de todas as regiões. Tais metas envolvem, por exemplo, iniciativas para a geração de emprego e renda, preservação do patrimônio público, criação de áreas de lazer, incentivo à atuação de voluntários e moradores para o cuidado com a cidade e proteção a crianças e adolescentes.

Experiência ocorrida em 1993, 1995, 2000 e 2003, o 5º Congresso da Cidade apresenta inovações em 2011. A principal delas está no processo de elaboração das propostas a partir de debates organizados nos 82 bairros  – um aperfeiçoamento para a ação de democracia participativa representada pelos congressos. Além disso, agregou novas tecnologias ao processo de participação popular.

Com o envolvimento das entidades parceiras, estão em execução projetos para o desenvolvimento da cidade, com cursos de capacitação para empreendedorismo e cooperativismo, oficinas e ações voltadas à preservação do patrimônio e mostras culturais. Após o Congresso da Cidade, os moradores poderão continuar reunidos em comitês de mobilização para tornar realidade os sonhos da cidade.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=148192&ESTUDANTES+PARTICIPAM+DO+5O+CONGRESSO+DA+CIDADE

 

 

 

   PROJETO LER E COMPARTILHAR,  DA E. M. E. F.  JOSÉ MARIANO BECK 

As turmas de C10 da EMEF José Mariano Beck estão desenvolvendo, neste ano de 2011, dentro da disciplina de Língua Portuguesa, um projeto para estimular e aprimorar o hábito de ler e para fazer da leitura uma experiência compartilhada, solidária e prazerosa, promovendo desenvolvimento humano. Coordenado pela professora Miriam Lia Cavalheiro Gusmão, o projeto Ler e Compartilhar já incluiu, além das leituras nas salas de aula da escola, visita, no dia 22 de setembro, à creche comunitária Vovó Belinha, localizada em frente à escola, e, no dia 26 de setembro, visita aos idosos da SPAAN. No dia 29 de novembro, a visita foi ao Lar da Amizade, localizado no bairro Cavalhada. Essa instituição abriga deficientes visuais adultos e é também moradia permanente de alguns idosos carentes e ainda de pessoas com deficiências leves.     

Num trabalho interdisciplinar, o projeto agregou outros professores da escola para prepararem e acompanharem, juntamente com a professora Miriam Gusmão, as apresentações dos alunos no Lar da Amizade. As ideias norteadoras do projeto, de vida compartilhada e solidária, levando, além das leituras, afeto e alegria para quem muito precisa, bem como a época pré-natalina, propiciaram a participação das professoras de Inglês, Loiva Cardoso e Cíntia Schreiber, que prepararam as apresentações das músicas “Jingle Bells” e “Silent Night”. O professor de História e músico Lawrence David  acompanhou os alunos ao violão.  A professora Marta Vidal juntou-se ao grupo para ensinar aos moradores do Lar da Amizade a confecção dos bonequinhos abayomi, com simples nós em pedaços de pano e muita significação humanista. Ainda a professora Magali Dias de Souza colaborou com o evento fazendo a mediação junto a especialistas que colocaram em Braille a “Oração de São Francisco”, uma das leituras feitas pelos alunos do Mariano. Os textos em Braille foram o presente da escola aos moradores do Lar da Amizade.  

 Coordenados pela professora Miriam, os alunos apresentaram a leitura da letra de música “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos, que destaca o valor da fraternidade. Entre as leituras das estrofes, cantaram o refrão. Leram também dois poemas de autores nacionais conhecidos, fazendo uso de efeitos sonoros (barulho de chuva) e olfativos (cheiro de jasmim).  Logo após, leram pequenos poemas, haicais, feitos por eles nas aulas de Língua Portuguesa.  Em seguida, o aluno Douglas do Amaral, da turma C13, leu uma fábula que valoriza os idosos. A “Oração de São Francisco”, lida coletivamente, encerrou as apresentações das leituras.

O projeto Ler e Compartilhar tem ainda uma agenda de visitas e apresentações a cumprir, até o final do ano. Os alunos mostram-se entusiasmados e vêm atestando aprimoramento da competência de leitura, prazer em ler e em compartilhar. A produção textual está inserida num projeto concomitante e interligado, Conhecer e Criar, também coordenado pela professora Miriam Gusmão. A partir do conhecimento de diversos gêneros textuais, os alunos sentem-se à vontade para produzir crônicas, poemas, cartas, comentários críticos, diferentes narrativas e outras modalidades de textos.  Os textos produzidos são reunidos em mini books. 

 Dentro do projeto Ler e Compartilhar inserem-se ainda  idas constantes à biblioteca, presença em feiras do livro, manutenção de um banco de textos curtos, leituras extensivas que geram trabalhos interpretativos e críticos a cada trimestre, e o rodízio de textos junto às famílias dos estudantes. Esse rodízio é instrumentalizado por um caderno em que os familiares escrevem seus comentários sobre o texto lido. Embora priorizando os textos, o projeto também abarca a leitura de imagens, gestos e expressões faciais, o que suscita uma série de atividades  lúdicas.  

 Texto: Miriam Lia Cavalheiro Gusmão

Mais fotos: https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/LERECOMPARTILHAR

SMED: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=147904&PROJETO+DE+LEITURA+INTEGRA+ESTUDANTES+DA+ESCOLA+MARIANO+BECK

 

ESCOLA DE LEITORES

 

A EMEF José Mariano Beck ficou entre as dez finalistas do concurso Escola de Leitores, promovido pelo Instituto C&A. No dia 30 de novembro avaliadoras estiveram toda manhã na Escola, conhecendo os projetos e trabalhos desenvolvidos, conversando com professsores e alunos e verificando o espaço físico.

O concurso Escola de Leitores está vinculado ao programa Prazer em Ler e contemplará cinco escolas municipais com uma verba de 12 mil reais para o desenvolvimento do projeto, além de formação e acompanhamento técnico.

Os resulatdos finais serão anunciados na segunda quinzena de dezembro.

LEIA MAIS EM: http://www.escoladeleitores.org.br/

 

Escola Mariano Beck inaugura quadras esportivas

Notícia no site da SMED:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=147668&ESCOLA+MARIANO+BECK+INAUGURA+QUADRAS+ESPORTIVASA Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck (avenida Joaquim Porto Villanova, 135, Jardim Carvalho) inaugura neste sábado, 26, às 10h, duas novas quadras esportivas. O evento terá as presenças do prefeito José Fortunati, da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, além de alunos, professores, funcionários e lideranças da comunidade.
Para festejar as duas novas quadras (uma das quais coberta), estudantes do grupo de dança e música do programa Escola Aberta farão uma apresentação, seguida de conversa com o ex-jogador do Internacional e técnico de futebol Argel, que falará à gurizada sobre a importância dos estudos e sobre a dedicação aos esportes.
Após, ele dará o pontapé de início do torneio de futsal, informa Alba dos Santos Pereira Bica, diretora da escola, ao lembrar que, antes das duas quadras, em dias de chuva, era difícil o deslocamento dos alunos e que, agora, contam com novas alternativas. A professora avalia que estes novos espaços poderão também abrigar reuniões e exposições.
As obras, incluindo as duas quadras e gradil, totalizaram investimento de R$ 590 mil, sob responsabilidade da empresa MFHP Engenharia Ltda.

FOTOS: https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/INAUGURACAODASQUADRASDEESPORTE


BOLSAS CNPq PARA ROBÓTICA
Dia 10 de novembro foram divulgados os resultados da Mostra Nacional de Robótica. A Equipe Legol  (representada pelo aluno Douglas do Amaral) foi contemplada com uma bolsa do CNPq para dar prosseguimento ao projeto JOGOLIMPO em 2012.

http://www.mnr.org.br/download/Bolsas%20ICJ%20MNR%202011.pdf

 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE  
As turmas do Mariano circularam pela Feira do Livro de Porto Alegre, visitando as bancas, conversando com diversos autores (Autor no Palco) e realizando apresentações (Sala de Aula do Futuro).

