Acontece no Marcírio

MARCÍRIO REALIZA A  II SEMANA PEDAGÓGICA

No sábado, 06 de julho acontece a abertura da  II SEMANA PEDAGÓGICA
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Marcírio Goulart Loureiro, bairro Partenon.

 

No decorrer da semana , acontecerão diversas atividades , envolvendo todas as turmas dos turnos da  manhã e tarde.  A programação é marcada pela diversidade e pela transversalidade, reunindo em um só trabalho pedagógico iniciativas  desenvolvidas   por professores  e alunos.  Já passou a ser uma tradição na escola, sendo incluída no calendário letivo. A interação entre os alunos também será uma marca na Semana, quando cada um poderá apreciar  e vivenciar os trabalhos dos colegas  de  diferentes anos ciclo.

 

     Na abertura do sábado,  a comunidade  escolar e do entorno  poderá apreciar  a exposição  de trabalhos na sala Multimeios e  demais dependências  da escola.  São apresentadas temáticas de preservação do Meio Ambiente,  as Eras Geológicas através dos tempos  com cartazes ,  maquetes e outros recursos audiovisuais , sendo que neste espaço se faz presente  o  trabalho produzido pelo alunos do  FECI  apresentando os animais em extinçãoTrabalhos com Tangran  poderão ser encontrados  pelos corredores.  Buscando dar  continuidade com  a proposta indígena desenvolvida desde abril,  haverá a leitura da Carta de Caminha com portifólios sobre nossas origens. Concluindo , esquetes sobre  o Meio Ambiente produzidas pelos alunos.

 

    Na  segunda-feira  segue a  exposição  e se une a esta,  na área coberta,  a Feira da Nações, contação  de histórias pelos alunos de C30 nas turmas de A20, no turno da manhã, apresentações do Grupo do Projeto Contadores de Histórias do Marcírio . No turno da tarde  apresentação dos alunos da  oficina de violão. Na terça-feira  oficina de Robótica  e Arte Digital que já compõe o  PROJETO CIDADE ESCOLA serão ministradas para algumas turmas. Na sala  Multimeios o Projeto Livro Coletivo, onde cada turma de A10 apresenta  para as outras  a história construída pela turma.  Na quarta-feira  a temática será  "10 Ações para Evitar o  Aquecimento  Global" ,  exposições de trabalhos de ciências e experiências práticas. Fechando a semana ,  apresentação  de teatro narrado , exposição  dos trabalhos sobre o artista Willian  Kentridge,  trabalhos com a temática da  “Água nosso maior tesouro”  e “Entrelaçando Saberes”

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre  desenvolve o Projeto de Educação  Ambiental  que tem por objetivo a valorização e preservação do meio ambiente.  A EMEF Dep.  Marcírio Goulart Loureiro tem previsto em seu currículo atividades voltadas ao meio ambiente. Durante todo ano, o professor Ilson Pitinga realiza um trabalho muito interessante junto aos alunos que aprendem, desde cedo, a valorizar e cuidar do ambiente em que vivem.
 
Há alguns anos a escola prioriza um sábado letivo para  desenvolver atividades voltadas à Educação Ambiental. Neste ano, reconhecendo a relevância do tema, a escola  promoverá uma semana dedicada às questões ambientais.
 
     
 
Desta forma, na semana de 03 a 07 de junho, a comunidade da Escola Marcírio estará realizando atividades voltadas ao tema, vivenciando a “Semana do Meio Ambiente”. O desenvolvimento dos trabalhos estarão sob a responsabilidade da  Coordenação Pedagógica e do professor  de Educação Ambiental.  Será uma semana de conscientização, estudos, reflexão e atividades práticas voltadas às questões ambientais. As atividades acontecerão nos turnos da manhã e tarde, conforme cronograma a seguir:
:
Programação da Semana do Meio Ambiente

Baixar folder da programação para impressão

 

05/2013

ALUNOS DA EJA DA ESCOLA MARCÍRIO NA ESCOLA JOÃO SATTE
EM PARCERIA COM O LIONS CLUB

Marcírio, João Satte e  Lions –  Parceria para uma nova visão do mundo!

Percebendo a dificuldade visual de um grupo significativo de alunos da EJA, no início do mês de abril, a equipe da escola Marcírio se mobilizou para realizar  um levantamento dos alunos com dificuldades na visão, pois estava surgindo uma parceria com o Lions Club.
 
Após contato inicial e troca de e-mails com o Lions, fomos informados que a Escola Marcírio teria a possibilidade de ser atendida no segundo semestre. No entanto, havia um agendamento de 40 consultas para a Escola João Satte que, prontamente, após contato nos ofereceu 15 das 40 consultas destinadas a sua comunidade.
 
Selecionamos os alunos pela idade, de 36 a 70 anos e apenas um aluno com 18 anos, pois a sabíamos que apresentava sérios problemas de visão. Todos os alunos receberam receita para uso de óculos. 
 O ônibus do Lions Club é  super equipado para avaliação, exames e, inclusive, para cirurgias oftalmológicas. Dispõe de um médico que realiza no local as  consultas. Após as consultas, os alunos escolhem  as armações e, juntamente, com a receita são encaminhadas para a ótica. Quando prontos, os óculos são entregues pelo próprio Lions na Escola. Aqueles alunos que precisam de óculos somente para perto são avaliados e os recebem na hora.
 
Além das consultas, os alunos também mediram a pressão arterial e fizeram exame de glicose. O objetivo é verificar se o problema de visão não está relacionado com o diabetes.

Graças ao empenho de todos, pudemos ver a felicidade estampada nos rostos de nossos alunos da EJA, agora usando óculos!

 

        

 

06/05/2013

Cês 20 Marcírio: publicação nova para um projeto com uma longa trajetória na comunidade escolar

Este blog tem por objetivo servir como meio de publicação da produção escrita das turmas C21, C22 e C23 da Escola Marcírio Goulart durante o ano de 2013. O projeto de publicação de textos de alunos da nossa escola tem sua história iniciada no ano de 1997, quando a turma 61 produziu, juntamente com outras duas turmas da mesma série da Escola Gilberto Jorge, o livro "Mapas de Cidade: autoria, identidade e cidadania", publicado pela Editora Vozes em 1999. Dessa mesma turma tivemos a produção do livro "Marcírio: sinônimo de memória", uma publicação que registra parte da história de nossa escola e as impressões e lembranças que a turma levou deste espaço escolar ao terminarem seu ensino fundamental. Entre 2001 e 2011 o "Jornal com Bah!" foi o veículo de publicação dos textos dos alunos de Terceiro Ciclo. E por último, em 2012, tivemos a "Revista Marcírio" que marcou a comemoração dos 25 anos do nossa escola.

 

Professora Jane Mari de Souza

 

Visite o blog em: ces20marcirio.blogspot.com.br

 

Escola Marcírio Goulart recebe gremista Gilberto Silva

Fonte: SMED  |  26/11/2012  |  Foto: Divulgação/PMPA

Jogador deu autógrafos para os alunos e contou sua história de vida

Na tarde de sexta-feira, 23, 16 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Marcírio Goulart Loureiro foram surpreendidos com a visita do jogador Gilberto Silva, zagueiro do Grêmio e campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002. A turma integra o projeto “Dedilhando Sonhos”, a cargo do professor Rodrigo Ferreira. A coincidência de o educador ministrar aulas de violão também para o atleta motivou o convite para conhecer a instituição. (fotos)

 

O ainda gremista contou sua história de vida, além de falar sobre a importância dos estudos para ele e de acreditar nos sonhos. “Foi muito atencioso com todos e fez uma conversa maravilhosa com os estudantes, assim como demonstrou grande sensibilidade e preocupação com as questões sociais”, explicou Paula Medeiros, coordenadora do projeto Cidade Escola na Marcírio.

 

Autógrafos, fotos, canto e música de autoria em parceria com outro colega de profissão fizeram a presença de Gilberto Silva se tornar inesquecível segundo Paula. Ao perguntar ao grupo sobre a visita, o diretor Getúlio Fagundes escutou o aluno Kemerson Passos Cardozo, da turma C22, destacar a humildade da conversa do jogador. Além disso, ele se propôs a doar dois violões e uma chuteira à Marcírio.

