www.emiliomeyer.com

DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA aplicadAs À Educação Infantil TURMA: 43

Linguagem Oral

Conteúdos:

Conhecendo as diferentes linguagens (oral,musical,cênica,plástica e escrita)

Funções e desenvolvimento da linguagem oral

O bebê e suas diferentes formas de expressão (choro,olhares, emissão de sons,gestos)  e como interpretá-las

Sinais de alerta no desenvolvimento da fala da criança: dislalia,deficiência auditiva, gagueira.

Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam  a linguagem oral nas crianças de  0 a 6 anos

As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em grupo apresentando criatividade, reflexão teórica nos trabalhos desenvolvidos e pontualidade na entrega dos mesmos, participação em aula, planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF,1998

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento.Porto Alegre: Mediação,1999.

DAVIS, Cláudia.OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação São Paulo:Cortez, 1994.(Coleção Magistério. 2º Grau. Série formação do Professor)

JUNQUEIRA FILHO,Gabriel de Andrade. Conversando, Lendo e Escrevendo com as Crianças na Educação Infantil in:CRAIDY,Carmem:KAERCHER,Gládis E. (Org.). Educação Infantil Prá que te quero? Porto Alegre:Mediação,1998.

MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos...histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus,2002.