ADOTE UM ESCRITOR: LENICE GOMES
A autora Lenice Gomes esteve no Mariano no dia 8 de novembro.

 

VÔLEI NA FINAL
 Escola Mariano Beck na final do vôlei mirim do campeonato escolar municipal!

ROBÓTICA CLASSIFICADA PARA ETAPA NACIONAL

 

        

Sexta-feira, 28, e sábado, 29, equipes de robótica de escolas da rede municipal obtiveram bons resultados na First Lego League (FLL), evento realizado junto à Mostra de Ciência e Tecnologia, organizada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Entre as 22 equipes participantes, sendo 15 de escolas municipais, a grande vencedora foi a Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa Lobos, com o 1º lugar geral.

Outras equipes premiadas foram a Legol, da EMEF José Mariano Beck, que ficou em 5º lugar; a Pepita, da EMEF Pepita de Leão, que recebeu o prêmio especial dos jurados; e a Robonerds, da EMEF Professora Ana Íris do Amaral, com o prêmio de Melhor Equipe. Com as colocações obtidas, a Lobóticos e a Legol também garantiram vaga para representar o estado na etapa nacional do torneio, marcada para março de 2012.

Anualmente, a FLL lança um tema para que os estudantes possam investigá-lo e resolver problemas relacionados a ele. No torneio deste ano, o desafio das equipes era explorar o mundo moderno da Engenharia Biomédica, descobrindo maneiras inovadoras para reparar lesões, superar predisposições genéticas e maximizar o potencial do corpo.

Os alunos tiveram que realizar um trabalho de pesquisa, além de participarem da competição de robôs, na qual tinham que programar seus equipamentos para que pudessem cumprir missões preestabelecidas. Os times foram avaliados pelos juízes em quesitos como o algoritmo desenvolvido na programação do robô, a qualidade do trabalho em equipe realizado pelo time e a interação com o público em geral.

Ao todo, 113 estudantes da RME participaram da competição, organizada pela FIRST, sigla em inglês que significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia”, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas inovadores com ênfase em matemática, ciência e tecnologia para jovens.

Além das já citadas, também participaram das atividades estudantes das seguintes EMEFs: Afonso Guerreiro Lima, Chico Mendes, Deputado Victor Issler, Dolores Alcaraz Caldas, Governador Ildo Meneghetti, Leocádia Felizardo Prestes, Nossa Senhora de Fátima, Presidente João Belchior Marques Goulart, Professor Larry José Ribeiro Alves, Professora Judith Macedo de Araújo, Saint’ Hilaire e Timbaúva.

Patrocinaram a participação dos estudantes municipais a Procempa, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e o escritório Paulo Meine Morais Advocacia e Consultoria.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?p_noticia=146854

MAIS FOTOS:  http://equipelegol.blogspot.com/

 

SALÃO UFRGS JOVEM 2011 - 3 PRÊMIOS PARA O MARIANO
            No dia 7 de outubro, os alunos da Escola receberam o prêmio de DESTAQUE e de MENÇÃO HONROSA no Salão UFRGS Jovem com os trabalhos JOGOLIMPO, LER, CRIAR E TRANSFORMAR: JORNAL MARIANO FAZ A HORA e O CULTIVO SUSTENTÁVEL NA "CABEÇA DAS CRIANÇAS" E OS JOGOS ELETRÔNICOS: UMA "MISTURA LEGAL" NO LIAU respectivamente. O Mariano participa do Salão há 4 anos, sendo que em todas as edições  recebeu  prêmios de DESTAQUE e/ou MENÇÃO HONROSA , acumulando  9 prêmios no período.

 

 PONTILHISMO
Pontilhismo

Ao propor uma atividade aos meus alunos, minha preocupação é inspirar a produção de pintura, desenho e técnicas de expressão artística, de uma forma simples, divertida e com responsabilidade. Trabalho com técnicas específicas como com materiais que eles possuem em casa e materiais fáceis de conseguir na sua comunidade e de baixo custo. Não procuro uma obra-prima, e sim a satisfação do aluno enquanto produz seu trabalho.Quem brinca fazendo suas próprias tentativas encontra sempre seus caminhos para seguir adiante. O importante é divertir-se, respeitando seus colegas, o professor e a si mesmo.
E esta é uma pequena ajuda que eu estou disposta a oferecer ao meu aluno. Nesta pequena mostra dos alunos, exposta na nossa escola, EMEF. José Mariano Beck, foi proposta a Técnica do “Pontilhismo”.
O Pontilhismo (também designado por divisionismo), é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem). Especificando um pouco mais, esta técnica baseia-se na lei das cores complementares. Obteve seu auge no avanço científico no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Esta técnica tem suas raízes na França, tendo os artistas Georges Seurat e Paul Signac como seus máximos impulsionadores. No Brasil, diversos artistas empregaram os procedimentos divisionistas, em suas paisagens e pinturas decorativa, como: Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chamberlland, Artur Timóteo da Costa, Guttmann Bicho. Podemos observar esta técnica de pintura no painel central do teto do foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, empregada pelo artista Eliseu Visconti.

TEXTO: Profª. Mildred Esteves de Macedo Haeser - Arte-Educação- 2011

 FOTOS
 

SALÃO UFRGS JOVEM

                      PELO 4º ANO CONSECUTIVO, A EMEF JOSÉ MARIANO BECK PARTICIPOU DO SALÃO UFRGS JOVEM, APRESENTANDO OS SEGUINTES TRABALHOS:

LEITURAS COM RIMAS - TURMA B13 -  PROFª FÁTIMA

 LER, CRIAR E TRANSFORMAR: JORNAL MARIANO FAZ A HORA - LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM - PROFª CLAUDIA

JOGOLIMPO - ROBÓTICA EDUCACIONAL - PROFª LUCIANA

O CULTIVO SUSTENTÁVEL NA "CABEÇA DAS CRIANÇAS" E OS JOGOS ELETRÔNICOS: UMA "MISTURA LEGAL" NO LIAU

LIAU- PROFª MICHELE

 

CAMINHADA ECOLÓGICA NA VILA PINTO
            Alunos, professores, familiares e lideranças da Vila Pinto participaram de uma caminhada ecológica pelas ruas da Vila. Na atividade, foram exibidos cartazes, adereços sobre cuidados com a natureza. Esse ano, a escola desenvolveu estudos sobre as questões ambientais.

              

FOTOS:  https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/Momentos2011

 

EQUIPE LEGOL EM MINAS
           Dia 20 de setembro, a Equipe Legol embarcou para Minas Gerais para apresentar o trabalho JOGOLIMPO na Mostra Nacional de Robótica. Também estavam presentes as equipes Lobóticos, Guerreiros e Ildobótica da rede municipal de Porto Alegre. A PROCEMPA patrocinou a ida da equipe até o evento. Além de apresentar o projeto, o grupo teve a oportunidade de conhecer as cidades históricas de São João del Rei e Tiradentes e de saborear a comida típica mineira.

          

 FOTOS EM:

https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/RoboticaDoMariano

 

TRABALHO DA EQUIPE LEGOL SELECIONADO EM MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA

        

             Os alunos de Robótica Educacional estão construindo jogos digitais sobre a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). O projeto denomina-se JOGOIMPO. Tal trabalho foi selecionado para ser apresentado na Mostra Nacional de Robótica, em São João del Rei, em Minas Gerais. O trabalho concorre ainda a uma bolsa de estudos do CNPq. Abaixo a carta convite:

Prezado(s) autor(es),

Seu trabalho intitulado JOGO LIMPO segue em processo de avaliação para possível publicação on-line e/ou nos anais da I Mostra Nacional de Robótica. Sentimo-nos honrados com a sua submissão.

Após uma pré-seleção realizada pela comissão avaliadora que teve por objetivo identificar os trabalhos de destaque em todas as modalidades do ensino fundamental, médio e técnico, gostaríamos de convidar os autores deste trabalho para que considerem realizar uma apresentação do mesmo na versão presencial da mostra, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2011 em São João del Rei, MG, juntamente com a Competição Brasileira de Robótica (CBR), finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI).

Informamos ainda que a análise do trabalho submetido prosseguirá normalmente, e que o trabalho continua concorrendo às premiações da MNR, dentre elas, por exemplo, as 48 bolsas de Iniciação Científica JR CNPq.

Atenciosamente,

Comissão organizadora da MNR.


 

FUNDAÇÕES COLABORAM COM A ROBÓTICA DO MARIANO
                      As associações (ATCEEE, UNIPROCEEE, AFCEEE e AECEEE estão patrocinando a Equipe de Robótica Legol, colaborando com doações para a inscrição no Campeonato de Robótica da Lego que acontecerá em outubro de 2011.

 

ALUNOS VISITAM O DMLU
                      Preocupados com o meio ambiente, alunos do Mariano estão visitando diversas instituições responsáveis pelo gerenciamento da água, do lixo, etc. No mês de agosto, as turmas visitaram o DMLU.

 

CONFIRA OS RESULTADOS DA OBR 2011
                      Foi divulgado o quadro de classificação dos alunos participantes da OBR Prova Teórica 2011.

Confira em: http://equipelegol.blogspot.com/2011/08/resultados-prova-teorica-obr-2011_24.html

 

FEIRA DO LIVRO 2011
                         Dia 20 de agosto aconteceu a Feira do Livro do Mariano. Além da comercialização de livros, teve contação de histórias, produção de jornal, a participação do patrono Kalunga, exposição de livros produzidos pelos alunos da Escola.

                           Os alunos da Escola produziram um livro para presentear o escritor Kalunga:

 

https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/KALUNGA#5641980134655389058

 

19 TURMAS DO MARIANO PARTICIPAM DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
                      Dia 12 de agosto, os alunos inscritos na OBR 2011 realizaram as provas teóricas.

Confira a notícia na página da SMED com fotos dos alunos do Mariano:

 http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=144376&ALUNOS+PARTICIPAM+DA+OLIMPIADA+BRASILEIRA+DE+ROBOTICA

Mais fotos:  http://equipelegol.blogspot.com/2011/08/provas-teoricas-obr-2011.html

 

KALUNGA VISITA O MARIANO
                         Antes da Feira do Livro (20 de agosto), o escritor Kalunga conversou com as turmas do I e II Ciclos sobre sua obra. Também cantou com as crianças.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NEUROCIÊNCIAS
                     Dia 13 de agosto o corpo docente do Mariano participou de um encontro com a psicopedagoga Andréia Gonçalves, graduada  em Educação Especial PUCRS  e especialista em Estimulação Precoce e  Psicopedagogia PUCRS. Nesta formação foram abordados aspectos da aprendizagem relacionada a neurociências. O encontro deu prosseguimento aos estudos iniciados na Formação da Regional Leste/SMED que ocorreu em julho.

                     Durante o encontro, a palestrante projetou dois vídeos para reflexão:

                           

Leia mais:

http://formacoes2011smed.blogspot.com/2011/05/o-contexto-das-diferentes-aprendizagens_5046.html

http://aolestedeportoalegre.blogspot.com/2011/07/formacao-regional.html

andreia@qualifique.com

 

SIMULADO  PARA OBR 2011
                     No dia 12 de agosto, 19 turmas da EMEF José Mariano Beck participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), prova teórica.

                     Nesta semana (01 a 05) estarão resolvendo questões de provas dos anos anteriores (simuladas), buscando qualificar a participação no evento.

PROVAS E GABARITOS EDIÇÕES ANTERIORES: http://www.obr.org.br/provas.html

 

MARIANO É NOTÍCIA NO CORREIO DO POVO

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=305&Caderno=0&Noticia=321690

 

TORNEIO DE TÊNIS

                 Vários alunos do Mariano participam do Projeto de tênis desenvolvido em parceria com a PUC e com a Fundação Tênis.

                     Confira a notícia:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=143699&TORNEIO+ROLANDO+GARRA+MOBILIZA+ESTUDANTES

 

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
                     Durante o dia 9 de julho aconteceu na UNISINOS a Olimpíada Brasileira de Robótica. Alunos do Mariano participaram com 2 equipes.

      

BRECHÓ DA PUC
                    Dia 9 de julho, estudantes  da PUC organizaram um Brechó no Mariano. Desde cedo havia fila de pessoas da comunidade aguardando o evento.
TOCAIA
                     Dia 2 de julho, durante a tarde, ocorreu a apresentação da peça teatral Tocaia.

                   O espetáculo de rua acontece em diversos pontos da capital, e inspira-se no universo regionalista, especialmente, nos contadores de causos do interior do Brasil, nos autores de literatura de cordel, nos repentistas e trovadores da música popular. Esses narradores contam as suas estórias emitindo opiniões, conceitos e preconceitos sobre o mundo em que vivem. Este é o ponto de partida para a encenação que simula a contação de um causo no qual três atores relatam e representam um crime de sangue. A atuação tem um tom anedótico, fabular, alternando comentários e narrações, diretamente dirigidos à plateia, de forma predominantemente farsesca. FONTE: http://guiadecidades.terra.com.br/pe/arte-e-cultura-teatro-tocaia-en-porto-alegre

 

  TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
                   Dia 2 de julho a profª Magali coordenou a formação de professores que refletiu sobre a inclusão apoiada em recursos de tecnologia acessível.
VISITA AO DMAE
                 As turmas A31, B23, A14 e A33 visitaram o DMAE para saber como a água é tratada. Também tiveram oportunidade de refletir sobre questões ambientais envolvendo a água.

                     

 

FESTA JUNINA
               Dia 11 de junho aconteceu a tradicional Festa Junina do Mariano.

              

 

FESTA JUNINA NA INTERNET

               Notícias da Festa Junina do Mariano:

http://www.jornaldacapital.com.br/2011/noticias/noticias_detalhes.php?idn=1395 

http://fattosefottos.blogspot.com/2011/06/festas-juninas-levam-brincadeiras-as.html

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - TERRITÓRIOS NEGROS
             Buscando qualificar o trabalho pedagógico, os professores da Escola participaram da formação Territórios Negros: afro-brasileiros em Porto Alegre. A formação ocorreu em um ônibus que percorre as regiões da cidade nas quais os negros marcaram presença.

https://picasaweb.google.com/104401864127033007462/Reunioes2011#5614921098122490962 (MAIS FOTOS).

 

FEIRA DA SAÚDE
             Dia 21 de maio aconteceu a Feira da Saúde na EMEF José Mariano Beck. Participaram deste momento  a comunidade do Bairro Bom Jesus, profissionais da Escola, alunos e professores da UFCSPA. A Feira é organizada pelo Rotary Club Leste em parceria com a Escola.

            Na edição deste ano, o Prefeito Fortunati, a primeira dama Regina Becker e secretários também prestigiaram a Feira. Durante o evento, os alunos melhores classificados na OBR 2010 (Olimpíada Brasileira de Robótica) receberam as medalhas.     

Veja mais:

- FOTOS

-  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?p_noticia=141530

- http://www.ufcspa.edu.br/index.php/imprensa/ultimas-noticias/887-feira-de-saude-da-ufcspa-acontecera-neste-sabado-21

- http://equipelegol.blogspot.com/

 

MUTIRÃO
                   No dia 14 de maio, a comunidade escolar reuniu-se para um mutirão de limpeza e revitalização de alguns espaços da Escola.
MARIANO BECK QUER SENSIBILIZAR  OS ALUNOS A PLANTAR E A SER SUSTENTÁVEL
                O vereador Adeli Sell (PT) e a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck (av. Joaquim Porto Villanova, 135, Jardim Carvalho) procuraram a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, para propor uma parceria. A Instituição quer criar um projeto de educação ambiental que ensine os alunos a cultivar hortas comunitárias e preservar a natureza.
               Segundo a diretora, Alba Pereira Bica, a idéia é angariar apoio, também, da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), através do Centro Agrícola Demonstrativo, que pode oferecer orientação técnica, mudas, sementes e cursos de capacitação aos alunos. Adeli foi além e sugeriu ampliar essa parceria com o DMLU, que poderia oferecer a compostagem, que seria utilizado como adubo para as hortas.  "A instituição pode receber também equipamentos como canos e mangueiras para a implantação do sistema de gotejamento", disse o parlamentar, explicando que essa tecnologia, ao aproveitar a água da chuva, faz uma irrigação econômica. A inovação, já desenvolvida em outras escolas de Porto Alegre, significa economia de água e o despertar de uma consciência mais ecológica nos estudantes.
                A secretária garantiu ter interesse em ajudar na criação das hortas comunitárias e disse que irá promover a integração entre as entidades parceiras da Smed e a Escola Mariano Beck.

FONTE: http://blogdoadeli.blogspot.com/2011/05/escola-mariano-beck-quer-ensinar-alunos.html

 

I FEIRA DO LIVRO DA EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
                  Dia 16 de abril, professores e alunos do Mariano realizaram uma caminhada pela comunidade e visitaram a EMEF Nossa Senhora de Fátima, prestigiando a I Feira do Livro da escola vizinha.

VER NOTÍCIA SITE SMED

 

RUALDO - FORMAÇÃO
                 Dia 9 de abril, os professores da Escola estiveram reunidos para conversar com o profº Rualdo Menegat (UFRGS) sobre o meio ambiente. Esta formação é uma das etapas da implantação do LIAU no Mariano.

  

 

LIAU
                Na reunião pedagógica do dia 7 de abril, a profª Rosa da SMED apresentou o LIAU ( Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano) aos professores.

 

ALUNOS RECEBEM KIT DE MATERIAL ESCOLAR
               Os alunos da Escola estão recebendo os kits de materiais escolares. Além da sacola, ganharam caderno, lápis, borracha, régua, cola, tesoura, apontador e pasta.

    

 

CONTADORES DE HISTÓRIA
             Dia 31 de março a professora Caren organizou a primeira reunião dos Contadores de História da Biblioteca Recanto do Pensamento.

                   

ANIVERSÁRIO: MARIANO 19 ANOS 

            Dia 26 de março a nossa escola comemorou 19 anos. A festa começou com um coquetel para autoridades, lideranças comunitárias e professores. logo a seguir, a diretora Alba fez a abertura da comemoração no pátio da Escola. A professora Lorayne comandou o Jamboree: a atividade foi colorida, contagiante, festiva, organizada, simplesmente M A R A V I L H O S A!!! Depois de muita alegria, os alunos cantaram parabéns para Escola e comeram um delicioso bolo preparado pela equipe da nutrição. A festa foi um sucesso! Parabéns Mariano!!!

FOTOS

 

 ROBÓTICA 2011
             No dia 26 de março a professora Luciana realizou a organização das turmas da Robótica 2011. Este ano com mais vagas, podendo contemplar todos os interessados em aprender mais sobre ciências e tecnologia.
 

MASCOTE ESCOLHIDO: GIRAFA DA PAZ

                 Professores, funcionários e pais participaram da votação da Mascote da Escola. Construída com sucata, a  Girafa da Paz foi eleita  para representar a Escola, simbolizando o amor, pois as girafas têm um coração enorme (palavras da turma A23, professora Dorana).

        

PPP

        Também no dia 19 de março os professores do Mariano estiveram trabalhando na elaboração do PPP (Plano Político Pedagógico) da Escola.

         

 

ASSEMBLEIA DE PAIS

                Dia 19 de março ocorreu a Assembleia de Pais que aprovou  o Calendário Escolar 2011 (clique aqui para conferir). Também foram realizadas combinações entre a Equipe Diretiva e a comunidade sobre questões de organização da Escola no dia a dia.

       

 

BRECHÓ

                Aconteceu mais uma edição do Brechó na Escola, buscando arrecadar fundos para atender aos alunos e a comunidade.

  

 

Dois caminhos, uma escolha

        Buscando resolver os conflitos na Escola, o Mariano Beck estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana para desenvolver o projeto Dois Caminhos, uma escolha.  Durante a reunião pedagógica do dia 17 de março, representantes da Secretaria apresentaram aos professores as ações que serão desenvolvidas durante o  projeto com alunos de B30 e III Ciclo: palestras, trabalho pedagógico e fortalecimento das regras de convivência.

    

 

Vereador Adeli Sell visita a Escola

       Dia 17 de março o vereador Adeli Sell visitou a Escola a convite da líder comunitária Jurema. O vereador conversou com a diretora Alba, a vice diretora Aldanir, a professora Luciana e com os alguns alunos da Robótica para conhecer as demandas referentes à falta de acessibilidade dos prédios da Escola. Também foram apresentados projetos para o cuidado com o meio ambiente do espaço escolar e da Vila Pinto. Neste encontro ficou combinado que Adeli ajudará a divulgar as necessidades da comunidade.

 

GEEMPA  (MARÇO 2011)

                  As professoras das turmas de alfabetização do Mariano participam nos dias 17, 18, 19, 20 e  21 de março de capacitação organizada pelo GEEMPA.  A SMED oferece a formação gratuitamente a todos os   professores municipais do I Ciclo  que tiverem interesse em aderir à proposta.                

     Dia 19 de março, o alunos de A10 (1º ano) participaram do Curso. As crianças foram colaboraram, realizando uma aula entrevista com os cursistas. A aula entrevista consiste em uma testagem realizada pelas professoras para diagnosticar em que nível do processo de alfabetização a criança encontra-se. Tal diagnóstico e imprescindível para o planejamento adequado das atividades que serão propostas ao longo do ano.

 Clique aqui e confira notícia no site da SMED.

 

Escolha da mascote da Escola (MARÇO 2011)

          

CONCURSO “MASCOTE DA ESCOLA”

 

          Convidamos os alunos da Escola para participar do concurso que escolherá a nossa Mascote.

          Cada turma poderá apresentar 01 (um) trabalho (folha em anexo).

         A Mascote poderá ter a forma que a criatividade permitir (pessoa, animal, E.T...).Soltem a imaginação!

         A eleição acontecerá no dia 19/03, sábado, durante a Assembléia Geral. Pais, funcionários e professores votam.

         No aniversário da Escola, 26/03, será realizada a premiação para a turma que tiver seu trabalho eleito.

         Lembrem-se de escolher um nome!

         Data limite para entrega de trabalhos: 18/03.

          Entregar para: Professora Lorayne.

 

Início das aulas (FEVEREIRO 2011)

           Dia 28 de fevereiro as aulas reiniciaram na Escola.

       

Comunidade reunida  (FEVEREIRO 2011)

           Dia 21 de fevereiro as lideranças da Vila Pinto reuniram-se na Escola para traçar, em conjunto com a direção, alternativas para preservação do espaço escolar nos finais de semana.

           

Capacitação de Equipes Diretivas (JANEIRO 2011)

           De 10  a 14 de janeiro as equipes diretivas das escolas municipais de Porto Alegre participaram de de uma capacitação promovida pela SMED. Encerrando o encontro de diretores, as professoras Magali e Luciana relataram o trabalho de parceria realizado entre a SIR e a sala de aula no ano de 2010.

Projeto Lendo e escrevendo nas férias (JANEIRO 2011)

        De 31 de janeiro a 24 de fevereiro, a profª Tuaní de Moares realizou um projeto de férias para alfabetizar um grupo de alunos. O projeto aconteceu todas as manhãs das 9h às 12h, com a metodologia pós-construtivista (GEEMPA).

   

 

Reformas (JANEIRO 2011)

         As quadras da Escola estão passando por reformas.

OLTAR