 

Texto: Tiago Nequesaurt  |  Edição: Gilmar Martins

 

Semana Pedagógica da EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro
De 13 a 18/08

A proposta da Semana Pedagógica da EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro, em 2012, procura contemplar várias necessidades do trabalho pedagógico que eram atendidas com iniciativas isoladas de algumas turmas e professores, o que dificultava um trabalho interdisciplinar. Dessa forma, organizamos de modo integrado a Exposição de Trabalhos, Feira de Ciências, Apresentações Artísticas e Entrelaçamentos Culturais no período de 13 a 18 de agosto.  Os trabalhos estão sendo realizados, com a orientação dos professores, como uma prática pedagógica que favoreça a troca de saberes entre alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar.
 

 As Apresentações Artísticas e Entrelaçamentos Culturais acontecem de forma a promover a abertura do espaço escolar para movimentos que ocorrem fora das salas de aula e da escola.
 

A Feira de Ciências está sendo planejada de forma mais abrangente, vinculando iniciativas e produções de sala de aula a oficinas como a de Robótica, Rádio Web, Laboratório de Aprendizagem, SIR e Projeto FECI (Cidade Escola).


A programação da Semana Pedagógica envolve uma diversidade de propostas e projetos, tais como:

  • Biomas brasileiros: representação das diferentes vegetações do Brasil, através de cartazes.
     
  • Vulcanismo: apresentação de pequenos vulcões com a técnica do uso de bicarbonato e vinagre - explicação pelos alunos do funcionamento dos vulcões e formação do Planeta Terra.
     
  • Águias: a partir do questionamento dos alunos ao receberem um caderno com a imagem de uma águia, desenvolveu-se um trabalho de produção textual e pesquisa gramatical.
     
  • Jogos de lógica evidenciando os jogos de Boole (cartas, com construção lógica para a solução de questões).
     
  • Educação Ambiental: os alunos, nos finais de semana, fizeram registros fotográficos das ruas do entorno da Escola e produziram cartazes com as temáticas: saneamento básico, lixo urbano, poluição visual.
     
  • Projeto FECI (Cidade Escola): produziram maquetes do entorno da Escola e pontos turísticos de Porto Alegre.
     
  • Ciências: os alunos representarão a circulação sanguínea através de uma coreografia  que simula  a passagem do sangue pelo coração.
     
  • Robótica: apresentação explicação de seis protótipos e proporção - Onde existe proporção na nossa vida?
     
  • Música: apresentação de uma composição produzida por alunos de B30, canto e violão.
     
  • Teatro: apresentação de esquetes escritas e produzidas pelos alunos com orientação da professora de Artes Cênicas.
     
  • SIR: apresentação de trabalhos realizados em grupos pelos alunos de inclusão: planejamento gráfico, escrita, registro e confecção, em argila, em legos e sucatas.
     
  • Folclore: oficina de contação de histórias, produção de trabalhos artísticos, exposição e mostra de trabalhos.
     
  • Contação de histórias: apresentação e formação dos contadores.
     
  • Apresentação dos cães do Exército e Ordem Unida.
     
  • Apresentação do Coral da EMEF Pepita Leão.

A culminância da Semana Pedagógica acontecerá no sábado, dia 18/8, com a Caminhada da Paz. Contaremos com a participação da EMEF Morro da Cruz, EMEF América, da Ong Grupo de Aprimoramento à Vida Associação de Moradores Campo da Tuca e ACOVISMI (Associação Comunitária Vila São Miguel).
 

Projeto Paz no Recreio

O Grêmio Estudantil, dentro da temática do Protagonismo Juvenil, está executando o Projeto Paz no Recreio. A proposta surgiu a partir da observação do recreio em anos anteriores que evidenciou a importância de um olhar pedagógico sobre este espaço-tempo. Viu-se que os alunos não aproveitam de forma lúdica, muitas vezes ocasionando conflitos, chegando a agressões física. Isto gerou ansiedade e temor por parte dos alunos. Diante de tal quadro, foi proposta uma intervenção pedagógica que auxilie na construção de um recreio no qual todos interajam com respeito, alegria, desenvolvendo autonomia e liderança.
 

