CURSO: ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: ARTES I - DESENHO

CONTEÚDOS:

 São os principais objetivos da disciplina:
 Perceber a arte como meio de expressão e manifestação estética, crítica e cultural;
 Compreender o mundo com um olhar de sensibilidade estética;
 Apropriar-se da Arte como uma forma de conhecimento e cultura, estabelecendo relações com seu cotidiano;
 Perceber-se como sujeito transformador;
 Ver a Arte como possibilidade de um caminho profissional.
 Importância da Arte na nossa vida;
 Comunicação visual;
 Leitura de imagens;
 Estudo da composição visual;
 Abstrascionismo – Figurativismo;
 Elementos da linguagem visual ou plástica:
1. Ponto;
2. Linha;
3. Textura visual;
4. Superfície;
5. Cor – Psicodinâmica: estudo, aplicação;
 Leitura, análise e interpretação na obra de arte;
 História da arte – da pré-história ao impressionismo;
 Ficha técnica – assinatura, autoria;
 Apresentação da obra;
 Apreciação da obra de arte.
 Participação consciente no exercício da cidadania durante o processo de criação e apreciação da obra de arte – preservação dos espaços, materiais e instrumentos de trabalho.

Metodologia    Reflexões e registros individuais e coletivos sobre experiências pessoais e possibilidades de interação com o grupo;
 Leitura de textos sobre os temas propostos;
 Pesquisas individuais e coletivas de referenciais teóricos;
 Exposição de conteúdos que possibilitem ao desenvolvimento do trabalho prático e teórico;
 Exercícios com linhas para firmeza do traço;
 Experimentações de desenho e pintura, individuais e coletivas em atividades práticas de desenho, dirigidas e livres com materiais expressivos;
 Audição de música instrumental durante as práticas como apoio à concentração e sensibilização;
 Apresentação de filmes sobre assuntos pertinentes;
 Visitas a exposições de arte,
 Análise de etapas significativas do processo de criação e produto final;
 Socialização de experiências criadoras em mostras dentro e fora da escola;
 Levantamento de possibilidades de divulgação e ocupação no mercado de trabalho de artes.

AVALIAÇÃO:

 Trabalhos escritos;
1. Pesquisas;
2. Justificativa dos trabalhos práticos, por escrito;
3. Análise formal.
 Trabalhos práticos – desenho, pintura colagem;
 Reflexão sobre os avanços individuais;
 Acompanhamento diário da evolução do aluno, seus trabalhos e participação em aula;
 Auto-avaliação;
 Participação em exposições coletivas da escola.


BIBLIOGRAFIA:

 BARBOSA, Ana Mae.Tópicos utópicos.C/Arte, 1998.
 DE MORAES, Dijon. Limites do design. Studio Nobel, 1997.
 GROPIUS, Walter. Bauhaus: nova arquitetura.Perspectiva,1972.
 MUNARI, Bruno. Diseño y comunicación visual. Gustavo Gili, 1973.
 OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Campus, 1983.
 GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. Annablume, 2001.
 DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos. Criar, 2001.
 KOHL F., Mary Ann e GAINER, Cindy. Fazendo arte com as coisas da Terra. Augustus, 1991.
 BAZIN, Germain. Da pré-história aos nossos dias. Martins Fontes. 1976.
 GOMBRICH, H. E. História da Arte. Circulo do Livro, 1972.
 DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho.