EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha

Institucional da escola.

Seminário: Ação - Reflexão - Ação

 

Vivemos em um tempo de grandes mudanças que envolvem uma rápida globalização, quantidades crescentes de informações, a hegemonia crescente da ciência e da tecnologia e um choque de civilizações. Essas mudanças exigem novas maneiras de pensar e aprender na escola e nas profissões. Diante dessa realidade este seminário se propõe a oportunizar um momento de reflexão sobre a prática pedagógica de cada um e de todos em busca de caminhos que qualifiquem, ainda mais, o processo ensino-aprendizagem desta escola.

Em dois encontros: dia 16/05/09 e 30/05/09, os professores da EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha realizaram a leitura, a discussão e organizaram formas de socializar aos demais colegas os trabalhos produzidos nos pequenos grupos.

Galeria de Fotos

 

Questões propostas para a produção escrita do grupo:

- A partir da leitura do texto de Celso Antunes escrever sobre uma situação de sala de aula que tenha se constituído em uma experiência, no sentido da definição do autor; 

 

-De que maneira os diferentes conceitos e/ou pressupostos teóricos abordados sobre o tema central do texto podem contribuir para problematizar situações e/ou práticas pedagógicas da escola ou da sala de aula; 

 

-Destacar algumas perspectivas que possam ser implementadas tendo em vista as problematizações apontadas.

 

Orientações para a apresentação do texto para o grande grupo:

-título do livro;

-idéia(s) central(is);

-pressupostos teóricos;

-relação teoria e prática.

Galeria de Fotos

O seminário proposto trabalhou a partir da coleção "Na sala de Aula" de Celso Antunes. Acompanhe os trabalhos desenvolvidos pelos professores na tabela abaixo. Vale a pena conferir as produções!

 

 

 

 

 

   

                      

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

Desenvolvimento: Jacqueline Aguiar  -  infoedu@globo.com