voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: ESTUDOS DO ESPAÇO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO TURMA: 43

CONTEÚDOS

- Objetivos Gerais da Educação Infantil;
- Objetivos Específicos da Educação Infantil direcionados à Historia e Geografia;
- Conceitos de Hirtoria e Geografia: Tempo:histórico/cronológico/vivido/físico;
                                    Espaço: físico/de relações
                                    Homem e Sociedade;
- Construção da noção de tempo da criança de 0 à 3 anos;
- Construção da noção de tempo da criança de 3 à 6 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 0 à 3 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 3 à 6 anos;
- Interferência do adulto/cuidador/educador.

AVALIAÇÃO

- Produção textual considerando: tema, clareza e objetividade;
- Apresentação de trabalhos (individual ou em grupo) demonstrando domínio do tema e manejo em sala de aula;
- Relatos de atividades aplicadas;
- Participação efetiva na construção de atividades em grupo e no momento da socialização com a turma.

BIBLIOGRAFIA

- ANTUNES,Aracy do R.MENANDRO,Heloisa F.PAGANELLI,Tomoko I.Estudos Sociais: Teoria e prática.Rio de Janeiro: ACCESS, 1999.
- ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas- Teorias e tempos de alunos e mestres. 3ªed.Petrólpolis, RJ: Vozes,2004.
- CALDIERARO,Ires P.FISS,Ana J.L. Planos de estudos: o pensar e o fazer pedagógico.2ªed. revisada eampliada.Porto Alegre:Edicom,2001.
- CALLAI,Helena C.(org). O ensino em estudos sociais.2ªed.revisada.Ijuí,RS:UNIJUÍ,2002.
- CALLAI,Helena C.ZARTH,Paulo A.Os conceitos de espaço e tempo na pesquisa m educação.Ijuí,RS:UNIJUÍ,1999.
- CASTROGIOVANNI,Antonio C.(org).Ensino de Geografia:práticas e textualizações no cotidiano.Porto Alegre:Mediação,2000.
- CASTROGIOVANNI,Antonio C. COSTELLA,Roselane Z. Brincar e cartografar com diferentes mundos geográficos: alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
- DOCKHORN,Sumara G.C. O tempo e o espaço da Educação Infantil no olhar da Geografia.Mongrafia(Especialização em Educação Infantil)- Universidade Castelo Branco - IESD. Departamento de Educação à Distância. Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil. Porto Alegre, 2004.
- PROJETO - Revista de Educação:hirtoria.Porto Alegre:Projeto,v.2,n.2,2000.
- REDIN,Euclides.O espaço e o tempo da criança:se der tempo a gente brinca!3ª.Porto Alegre:Mediação,1998.
- RODRIGUES,Maria B.C. AMODEO,Maria C.B.(coord)5ªed.O espaço pedagógico na pré-escola, 5ªed.Porto Alegre:Mediação,1995.
- TRINDADE,André.Gestos de cuidado, gestos de amor. Orientaçõs sobre o desenvolvimento do bebê.São Paulo:Summus,2007
- VISENTINI,José W.Para uma Geografia crítica na escola.São Paulo:Ática,1992.
- SIMIELLI,Maria E.Primeiros mapas como entender e construir.São Paulo:Ática, 1996(v.1 ao 4).

 

voltar