Proporcionar um espaço de convivência saudável e mais seguro durante o período do recreio, através de atividades orientadas e brincadeiras organizadas está fazendo uma grande diferença.

As atividades são organizadas pelos professores Ricardo Menegotto e Luci Gandon da Coordenação Pedagógica e Neusa Sá da Coordenação de Turno e executadas pelos alunos do Grêmio Estudantil. Também trabalham em parceria a Rádio Web da Escola que faz um resgate de músicas infantis, informam fatos importantes que acontecem, dão avisos. A Coordenação de Turno e Coordenação Cultural auxiliam no monitoramento e organização de atividades.

O planejamento das ações se dá através de reuniões com os alunos do Grêmio Estudantil para orientar os participantes sobre: a faixa etária atendida (6 a 10 anos), suas especificidades e formas de resolução de conflitos. Definem as atividades (brincadeiras) e os grupos de cada dia da semana: segundas, quartas e sextas-feiras; nas terças-feiras ocorre a Música no Recreio do Projeto Radio Web (Cidade Escola) e nas quintas-feiras não tem recreio porque é dia da Reunião Administrativo-Pedagógica. Os alunos do Grêmio Estudantil passam nas turmas no período anterior ao recreio para divulgar as atividades do dia e convidar os alunos para participar.


Atividades desenvolvidas pelo
Grêmio Estudantil durante o recreio.

Muitas mudanças estão acontecendo, com o recreio mais tranquilo,
reduzindo significadamente os conflitos.

Compartilhe: 

Festa Junina - 30/7/2012

A tradicional Festa Junina do Marcírio aconteceu no sábado, dia 30 de julho, em clima de muita alegria!

O evento foi um sucesso, pois contou com a participação de toda comunidade escolar. Teve muitas brincadeiras, concurso dos Mais Belos Caipiras, brechó, rifa e sorteios.

Compartilhe: 

25/05/2012 - SMED:
Mestre capoeirista faz oficina na Escola Marcírio Loureiro

A Capoeira Angola, a mais tradicional entre os estilos existentes, reunirá nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, alunos e comunidade para participarem do V Encontro de Capoeira Angola. O evento terá a participação do Mestre Lua de Bobó, discípulo do Mestre Bobó, da Bahia.

 


Nascido em Arembepe, Bahia, em 1950, o Mestre Lua de Bobó desenvolve trabalhos de promoção da Capoeira Angola, buscando, pela tradição oral, o conhecimento de antigos mestres em suas comunidades, contemplando diferentes estados do Brasil. O evento é organizado e coordenado pelo professor de Educação Física da escola, Renato Vieira, que desenvolve o Projeto de Capoeira Angola há mais de 15 anos na escola, inserido no projeto Cidade Escola.

Atualmente, cerca de 20 alunos, entre oito e 12 anos, integram o grupo de capoeira da instituição, informa Renato, lembrando que esta atividade é realizada anualmente, e que a participação dos alunos é excelente. Segundo a coordenadora do Cidade Escola na Marcírio, Paula Medeiros, “o evento é muito importante, pois contribui para que os alunos valorizem ainda mais o espaço da escola, permitindo às famílias prestigiarem os trabalhos realizados”.

 

Compartilhe: 

Aluno do Marcírio participa de Evento de Judô

No dia 20 de maio de 2012, domingo, no Colégio La Salle Dores, foi realizado o VII Festival Estímulo de Judô, no qual a E. M. E. F.  Marcírio Goulart Loureiro, participou com um aluno, Marlon Silveira na categoria Pré-Juvenil ( 1998/1999). O aluno fez duas lutas perdendo a primeira e vencendo a segunda, decisão de terceiro lugar. Este evento teve um total de 264 inscrições e 14 professores, entre escolas municipais, estaduais, particulares e clubes. Escolas partipantes, Cônego Paulo Nadal, Raul Pila, Vila Monte Cristo, Neuza Brizola, Almirante Mota, Langendonk, Paraíba, La Salle Pão dos Pobres, La Salle Dores, Sr. Bom Jesus, São Luis, Sta. Teresa, Kennedy, Marista Graças(viamão), Marista Ipanema, Sta. Marta e São Mateus. Clubes e instituições, Grêmio Náutico Gaúcho, Vida Centro Humanistico, Jita Kioey, AJE, Academia PROLIFE e Sociedade Gondoleiros. O aluno Marlon Silveira representou de forma honrada a sua escola e seu professor, demonstrando que esta atento aos ensinamentos e em constate desenvolvimento.

