PRINCIPAL RECURSOS HUMANOS ED. INFANTIL E I CICLO FOTOS
HISTÓRIA SETORES II CICLO VÍDEOS
DOCUMENTOS PARCERIAS III CICLO NOTÍCIAS
CONSELHO ESCOLAR AMBIENTES DA ESCOLA EJA SITES INTERESSANTES
EQUIPE DIRETIVA FALE CONOSCO PROJETOS JOGOS PEDAGÓGICOS

 

 

HISTÓRIA

O nome de José Mariano Beck foi dado a essa Escola para fazer uma homenagem a este ilustre político (nascido em Santa Maria em 24/02/1922 e falecido em Porto Alegre em 22/12/1987 que ocupou vários cargos públicos, entre eles o de Secretário da Educação no governo Leonel Brizola.

Há quase 20 anos, mais precisamente em 1988 a comunidade da Vila Pinto estava crescendo muito. Famílias surgindo, muitas crianças para aprender.Aqui, nesta localidade não havia escola e as escolas mais próximas, como a Escola Fátima e a Escola Antão de Faria já não comportavam alunos novos nos seus espaços.Por isso os moradores da nossa Vila Pinto se mobilizaram, se organizaram com a Associação Menino Jesus de Praga, crecheiras do Bom Senhor e foram levar às autoridades as suas reivindicações e entre elas a mais importante: "Precisamos de uma escola para nossos filhos"Foi quando a administração do então Prefeito Alceu Collares constatou que o pedido dos moradores da Vila Pinto era justo e necessário.Em 1988 foi escolhido o terreno, feita a sondagem e terraplanegem, iniciava-se a construção dos alicerces tendo em vista a criação de um CIEP.

Do início até a conclusão da obra aconteceram muitas histórias.Alguns moradores não gostaram do local escolhido porque era um pouco abandonado, era onde seus animais podiam ser amarrados para pastagem e não havia ainda muito movimento de pessoas na rua.Neste período de 1988 a 1989 houve a troca de prefeito com a saída do Collares e a posse de Olívio Dutra. A luta desta comunidade continuou, a nova administração passou por algumas mudanças, mas a obra só reiniciou em 1990, quando então a escola passou a ser construída não mais para ser CIEP, mas uma escola com dois turnos regulares para poder receber todos os que não tinham onde estudar.

Enquanto a Escola estava sendo construída várias pessoas da comunidade ajudaram para que ficasse pronta o mais rápido possível. No segundo semestre de 1991 a D. Zilda Matos, pessoa batalhadora, saiu pela Vila fazendo um cadastro de todas as crianças com idade escolar que não estudavam, isso foi até dezembro.Já no mês de janeiro de 1992 as professoras Maraglei de Oliveira Gomes e Magali Dias de Souza , juntas com a D. Zilda Matos começaram a fazer plantão, na escola que estava em fase de conclusão, para inscrever as crianças que estavam cadastradas e receber o mobiliário que estava chegando para que em março de 1992 estivesse tudo em condições de iniciarem as aulas.

Do final da obra até maio de 1992 a limpeza da escola foi feita pelas mães dos alunos quando então assumiu a empresa Gesé para esta função.Assim a Escola Municipal de 1º Grau José Mariano Beck no dia 1º de março de 1992 iniciou suas atividades, sendo que a sua inauguração foi marcada no dia 25 de março para entrar nas comemorações de 220 anos de Porto Alegre.  Escola conta desde 1985, com o trabalho da Sala de Integração e Recursos (SIR), destinada ao atendimento de alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEES) desta Região. Em 1988 a professora Maria Inês Hocevar  com os alunos do Projeto Teia de Vida plantaram árvores Pau-Brasil, Erva Mate, que não se adaptou ao solo, e a Flor Brinco de Princesa, símbolo do Rio Grande do Sul, criando o "Recanto Histórico". A biblioteca surgiu com a Escola, mas só recebeu o nome "Recanto do Pensamento", sugerido e votado, com eleição direta, pelos alunos, no ano de 2000.

Da inauguração até hoje a Escola teve as direções de:

 

1992 Diretora Maraglei de Oliveira Gomes
  Vice-Diretora Magali Dias de Souza
1993 - 1995 Diretora Maraglei de Oliveira Gomes
  Vice-Diretor Antônio José Hidalgo Bittencourt
1996 - 1998 Diretora Maraglei de Oliveira Gomes
  Vice-Diretora Janete Comaru Jaquetti
1999 - 2000 Diretora Janete Comaru Jaquetti
  Vice-Diretora Isolina Jussara dal Igna
2001 - 2002 Diretor Helton Affonso de Oliveira
  Vice-Diretor Silveira dos Santos
2003 - 2004 Diretora Maraglei de Oliveira Gomes
  Vice-Diretora Alba Bica
2005 - 2008 Diretora Clarisse Rimoli Ilha
  Vice-Diretora Lisete Maria de Oliveira
2008 - 2010 Diretora Lisete Maria de Oliveira
  Vice-Diretora Angelita Conceição Rosa 
  Vice-Diretora Aldanir Possebom Muller
2011 - 2013 Diretora Alba dos Santos Bica
  Vice-Diretora Angelita Conceição Rosa 
  Vice-Diretora Aldanir Possebom Muller
2014- 2016 Diretor Cleiton Bittencout Barazzutti
  Vice-Diretora Estela Maris de Almeida Pedroso
  Vice-Diretor Vláudio Carlos Sperotto Xavier

 

VISITE BLOG DOS ANOS DE 1997/2000