Proposta Pedagógica

A Proposta Político-Pedagógica da Escola Marcírio se alicerça nos princípios da Escola Cidadã por Ciclos de Formação e nos avanços que foram implantados nos últimos anos, como possibilidade de manutenção entre ciclos, Sala de Integração e Recursos na Escola, assim como a ampliação do conceito de inclusão.

Diversidade

Ao longo dos anos práticas como pesquisa sócio-antropológica e estruturação de um complexo temático foram sendo abandonadas. A estruturação do currículo a partir de projetos se estabeleceu como uma prática pedagógica mais ágil e exitosa. A complexidade das necessidades dos alunos (pedagógicas, sócio-afetivas, neurológicas, psicológicas, fonológicas, auditivas, etc), bem como novos referenciais teóricos e contextos, instigaram a diversidade de práticas pedagógicas na escola.

Letramento   

Para que o movimento rumo à construção efetiva da aprendizagem se realize, assumimos práticas de letramento como ação central do projeto político-pedagógico. Para tal, a escola deverá estar em contínuo processo de transformação, re-avaliação para justificar a sua existência através da formação de alunos que sejam capazes de ler, de escrever, de falar, de usar computadores, de raciocinar e de manipular símbolos e conceitos verbais e visuais. A tarefa educativa da escola passa a ser a de facilitar o processo de desenvolvimento da linguagem escolarizada, da leitura e da escrita, forjando interfaces entre conceitos escolarizados e conceitos do dia-a-dia.

 

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Concebido por Claudia Uchoa
EMEF Dep. Marcirio Goulart Loureiro