HISTÓRIA

A escola Judith Macedo de Araújo foi criada pela força da união da comunidade do Morro da Cruz.

Nesta comunidade havia a Escola Municipal América, que acolhia todas as demandas escolares existentes.

Com o passar do tempo, houve um acréscimo da população vinda do interior e de áreas de risco.

A comunidade começou a se mobilizar nas lutas pela melhoria das ruas, instalação de água, luz, etc.

Em 1986, houve uma demanda maior de alunos para as vagas existentes. Esse foi o grande motivo para a comunidade levantar sua bandeira de reinvidicações exigindo do prefeito em exercício, Dr. Alceu de Deus Collares, uma solução para a falta de vagas.

Momentaneamente a solução encontrada foi criar um anexo da Escola Municipal América. Esse movimento resultou no empréstimo de duas salas no prédio da Escola Padre Todesco.

Inicialmente funcionando com duas turmas sob a coordenação da Diretora da Escola Municipal América, profª. Jacina Saraiva de Souza. Para atender as duas turmas foram designadas as profª. Terezinha Fernandes e Iara Rossini. As duas turmas funcionaram na Esc. Pe. Todesco até outubro do mesmo ano.

Constatado que existia um terreno na Rua Saul Constantino, reservado para uma praça, que a comunidade dos "sem teto" iniciava apossar-se, o então prefeito Dr. Alceu Collares, por Decreto no Diário Oficial de 28/07/86 determinou que o mesmo fosse designado para a construção de uma escola.

O nome escolhido foi em homenagem a educadora Judith Macedo de Araújo, que trabalhara muitos anos na Rede Municipal de Ensino, em relevante luta pelos alunos carentes. Tinha uma grande preocupação, e implantou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a obrigatoriedade da merenda escolar, suprindo uma necessidade básica dos alunos.

Em 23 de outubro de 1986, reaproveitado de outra escola, foi inaugurado o primeiro pavilhão, em madeira, da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Prof.º Judith Macedo de Araújo, pelo Prefeito Dr. Alceu Collares com a presença da Secretária Municipal de Educação Prof.º Neuza Canabarro, Autoridades Civis, Eclesiásticas, representantes das associações comunitárias e Órgãos Educacionais Municipais.

Designada como Diretora a prof.ª Jacina Saraiva de Souza toma posse oficial em 30/01/1987 e sua vice-diretora, a profª. Maria Conceição Dias em março de 87. Em 05/10/87 é inaugurado mais um pavilhão pelo Prefeito Municipal e Secretária de Educação, que atendia a crescente demanda da comunidade do Morro da Cruz.

Com o crescimento da escola surge a necessidade de implantar-se uma biblioteca, para enriquecer e complementar o estudo dos alunos. Mais uma vez a mobilização da comunidade foi fundamental para que o acervo constituir-se, também com a participação ativa dos educadores.

A Biblioteca Archimédes Fortini foi inaugurada em 13/06/88 com presença de autoridades e familiares do Patrono. Archimédes Fortini foi escritor e Jornalista do Correio do Povo. Seus artigos eram questionados, sempre na tentativa de melhor formar a opinião pública enriquecendo os leitores gaúchos.

No Diário Oficial de 16/01/1987 saiu o parecer 76/87 C.E.E. autorizando a implantação gradativa das séries iniciais, deixando de ser um anexo da Escola Municipal de América. Em 01/03/87 no mesmo Diário, foi publicada a Resolução 111/72 do C.E.E., incluindo a Escola Municipal Incompleta Prof.ª Judith Macedo de Aráujo no Modelo I dos regimentos escolares.

Para suprir as demandas existentes foi implenatado em 11/04/88, uma Classe Especial para Deficientes Mentais Educáveis, que funcionou por três anos, tempo suficiente para serem adaptados em classes regulares.

Em outubro de 1988 houve eleição para Direção e Vice-direção, sendo eleitas respectivamente as professoras Jacina Saraiva e Maria Conceição Dias.

Em 03/12/91, realizou-se a conclusão da primeira turma de 4ª séria da Escola.

No ano de 92 fazia-se necessário a criação de turma de Jardim de Infância. Verificada as condições foi autorizada o inicio das reformas, em 10/08/93, para implantação gradativa no ano seguinte.

Durante os anos de 92 e 93 a comunidade realizava mobilizações para que fosse dada continuidade a implantação das outras séries gradativamente até completar-se o ensino de 1º grau.

A professora Jacina dirigia a escola por dois mandatos consecutivos, quando em 93 foram eleitas como diretora e vice as professoras Maria Rita dos Santos e Jussara União Brawn. Em 20/01/93 tomam posse com a presença da comuidade, professores e a Secretaria Municipal de Educação Sonia Pilla Vas, que anuncia a implantação gradativa das séries finais.

Como o número de salas de aula era reduzido, em reunião com os pais na presença do então prefeito Tarso Genro, estabeleceu-se o horário vespertino para a 5ª série, com a responsabilidade dos pais em trazê-los e buscá-los para maior segurança.

Durante o ano ventilou-se a idéia de construção de um novo prédio para a escola. Entre várias sugestões definiu-se por um terreno na Rua Santa Tereza próximo a caixa d´água.

Em 24/05/94 a comunidade e a direção iniciam a luta no OP. da Cidade. A mobilização era total, a expectativa de um novo prédio encantava a todos.

A proposta foi aceita no OP. mas a comunidadefoi surpreendida negativamente quando o prefeito anunciou que no prédio, já em construção, seria para uma nova escola e que receberia alunos do Judith, possiblitando assim a implantação das séries para o 1º Grau completo em nossa escola, passando o turno vespertino para o diurno.

Durante o ano de 95 iniciamos estudos e preparação para implantação do SEJA, atendendo ao dispositivo legal da Rede Municipal de Ensino, estendendo-se até 1997.

Em 98 iniciou-se a implantação das primeiras turmas dos Ciclos de Formação e SEJA.

Neste mesmo ano foram eleitos o prof.º Paulo Régis Silva Santos e a prof.ª Edna Catarina Santos Chaves como diretor e vice respectivamente para o triênio 99/01.

No ano de 1999 a escola foi beneficiada com a implantação das totalidades finais do SEJA.

Uma das bandeiras levantadas como proposta da nova equipe diretiva do Judith era a de concorrer no Orçamento Participativo (OP.) da Cidade, para a construção de prédio próprio no local original, minimizando assim a possiblidade de sermos novamente surpreendidos em questão de esqaço físico como em 1994.

Conclamada, a comunidade deu resposta imediata, e já em 99 colocamos entre as primeiras cinco prioridades da Educação, o que possibilitou a construção de um pavilhão. Não nos damos por satisfeitos e repetimos a prioridade em 2000, o que abriu a perspectiva de questionarmos junto ao então Secretário Municipal de Educação, prof.º José Clóvis de Azevedo, e a Secretaria Municipal de Obras e Viação, a elaboração de um projeto completo, com dois pavilhões de três pisos e acrescentando uma novidade nas escolas municipais, rampas de acesso a todos os pavimentos, atendendo a uma lei que determina os critérios para construção do ambiente físico da escola, visando a inclusão escolar.

Concluído o projeto arquitetônico, iniciamos 2001 em três frentes. Inicialmente ocupando durante as férias uma sala de aula da Escola Morro da Cruz, como Secretaria e Sala de Direção, pois se daria início ao processo de desmontagem do prédio original e construção de nove salas de emergência, no pátio desta escola.

No mês de março ainda não se iniciara a construção das nove salas, portanto atendemos parte dos nossos alunos no prédio da Escola Pe. Todesco, parte em um pavilhão que não deixamos desmanchar no prédio original e as turmas do SEJA na escola Morro da Cruz à noite. Foram tempos difíceis aqueles, mas nosso qualificado grupo de professores e funcionários, contando com a compreensão da comunidade escolar e dos pais, vencemos este período.

Em Agosto deste mesmo ano mudamos para as nossas salas emergenciais, e o que era para ser provisório por um ano, estendeu-se para dois. Devido aos problemas das empresas construtoras, o prédio demorou a ficar pronto, obrigando a comunidade a realizar grandes manifestações na retomada da obra que veio a qualificar o ensino no Morro da Cruz.

O grupo de professores, funcionários, alunos e pais, reconhecendo o esforço que toda a equipe vinha desenvolvendo, e acreditando que poderíamos repetir um bom trabalho frente da escola, reconduziu como diretor e vice os professores Paulo Régis Silva Santos e Edna Catarina Santos Chaves para o triênio 02/04.

Somente em 2003 o prédio ficou pronto, trazendo muito alegria a comunidade!!!

Após dois mandatos consecutivos do Prof.º Paulo Régis e da Prof. Edna Chaves, em 2005 foram eleitas para direção e vice, respectivamente, as professores Rosane Denardi Quiroga e Márcia Rosina para o triênio 05/07.

Em 2006, a escola completou 20 anos de sua gloriosa história, de mãos dadas com a Educação! Educando e Vivendo Valores!!!

Em 2010 foram eleitos para a direção e vice, respectivamente o professor Paulo Régis Silva Santos e a professora Katia Maria Britto para exercerem a gestão no triênio 2011/2013.

2011 é o ano do Jubileu de Prata da EMEF Profª Judith Macedo de Araujo - Parabéns a todas e a todos pelos 25 anos de sucesso!