Loureiro - Site    
   
HOME
Histórico
Direção e Equipe
Professores
Projetos
Atividades Pedagógicas
Laboratórios
Biblioteca

 

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Contos e Fábulas Incentivando a Imaginação
Professoras: Rejane
Doutreletonp e Rosele Lavratti

Justificativa

Este projeto tem por finalidade trazer uma proposta de trabalho, baseada na reflexão e na prática de um fazer Psicopedagógico institucional, com o intuito de auxiliar o aluno encaminhado por apresentar dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem.

Neste projeto propomos trabalhar com o lúdico, seja através de contos de fadas para adolescentes, fábulas, letras de música e outros.

Acreditamos que o aluno possa superar suas dificuldades sendo estimulado em sua imaginação e criatividade, tendo um suporte psicopedagógico que permita resgatar o desejo de aprender.


Objetivos

  • Investigar o processo de construção do conhecimento considerando aspectos sociais, emocionais e história de vida do aluno;

  • Lançar um olhar específico sobre o aluno;

  • Proporcionar um espaço onde o aluno se permita errar, questionar e reelaborar seus conceitos, possibilitando-o aplicar em suas vivências;

  • Propor estratégias de atendimento complementar;

  • Criar situações que colaborem na superação de dificuldades, possibilitando o aluno perceber-se como autor e co-autor de seu processo de aprendizagem;

  • Propiciar o desenvolvimento do pensamento, ampliação do conhecimento e socialização;

  • Propiciar situações criativas que possibilitem o uso da “imaginação” e da “fantasia infantil”, visando a ressignificação de sua subjetividade;

  • Oportunizar ao aluno diferentes vivências e intervenções que desafiem o pensamento e possibilitem novas construções;

  • Resgatar a importância do Laboratório junto à comunidade.

Ações

O trabalho será realizado da seguinte forma:

  • Encaminhamento será realizado pelo professor, no Conselho de Classe.

  • Ficha de encaminhamento através do Serviço de Orientação Educacional.

  • Família do aluno será chamada para entrevista (anamnese).

  • Entrevista com o aluno.

  • Avaliação do aluno.

  • Devolução para os professores e para os pais.

  • Parceria de trabalho com o professor, procurando auxiliar no resgate do aluno.

  • Encaminhamentos especializados através do Serviço de Orientação Educacional.

  • Parceria com SOE e SOP.

  • Manter professores e serviços informados sobre avanços, necessidades e freqüência dos alunos.

  • Reunião com os professores.

  • Reuniões semanais dos pares do Laboratório de Aprendizagem.

  • Reunião com os pais.

  • Participação dos professores do Laboratório nas reuniões pedagógicas e nos Conselhos de Classe.

  • O atendimento ocorrerá em turno inverso ao que aluno estuda, em pequenos grupos. Estes grupos podem ser modificados ao longo do trabalho. Eventualmente atendimento individuais ou no turno de estudo.

  • O tempo de atendimento será de uma vez por semana. Em alguns casos, duas.

  • Conforme proposta o atendimento será realizado através da valorização do lúdico.

  • Propomos integrar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o trabalho do coletivo do Ciclo e da Proposta Pedagógica da Escola.

Avaliação

Será investigativa através de dados coletados, da observação direta, constante do aluno e de testagens.

A partir desta avaliação serão compostos os grupos, que poderão ser modificados de acordo com as necessidades. No final do ano realizaremos um parecer descritivo do aluno, constando os encaminhamentos efetuados. Propomos realizar nos PDAs ou PSAEs um registro do Laboratório, junto com o professor referência ou com o coletivo dos professores que atende o aluno, dependendo da disponibilidade dos mesmos.

 

 

   
    Av. Capivari, 1999 - Bairro Cristal - Porto Alegre / RS - Telefones: (51) 3266-5175 / 3289-5999 (Fax) / 3289-5998 - emef.loureirodasilva@smed.prefpoa.com.br