Programa de Leitura Adote um Escritor

Os escritores Jane Tutikian e Airton Ortiz
visitaram a nossa escola em 2001
 

 

 

 

Logotipo Adote um Escritor

O Programa de Leitura Adote um Escritor objetiva articular a leitura e o trabalho transdisciplinar de obras literárias, constituindo-se na política de leitura da Secretaria Municipal de Educação. Destina-se às escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.
 
O Programa conta com dotação orçamentária própria da Prefeitura de Porto Alegre, sendo a verba encaminhada diretamente às escolas, para que possam adquirir obras literárias que passam a compor suas bibliotecas escolares.
 
Dentre as ações do Programa está aquisição de obras literárias de autores (escritores e/ou ilustradores) do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. Para o pleno desenvolvimento do Programa, a Smed mantém assessoria pedagógica constante às escolas, para que as mesmas apropriem-se amplamente da obra de um autor, o qual é escolhido coletivamente pela escola. Posteriormente, o autor realiza uma visita à escola, objetivando um contato mais próximo com toda comunidade escolar. Como complemento ao Programa, são realizadas visitas à Feira do Livro de Porto Alegre.
 
A fim de potencializar o Programa, anualmente a Secretaria de Educação firma convênio com a Câmara Rio-Grandense do Livro, objetivando estabelecer parceria com os autores, viabilizando e articulando suas visitas às escolas.
 
O Programa de Leitura Adote um Escritor já recebeu prêmios e menções nacionais e regionais.
 
 

Links relacionados:

-  Biblioteca

-  Contadores de História

Compartilhe:  
Concebido por Claudia Uchoa
EMEF Dep. Marcirio Goulart Loureiro