Fonte: Gustavo Guardiola - Prof de Judô - 3º Dan(grau)

 

23/04 - Oficina de Realização em Audiovisual

Está acontecendo na nossa escola a OFICINA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL, que compõem o Programa desenvolvido  pelas Secretarias da Cultura e Educação de Porto Alegre, com financiamento do Programa Mais Educação / MEC. Esta oficina é ministrada por Felipe Diniz da Modus Produtora que aborda com os aluno desde a criação do argumento e roteiro, direção e  produção de um video curta-metragem, como trabalho de conclusão. A exibição será sexta-feira, dia 27 de abril. Foram abordadas  a elaboração  de argumento, roteiro, equipes, e elaboração  do planejamento e  cronograma da filmagem. Os alunos  adoraram a experiência e estão muito ansiosos com a exibição do vídeo para os colegas e professores.

 

 

Caminhada ecológica no Morro da Polícia - Homenagem ao aniversário de Porto Alegre

No sábado, dia 24 de março, aconteceu no Marcírio a tradicional Caminhada Ecológica no Morro da Polícia, atividade que faz parte das comemorações da Semana de Porto Alegre.

Em clima de muita alegria, alunos, familiares, professores, direção, vice-direção e representantes da Escola Aberta se reuniram na Escola, fazendo um aquecimento antes da caminhada.

Durante o percurso, os participantes puderam observar o entorno da escola e questões ambientais. Coletaram o lixo que se encontrava na área, observaram a fauna e a flora da região, bem como as formações geológicas e geomorfológicas dos morros ao redor.

 

26/03 - Marcírio na abertura dos
Jogos Escolares de Porto Alegre

A escola Marcírio foi selecionada para participar da abertura dos Jogos Escolares em comemoração ao aniversádio da cidade. O evento será realizado no Parque Marinha do Brasil, dia 26 de março, das 19 horas às 22h30 e se extenderá por toda a semana. Os alunos serão acompanhados pelos professores de Educação Física Paulo Araújo Gonçalves e Renato Vieira.

 

Em abril:
Exposição sobre o Mercado Público

Com a proposta de ser um pólo cultural, A Escola Marcírio receberá a exposição "Entorno do Mercado Público". E exposição é composta de fotos e painéis que contam a história deste importante Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e seu entorno.

Fonte: Coordenação Cultural

 

Desenhos de alunas são selecionados
no Projeto Turismo Fazendo Escola

Em 2011, duas alunas da Escola participaram do "Projeto Turismo Fazendo Escola", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com as secretarias municipais de Educação e da Cultura. A intenção deste Projeto é sensibilizar os alunos para a valorização do Patrimônio Público e Histórico da Capital estudado e explorado na visitação de pontos  turísticos.

Neste projeto, os alunos realizam desenhos sobre o passeio na Linha Turística. O desenho da aluna Suelen Menezes (B33) foi selecionado para participar da exposição na Estação Metrô Mercado Público e o trabalho de Isadora Monte Blanco Schmitz (B32) será reproduzido em cartões postais distribuídos nos Centros de Informações Turísticas de Porto Alegre e outros pontos turísticos da cidade.

Alunas homenageadas na
Olimpíada Brasileira de Matemática

As alunas "feras" em Matemática Ingrid Azambuja Velasque e Nathani Gonçalves da Silva receberam menção honrosa na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2011.

Parabéns às alunas premiadas, seus colegas e à professora Edite Ricchettii que orientou e motivou a todos!

Fonte: Coordenação Cultural
 

Compartilhe:  
Concebido por Claudia Uchoa
EMEF Dep. Marcirio Goulart Loureiro