"Um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho. Um sonho que se sonha junto é uma realidade". John Lennon

 

E.M.E.F JEAN PIAGET

 

 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget atende atualmente, cerca de 1050 alunos entre seus três turnos manhã, tarde e noite com 1 turma de educação infantil, 11 turmas de I Ciclo, 10 turmas de II Ciclo, 8 turmas de III Ciclo e 7 turmas de EJA (Educação de Jovens Adultos), totalizando o ensino total do Ensino Fundamental. Como as demais escolas municipais, desde 2000 atuamos na perspectiva de atender o Ensino Fundamental em nove anos, divididos em três ciclos é feita pelas as fases da vida, ou seja, pelo o tempo de existência do individuo e não necessariamente dividindo o tempo por anos. Assim, o I Ciclo, ou ciclo da infância, tem por objetivo a alfabetização e atende as crianças dos 06 aos 08 anos de idade. O II Ciclo também chamado de ciclo da pré-adolescência atende as crianças entre 09 e 11 anos, no III Ciclo, o ciclo da adolescência, alunos entre 12 e 14 anos.
FILOSOFIA DA ESCOLA

Partindo-se das concepções humanista, libertadora e construtivista de educação de que: "Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam em comconunhão, mediados pela a realidade" (Paulo Freire), deduz-se que o sujeito não é passivo: ele pensa, cria, recria, interage com seu semelhante, a partir de experiências vivenciadas, partilhadas a luz da cultura e toma decisões.

Cabe, portanto, à Escola ser espaço de trocas, vivência, aprendizagens e preparação para o trabalho, tendo como meta a valorização da pessoa, contribuindo para a formação de sujeito que se apropriem de sua condição de cidadão democrático, autônomo, crítico, responsável, engajado na transformação da sociedade, para que esta se torne mais justa e igualitária. O projeto político-pedagógico da escola será novamente estudado, para que, de acordo com a realidade que vêm sendo desenvolvida, seja promovida a readequação do mesmo durante as formações pedagógicas da escola.

 

Desenvolvido por: Vagner Leandro