voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: Didática, Planejamento e Avaliação TURMA: 43

CONTEÚDOS

DIDÁTICA:
-Prática educativa;
-Comparativo entre Didática e Pedagogia;
-Conceito de Didática;
-Didática e Psicologia;
-O papel do professor;
-A interação professor/aluno;
-Análise e organização dos conteúdos/conceitos curriculares;
-Procedimentos de ensino e organização da aprendizagem;

PLANEJAMENTO

(o quê, para quê, por quê, como e para quem?):
-Planejamento e Plano;
-Tipos de planejamentos na área da Educação;
-O planejamento didático ou de ensino;
-A função do planejamento das atividades didáticas;
-Características e elementos de um plano didático;
-Importância dos objetivos;
-Tipos de objetivos;
-Como definir objetivos;
-Seleção e organização de conteúdos/conceitos.

AVALIAÇÃO
-Conceito;
-Funções da avaliação;
-Relação funcional entre objetivos e avaliação;
-Etapas da avaliação;
-Técnicas da avaliação;
-Utilização dos resultados da avaliação.

AVALIAÇÃO


-Apresentação de trabalhos demonstrando domínio dos estudos e desenvoltura na técnica utilizada;
-Participação nas discussões de grupo e socialização com a turma como um todo;
-Compreensão dos temas, clareza e objetividade nas produções textuais.

BIBLIOGRAFIA


ARROYO,MiguelG.Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro, Vozes, 2004.
CALDERARO,Ires P..FISS, Ana J.L.Planos de estudos: o pensar e o fazer pedagógico, 2ª ed. Porto Alegre, Edicom, 2001.
CASTRO, Amélia Domingues de.CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensinar e ensinar: didática para escola fundamental e médio.São Paulo,THOMSON, 1998.
HAIDT,Regina Célia Cazause. Curso de Didática Geral, 7ªed. São Paulo,Ática,2003.
HERNANDEZ,Fernando.VENTURA,Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho - o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre, ATMED, 1998.
LIBÂNEO,José Carlos.Didática.São Paulo, Cortez, 2008.Coleção Magistério - Série Formção do Professor.
NÉRCI,Imídeo G.. Didática, uma introdução. São Paulo,Atlas, 1993.
PERRENOUD,Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
PERRENOUD,Philippe.PAQUAY,Léopold.ALTET,Marguerite.CHARLIER,Évelyne (org) Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências?,2ªed. