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ARTIGO ENVIADO À MNR(JOGOLIMPO)
ARTIGO ENVIADO À MNR(VIDEOLIMPO)
Nos tempos atuais há muito uso de energia para produzir inúmeros produtos e para movimentar as coisas. Porém, muitas energias causam a poluição do planeta Terra. Sendo assim, as pessoas precisam aprender a reutilizar os materiais, reciclando-os para ajudar a preservar o meio ambiente. Para preparar os alunos da EMEF José Mariano Beck e demais escolas da Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria de Educação organizou a aplicação de provas simuladas com questões impressas de anos anteriores. Ao imprimirmos outras provas da OBR (anos anteriores) para fazermos simulações, nós, alunos de Robótica Educacional, percebemos que havia um grande número de cópias de folhas (para cada prova mais ao menos 9 páginas). Em 2011 tinhamos 591 alunos da nossa Escola inscritos e se fossem realizar a prova simulada, teríamos que imprimir 5319 cópias. Também descobrimos que para produzir 1 tonelada de papel necessita-se de 2 a 3 toneladas de árvores. E para branquear o papel usa-se o dióxido de cloro que produz dioxinas. As dioxinas são cancerígenas e permanecem nos efluentes, contaminando o solo e a água. Dessa forma, animais e plantas que são consumidos pelos homens na sua alimentação são contaminados. Preocupados com o cuidado com o meio ambiente e com o corpo humano, resolvemos construir jogos digitais com as questões dos anos anteriores da OBR e publicar no site da Escola. A construção dos jogos acontece a partir de "problemas" (as questões da OBR). Precisamos estudar a questão, entender o conteúdo e depois montar o jogo. Os jogos foram construídos com o programa EDILIM. Assim, nos próximos anos, alunos da nossa Escola e de diferentes escolas do Brasil poderão resolver as provas, aprendendo mais sobre português, matemática, ciências, inglês, robótica, etc e preparar-se para o momento de resolver as questões da OBR sem gastar com a impressão das provas reduzindo o impacto ambiental. Este projeto recebeu uma bolsa de pesquisa do CNPq em 2012 e sete em 2013 para que fosse aprimorado. Na busca pela acessibilidade do material, foram realizadas audiodescrições do jogos. Além disso, ainda em construção, os alunos da EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick estão realizando a tradução em Libras das propostas. Foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica (São João Del Rei/2011), Salão UFRGS Jovem (2011 e 2012), Desafio Marista (2011), FLL Body Forward (São Leopoldo/2011), Fórum Social Temático (Porto Alegre 2012), FLL Food Factor (São Paulo 2012) e DECOR (Alvorada/2012), Mostra Nacional de Robótica (Fortaleza/2012 e 2013) e SMED Porto Alegre (2012). Em 2013, estamos participando do projeto Drone, coordenado pela profª Maria Inês (LEC/UFRGS). A partir de questões relacionadas à Copa e dispositivos robóticos, estamos investigando o uso de drones em jogos de futebol. A pesquisa é realizada com apoio de ferramentas tecnológicas (computadores, dispositivos móveis).

O objetivo do projeto Videolimpo é o de produzir vídeos explicativos (explicitando os conceitos abordados e não simplesmente reproduzir o "texto") sobre o conteúdo de cada questão das provas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), totalizando 210 vídeos tutoriais. Durante testes do projeto Jogolimpo, percebemos que muitas pessoas não entendem o conteúdo das questões da OBR, inclusive os alunos da nossa escola e nós. Isso pode ser comprovado através das médias das provas da OBR e os índices do IDEB. Para produzir os vídeos, teremos que estudar, pesquisar e entender cada questão para propor uma cena explicativa. Depois, filmaremos, editaremos e colocaremos na página da escola, http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/mariano/jogolimpotabela.htm. Nossa hipótese é que ao trabalhar com as questões da OBR que estão baseadas nas matrizes curriculares do MEC, aprenderemos mais. Para comprovar essa hipótese, vamos comparar nossas médias de 2010, 2011 e 2012 nas provas da OBR com os resultados de 2013.

Autores

Adilson de Lima Linhares Junior (bolsista CNPq em 2013): 2012-2014 

Anthony dos Santos Gonçalves (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Brayan Argraden da Rosa Costa (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Anderson Gonçalves: 2011

Carine de Souza: 2011

Carmem Elvira da Silva (bolsista CNPq em 2013): 2012/2013

Carolina Bergmann: 2011

Cassiane Lorentz: 2014

Daphini Tamires Ribeirro Nogueira (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Daniel Luciano Dedeco Monteiro: 2011

Daniel William Finamor Linhares (bolsista CNPq em 2013): 2013

Douglas do Amaral (bolsista CNPq em 2012 e 2013): 2011-2013

Eduardo Lettiere: 2013

Euller Luis Alves: 2013

Ellen dos Santos Camargo: 2011

Fernando da Silva: 2013

Gabriel Krauss Monteiro (bolsista CNPq em 2013): 2011-2013

Gabriel Marques Paulus: 2012

Gustavo Filipi Lopes Machado (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Hildebrando Dedeco: 2012

Jeferson Gabriel de Castro: 2013

Joice Trisch: 2013

Laís Guedes: 2013-2014

Laura Gonçalves (bolsista CNPq em 2013): 2013

Leonardo Estevão: 2013

Leonardo Lorentz: 2014

Lindomar Nunes Filgueiras: 2011

Luana Medeiros: 2013

Lucas Eduardo Ferreira Antunes: 2011

Matheus Acosta do Amaral (bolsista CNPq em 2013): 2012-2014

Marcos William Rodrigues Rosalino: 2011

Mauricio Soares Fernandes (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Miguel Krauss Monteiro (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Naiara Argradem da Rosa: 2011

Pablo Dias: 2012

Paola Micaela Dutra da Silva (bolsista CNPq em 2016): 2015-2016

Rafael Marques Paulus: 2012

Renan Camargo: 2014

Renata Nathália da Rosa Machado: 2011

Ricardo Gonçalves: 2013

Suliane Gusmão: 2012

William Lorentz: 2014

 

Orientação geral: Profª Luciana Tadewald

Alunos da EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (2013): Lucas Labatut,  Kellen Tasca, Alessandro Braga, Denner Alves Sabino, Gabriela Mitie Sugiura, Everton

Orientação na EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick: Profª Ariadne Leal Wetmann , Profª Janaína Aparecida dos Santos e Ana Luiza Paganelli Caldas