CURSO: ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: ARTES I - DESENHO
CONTEÚDOS:
São os principais objetivos da disciplina:
Perceber a arte como meio de expressão e manifestação estética, crítica e cultural;
Compreender o mundo com um olhar de sensibilidade estética;
Apropriar-se da Arte como uma forma de conhecimento e cultura, estabelecendo relações com seu cotidiano;
Perceber-se como sujeito transformador;
Ver a Arte como possibilidade de um caminho profissional.
Importância da Arte na nossa vida;
Comunicação visual;
Leitura de imagens;
Estudo da composição visual;
Abstrascionismo – Figurativismo;
Elementos da linguagem visual ou plástica:
1. Ponto;
2. Linha;
3. Textura visual;
4. Superfície;
5. Cor – Psicodinâmica: estudo, aplicação;
Leitura, análise e interpretação na obra de arte;
História da arte – da pré-história ao impressionismo;
Ficha técnica – assinatura, autoria;
Apresentação da obra;
Apreciação da obra de arte.
Participação consciente no exercício da cidadania durante o processo de criação e apreciação da obra de arte – preservação dos espaços, materiais e instrumentos de trabalho.
Metodologia Reflexões e registros individuais e coletivos sobre experiências pessoais e possibilidades de interação com o grupo;
Leitura de textos sobre os temas propostos;
Pesquisas individuais e coletivas de referenciais teóricos;
Exposição de conteúdos que possibilitem ao desenvolvimento do trabalho prático e teórico;
Exercícios com linhas para firmeza do traço;
Experimentações de desenho e pintura, individuais e coletivas em atividades práticas de desenho, dirigidas e livres com materiais expressivos;
Audição de música instrumental durante as práticas como apoio à concentração e sensibilização;
Apresentação de filmes sobre assuntos pertinentes;
Visitas a exposições de arte,
Análise de etapas significativas do processo de criação e produto final;
Socialização de experiências criadoras em mostras dentro e fora da escola;
Levantamento de possibilidades de divulgação e ocupação no mercado de trabalho de artes.
AVALIAÇÃO:
Trabalhos escritos;
1. Pesquisas;
2. Justificativa dos trabalhos práticos, por escrito;
3. Análise formal.
Trabalhos práticos – desenho, pintura colagem;
Reflexão sobre os avanços individuais;
Acompanhamento diário da evolução do aluno, seus trabalhos e participação em aula;
Auto-avaliação;
Participação em exposições coletivas da escola.
BIBLIOGRAFIA:
BARBOSA, Ana Mae.Tópicos utópicos.C/Arte, 1998.
DE MORAES, Dijon. Limites do design. Studio Nobel, 1997.
GROPIUS, Walter. Bauhaus: nova arquitetura.Perspectiva,1972.
MUNARI, Bruno. Diseño y comunicación visual. Gustavo Gili, 1973.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Campus, 1983.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. Annablume, 2001.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos. Criar, 2001.
KOHL F., Mary Ann e GAINER, Cindy. Fazendo arte com as coisas da Terra. Augustus, 1991.
BAZIN, Germain. Da pré-história aos nossos dias. Martins Fontes. 1976.
GOMBRICH, H. E. História da Arte. Circulo do Livro, 1972.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho.