SIR - Sala de Integração e Recursos

 

Nossa escola tem o serviço da SIR desde o ano de 2011, quando cada escola da RME recebeu esta modalidade de atendimento e neste espaço, esclareço um pouco sobre este trabalho, o que faz, quem atende, etc.

A SIR é um serviço de apoio à inclusão prestado por profissionais com formação específica em educação especial para deficientes mentais e/ou deficientes visuais e/ou pessoas com altas habilidades, de acordo com o perfil da clientela atendida.

Caracteriza-se por uma oferta pedagógica, planejada pela existência de alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados nas escolas regulares da rede municipal. Também tem como meta a previsão de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular, fomentando o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Pautando-se pelo processo de uma inclusão responsável, devemos direcionar o nosso olhar para as outras possibilidades de aprendizagem que a inclusão proporciona.

 

A escola deve estar na caminhada de acolher as diferenças de cada aluno, o ritmo próprio de aprender, respeitando o tempo e a caminhada de cada individuo.
Devemos ver cada aluno  com suas potencialidades , direcionando nossa  ações para além da alfabetização, abrindo oportunidades iguais para todos!

Os alunos atendidos são aqueles, provenientes ou não de instituições de ensino especial, em situação de inclusão nas escolas regulares, devidamente matriculados.
 
Nosso maior exercício é deslocar o  olhar da expectativa voltada somente para a aprendizagem formal,  bem como buscar  práticas educacionais que acolham e respeitem a diversidade humana e o direito de todos a uma educação de qualidade.

Clenair Pedroso Flores
Professora SIR EMEF Marcírio G. Loureiro

 

Compartilhe:  
Concebido por Claudia Uchoa
EMEF Dep. Marcirio Goulart Loureiro