Ambiente Informatizado
Professora Débora Conforto

Assunto: Esqueleto

1. Dos componentes presentes na composição química do ossos dois deles desempenham função especial na estrutura óssea. Um desses componentes é responsável pela resistência óssea e o outro, é responspavel pela elasticidade. Que componentes são esses, respectivamente:
(A)água e colágeno
(B) colágeno e cálcio
(C) gordura e colágeno
(D) colágeno e sais minerais
(E) sais minerais e colágeno

2. Que parte óssea do corpo humano aloja a maioria de nossos órgãos dos sentidos?
(A) Crânio
(B) Caixa torácica
(C) Face
(D) Membros
(E) Cabeça

3. Leia as afirmativas listadas abaixo com atenção e depois
marque, na ordem encontrada, a(s) alternativa(s) correta(s):

1. O úmero é um exemplo de osso longo.
2. A medula óssea vermelha produz elementos do sangue.

3. Os ossos podem ser classificados em dois grupos: longos e curtos.

(A) Somente a 2 é verdadeira.
(B) São verdadeiras a 1 e 2.
(C) São verdadeiras a 2 e 3.
(D) São verdadeiras a 1 e 3.
(E) Todas as três afirmativas são verdadeiras.

4. Leia o texto com atenção e depois responda:

Na infância, o osso se desenvolve dentro da cartilagem em etapas de desenvolvimento especificas, até amadurecer em seu estado adulto, o que ocorre durante a adolescência.

Durante a infância o esqueleto sofre um processo de constante remodelação e fortalecimento. Velhas células ósseas estão sendo constantemente reabsorvidas enquanto novas são formadas.

O crescimento dos ossos longos acontece principalmente numa região, a epífise ou cabeça do osso. Ferimentos nessa região podem prejudicar o crescimento.

O texto apresentado anteriormente fala principalmente de uma processo denominado:
(A) osteoporose
(B) fratura
(C) fissura
(D) ossificação
(E) regeneração

5. Observe a figura abaixo. Classifique os tipos de ossos associando a letra correspondente:

(A) A-longo B-chato C-curto
(B) A-longo B-curto C-chato
(C) A-curto B-longo C-chato
(D) A-curto B-chato C-longo
(E) A-chato B-longo C-curto

6. Observe a figura representando os ossos da mão e identifique-os:


(A) A-tarso B-metatarso C-falanges
(B) A-carpo B-metatarso C-falanges
(C) A-carpo B-falanges C-matacarpo
(D) A-tarso B-falanges C-metacarpo
(E) A-carpo B-metacarpo C-falanges

7. Observe a figura representando os ossos do pé e identifique-os:


(A) A-tarso B-metatarso C-falanges
(B) A-carpo B-metacarpo C-falanges
(C) A-tarso B-metacarpo C-falanges
(D) A-tarso B-falanges C-metatarso
(E) A-carpo B-matacarpo C-falanges

As questões a seguir devem ser respondidas consultando a figura a baixo, representando o esqueleto humano:



8. Nome do osso que forma o queixo:

(A) clavícula
(B) omoplata ou escápula
(C) mandíbula
(D) úmero
(E) esterno

9. Maior osso do corpo humano:

(A) úmero
(B) tíbia
(C) perônio
(D) fêmur
(E) vértebras

10. Nome da caixa torácica que protege o cérebro:

(A) caixa torácica
(B) cintura pélvica
(C) cintura escapular
(D) coluna vertebral
(E) crânio