ARTIGO ENVIADO À MNR(VIDEOLIMPO) | |
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Nos tempos atuais há muito uso de
energia para produzir inúmeros produtos e para movimentar as
coisas. Porém, muitas energias causam a poluição do planeta Terra. Sendo assim,
as pessoas precisam aprender a
reutilizar os materiais, reciclando-os para ajudar a preservar o meio ambiente. Para preparar os alunos da EMEF José Mariano Beck e demais escolas da Prefeitura
de Porto Alegre, a Secretaria de Educação organizou a
aplicação de provas simuladas com questões impressas de anos anteriores. Ao imprimirmos outras provas da OBR (anos
anteriores) para fazermos simulações,
nós, alunos de Robótica Educacional, percebemos que havia um grande número de
cópias de folhas (para cada
prova mais ao menos 9 páginas). Em 2011 tinhamos 591 alunos da nossa Escola inscritos
e se fossem realizar a prova simulada, teríamos que imprimir 5319 cópias. Também descobrimos que para produzir 1
tonelada de papel necessita-se de 2 a 3 toneladas de árvores. E para branquear o
papel usa-se o dióxido de cloro que produz dioxinas. As dioxinas são
cancerígenas e permanecem nos efluentes, contaminando o solo e a água. Dessa
forma, animais e plantas que são consumidos pelos homens na sua alimentação são
contaminados. Preocupados com o
cuidado com o meio ambiente e com o corpo humano, resolvemos construir jogos digitais com as questões
dos anos anteriores da OBR
e publicar no site da Escola. A construção dos jogos acontece a partir de "problemas" (as questões da OBR). Precisamos estudar a questão, entender o conteúdo e depois montar o jogo. Os jogos foram construídos com o programa EDILIM. Assim, nos próximos anos, alunos da nossa
Escola e de diferentes escolas do Brasil poderão resolver as provas, aprendendo
mais sobre português, matemática, ciências, inglês, robótica, etc e preparar-se
para o momento de resolver as questões da OBR sem gastar com a impressão das
provas reduzindo o impacto ambiental. Este projeto recebeu uma bolsa de pesquisa do
CNPq em 2012 e sete em 2013 para que fosse aprimorado. Na busca pela acessibilidade do material, foram realizadas audiodescrições do jogos. Além disso, ainda em construção, os alunos da EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick estão realizando a tradução em Libras das propostas. Foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica (São João Del Rei/2011), Salão UFRGS Jovem (2011 e 2012), Desafio Marista (2011), FLL Body Forward (São Leopoldo/2011), Fórum Social Temático (Porto Alegre 2012), FLL
Food Factor (São Paulo 2012) e DECOR (Alvorada/2012), Mostra Nacional de Robótica (Fortaleza/2012 e 2013) e SMED Porto Alegre (2012). Em 2013, estamos participando do projeto Drone, coordenado pela profª Maria Inês (LEC/UFRGS). A partir de questões relacionadas à Copa e dispositivos robóticos, estamos investigando o uso de drones em jogos de futebol. A pesquisa é realizada com apoio de ferramentas tecnológicas (computadores, dispositivos móveis). |
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O objetivo do projeto Videolimpo é o de produzir vídeos explicativos (explicitando os conceitos abordados e não simplesmente reproduzir o "texto") sobre o conteúdo de cada questão das provas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), totalizando 210 vídeos tutoriais. Durante testes do projeto Jogolimpo, percebemos que muitas pessoas não entendem o conteúdo das questões da OBR, inclusive os alunos da nossa escola e nós. Isso pode ser comprovado através das médias das provas da OBR e os índices do IDEB. Para produzir os vídeos, teremos que estudar, pesquisar e entender cada questão para propor uma cena explicativa. Depois, filmaremos, editaremos e colocaremos na página da escola, http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/mariano/jogolimpotabela.htm. Nossa hipótese é que ao trabalhar com as questões da OBR que estão baseadas nas matrizes curriculares do MEC, aprenderemos mais. Para comprovar essa hipótese, vamos comparar nossas médias de 2010, 2011 e 2012 nas provas da OBR com os resultados de 2013. |
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Autores Adilson de Lima Linhares Junior (bolsista CNPq em 2013): 2012-2014 Anthony dos Santos Gonçalves (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Brayan Argraden da Rosa Costa (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Anderson Gonçalves: 2011 Carine de Souza: 2011 Carmem Elvira da Silva (bolsista CNPq em 2013): 2012/2013 Carolina Bergmann: 2011 Cassiane Lorentz: 2014 Daphini Tamires Ribeirro Nogueira (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Daniel Luciano Dedeco Monteiro: 2011 Daniel William Finamor Linhares (bolsista CNPq em 2013): 2013 Douglas do Amaral (bolsista CNPq em 2012 e 2013): 2011-2013 Eduardo Lettiere: 2013 Euller Luis Alves: 2013 Ellen dos Santos Camargo: 2011 Fernando da Silva: 2013 Gabriel Krauss Monteiro (bolsista CNPq em 2013): 2011-2013 Gabriel Marques Paulus: 2012 Gustavo Filipi Lopes Machado (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Hildebrando Dedeco: 2012 Jeferson Gabriel de Castro: 2013 Joice Trisch: 2013 Laís Guedes: 2013-2014 Laura Gonçalves (bolsista CNPq em 2013): 2013 Leonardo Estevão: 2013 Leonardo Lorentz: 2014 Lindomar Nunes Filgueiras: 2011 Luana Medeiros: 2013 Lucas Eduardo Ferreira Antunes: 2011 Matheus Acosta do Amaral (bolsista CNPq em 2013): 2012-2014 Marcos William Rodrigues Rosalino: 2011 Mauricio Soares Fernandes (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Miguel Krauss Monteiro (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Naiara Argradem da Rosa: 2011 Pablo Dias: 2012 Paola Micaela Dutra da Silva (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016 Rafael Marques Paulus: 2012 Renan Camargo: 2014 Renata Nathália da Rosa Machado: 2011 Ricardo Gonçalves: 2013 Suliane Gusmão: 2012 William Lorentz: 2014
Orientação geral: Profª Luciana Tadewald Alunos da EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (2013): Lucas Labatut, Kellen Tasca, Alessandro Braga, Denner Alves Sabino, Gabriela Mitie Sugiura, Everton Orientação na EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick: Profª Ariadne Leal Wetmann , Profª Janaína Aparecida dos Santos e Ana Luiza Paganelli Caldas |