Vivemos em um tempo de
grandes mudanças que envolvem uma rápida globalização, quantidades
crescentes de informações, a hegemonia crescente da ciência e da
tecnologia e um choque de civilizações. Essas mudanças exigem novas
maneiras de pensar e aprender na escola e nas profissões. Diante dessa
realidade este seminário se propõe a oportunizar um momento de
reflexão sobre a prática pedagógica de cada um e de todos em busca de
caminhos que qualifiquem, ainda mais, o processo ensino-aprendizagem
desta escola.
Em dois
encontros: dia 16/05/09 e 30/05/09, os professores da EMEB Liberato
Salzano Vieira da Cunha realizaram a leitura, a discussão e
organizaram formas de socializar aos demais colegas os trabalhos
produzidos nos pequenos grupos.
|
Questões propostas para a produção
escrita do grupo:
- A partir da leitura do texto de
Celso Antunes escrever sobre uma situação de sala de aula que tenha
se constituído em uma experiência, no sentido da definição do
autor;
-De que maneira os diferentes
conceitos e/ou pressupostos teóricos abordados sobre o tema central
do texto podem contribuir para problematizar situações e/ou práticas
pedagógicas da escola ou da sala de aula;
-Destacar algumas perspectivas que
possam ser implementadas tendo em vista as problematizações
apontadas.
Orientações para a apresentação do
texto para o grande grupo:
-título do livro;
-idéia(s) central(is);
-pressupostos teóricos;
-relação teoria e prática.
|
O seminário
proposto trabalhou a partir da coleção "Na sala de Aula" de Celso
Antunes. Acompanhe os trabalhos desenvolvidos pelos professores na
tabela abaixo. Vale a pena conferir as produções!
|