Entrevistamos alguns professores e alunos para saber sobre o projeto de leitura que está começando a ser pensado no colégio. Foram entrevistados a supervisora Juçara Dall’ Igna, os professores Beatriz Perez, Miriam Rippel, Márcio Rigoni e Maria Rita dos Santos, a bibliotecária Lisete Rocha, e os alunos Eliezer Ribeiro, da C33, e Juliana Saldanha, da C31.

         A supervisora Juçara Dall’ Igna nos contou que o projeto começou no ano passado. Em reunião com a comunidade, alguns pais colocaram a dificuldade das crianças na compreensão da leitura. Essa preocupação também foi demonstrada pelos professores. Se uma pessoa não consegue ler e interpretar qualitativamente, como vai estudar? Então tivemos a idéia de fazer um  planejamento coletivo, tendo a leitura como principal foco, pois quando trabalhamos com projetos, centramos a aprendizagem na resolução de problemas que são significativos para o aluno. A dúvida do jornal era se os funcionários teriam alguma ação nesse projeto. A resposta foi que a participação seria importante, porque a convivência com a leitura é importante para todos. Houve também a curiosidade de saber qual o livro que marcou a vida de cada entrevistado. O livro que marcou a vida de Juçara foi O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

         A professora de Matemática Beatriz Perez fala que a leitura é importantíssima, porque através da leitura nós aprendemos e viajamos. Também vê a leitura envolvida com a sua matéria, porque ela começou a se interessar pela matéria através da leitura. A relação de sua matéria com a leitura é que para se entender a matéria é preciso ler e interpretar corretamente. Ela nos indicou um livro que marcou a sua vida: Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.  

 

O professor Marcio Rigoni, de História, acha que a leitura é importante porque através dela se descobre coisas novas por si mesmo. Você pode se mover, você pode “ir” à França, porque viajamos simplesmente na leitura. Seu livro preferido é Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.

A professora de Português Miriam Rippel disse que com a leitura nós vivenciamos muitas coisas, como viagens ao passado, conhecimento de lugares a que a comunidade não tem acesso, o mundo da fantasia, além de melhorar a escrita em línguas portuguesas. O que influenciou a professora Mirian a ser professora de Português, segundo seu depoimento, foi que desde de criança ela sempre gostou de saber o significado das palavras, e muitas e muitas vezes ela fez palavras cruzadas. Também foi apoiada pelos seus pais que valorizavam a leitura como meio de conhecimento. E hoje ela também valoriza e, por causa disso, está envolvida no projeto de leitura. Por fim, queríamos saber se ela tem um livro predileto. Ela disse que é O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, e que a cada leitura apresenta uma nova perspectiva, porque ela leu na sua infância, na sua adolescência e a cada etapa interpretou o livro de uma maneira diferente.

Para a professora do turno da manhã e também coordenadora de turno da tarde, Maria Rita dos Santos, a leitura é importante para compreendermos melhor o mundo em que vivemos, para lermos e entendermos os sinais e ligá-los aos símbolos. O envolvimento com a leitura é básico para o professor, porque o professor está em constante aprendizagem, pois ele precisa estar sempre se atualizando. Ela acredita que em qualquer profissão a leitura é importante. Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, e A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera, são seus livros preferidos.

Do ponto de vista da professora da biblioteca, Lisete Rocha, a leitura é uma forma de conhecimento, de lazer, essa é a importância da leitura. “A influência da leitura me levou a ser professora de Português, porque eu gosto muito de ler, gosto da decodificação, ou seja, do significado da leitura”, declara Lisete. Teria a biblioteca algum envolvimento com o projeto de leitura? Lisete respondeu que sim,  pois  sendo um projeto de leitura a biblioteca é muito importante  para desencadear o processo na medida em que nela se tem o elemento básico, que é o livro. Seus livros preferidos são O manifesto comunista, de Karl Marx; Incidente em Antares, de Érico Veríssimo e Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.

Juliana Saldanha, da turma C31, nos falou que gosta muito de ler porque ela entra em outro mundo e isso a ajuda a esquecer os problemas. A leitura também ajuda a desenvolver a capacidade de se comunicar com o mundo. Queríamos saber também se a leitura influenciaria na sua futura profissão. Juliana nos respondeu que sim, um pouco, mas não diretamente. Um livro predileto, segundo ela, é Diário de um mago, de Paulo Coelho.

Eliézer Ribeiro, da turma C33, que também gosta de ler, principalmente livros de ação, aventura e policial, nos falou que a leitura é importante porque se aprende muitas coisas, como escrever melhor. Mais além, Eliézer respondeu que talvez a leitura influencie na sua futura profissão, porque abre novos rumos para a vida. Seu livro predileto é O caso dos dez negrinhos, de Agatha Christie.

Alunos responsáveis: Alan Fernandes, Eduardo Martins e Ivan Santos.