logo do site Inclusão Digital.

logo da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Marques Fernandes.

|Principal| |História| |Escola| |Proposta Pedagógica| |Ambientes| |Equipe| |Projetos| |Blogs| |Guias|
|Portais Educacionais| |Contato|
   

 

Um pouquinho da nossa História...

O significado do nome foi dado em homenagem a fundadora do Movimento Assistência de Porto Alegre.

Em meados dos anos 60, as famílias que moravam nas regiões ribeirinhas de nossa cidade, sofreram perdas com as enchentes que assolaram Porto Alegre. Cem destas famílias foram retiradas das áreas de risco, e assentadas numa região mais seca e bem mais alta. Vieram para a Lomba do Pinheiro, mais especificamente para a Vila Mapa.

O lema utilizado pelo poder público para marcar este novo loteamento foi: "100 terras para sem terras."

As famílias ali assentadas necessitavam de muito trabalho assistencial, já que muitos haviam perdido tudo o que adquiriram, e outros  quase  tudo.   Este  trabalho  ficou a  cargo do Movimento Assistencial de Porto Alegre  (MAPA), ligado na época, a  Legião Brasileira  de Assistência  (LBA) e quem presidia esta  instituição era a  primeira dama  do Município, ou seja, a esposa do Prefeito.

Uma das primeiras necessidades apontadas pela comunidade, foi a construção de uma creche para atender as crianças em idade pré-escolar.

Em 14 de dezembro de 1966, numa  cerimônia  repleta de   autoridades, foi   lançada  a "pedra fundamental" da construção da primeira creche da Vila. Foi um trabalho de " equipe". Todos os moradores participaram desta construção.

Alguns participavam das campanhas para arrecadação de material  de  construção (tijolo,  cimento, ferro de construção, etc...), outros auxiliavam na obra, erguendo paredes, cuidando da eletricidade, da hidráulica, etc...

Um fato pitoresco da construção, foi o de que muitos materiais utilizados para a construção do prédio , vieram  dos escombros do antigo " Cadeião do Gasômetro”, inclusive, até hoje, a porta central da Escola é oriunda deste prédio tão marcante da vida da cidade.

Três anos depois, em 1969, aconteceu a inauguração, e o povo da Vila MAPA festejou muito o fim dessa etapa, e como agradecimento ao trabalho incansável da primeira dama do Município, o povo aclamou-a dando a esta instituição o seu nome: Maria Marques Fernandes.

A Creche, como  até hoje é conhecida, era  administrada pela  comunidade através da Associação de Moradores em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e  quem trabalhava diretamente com as crianças, eram monitoras da SMS, dirigidas por uma Assistente Social e orientadas por uma  Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Este quadro perdurou até o final dos  anos 80, quando as Creches da SMS passaram para a coordenação da SMED. Junto a esta mudança, aconteceu um fato que muito  marcou a comunidade. Por definição da administração da SMED da época, o nome da  "creche" foi modificado, passando a ser Escola Municipal Infantil MAPA I.

E, para desconsolo dos moradores, as pastilhas que formavam na parede frontal do prédio, o nome "Creche Maria Marques Fernandes", foram retiradas pelos funcionários da mantenedora acompanhados de alguns moradores que, choravam e pegavam as "pedrinhas" para guardarem de recordação.

Em 1995, nas  Plenárias do Orçamento Participativo da Cidade, foi elencada a primeira grande  reforma  do  prédio. As  obras  iniciaram  em  outubro de  1996, sendo que todos os funcionários e todas  as  crianças  foram  transferidas  para o Ginásio de esportes da Escola Municipal   de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, assegurando assim o atendimento integral à comunidade.

Em Maio de 1997, foi entregue à comunidade  o prédio  totalmente  reformado, e junto com  ele, a pedido dos moradores, o  nome  que  tanto  marcou  aquelas  pessoas, agora  com uma pequena diferença, não mais "Creche" mas sim, Escola Municipal  Infantil Maria Marques Fernandes.

Para festejar com a comunidade, a Senhora Maria Marques Fernandes foi convidada para  participar da solenidade de reinauguração,  este dia marcou profundamente todos que  ali estavam presentes e, de  forma simbólica, concretizou  um  trabalho que nasceu do  assistencialismo e hoje  confirma-se,  dia a dia, como uma trabalho pedagógico-social de grande qualidade, sendo considerado exemplar por aqueles que o acompanham.

Uma das conquistas da escola, foi na unificação do Orçamento Participativo das Escolas que anteriormente, era disputado individualmente ou em grupos. Mais tarde, as escolas da região, agrupavam-se por interesse e montavam o projeto. Sendo a verba redistribuída igualmente para cada escola.

A política de expansão de nossa escola nos possibilitou um direcionamento da parte da nossa verba, para concretização da Sala Alternativa (uma sala de atividades com ludoteca, laboratório de ciências e áudiovisual), da Biblioteca e do laboratório de Informática.

Em parceria com a comunidade, realizamos um trabalho pedagógico lançando o logotipo da Escola, a Bandeira e o Hino da Escola. Que foram realizados através de concursos.

Intensificou-se as  parcerias com o Serviço  Social (CESMAPA, USMAPA), com as escolas do município que trabalham com a inclusão social, com a locadora, padaria e empresa de ônibus (UNIBUS) que atuam paralelamente para o enriquecimento e qualificação do trabalho pedagógico.

No dia 14 de junho de 2009, alunos e comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Marques Fernandes comemoraram os 40 anos da instituição com brincadeiras, oficinas, contação de histórias e um almoço especial.
 

@Páginas desenvolvidas pela equipe da EMEI Maria Marques Fernandes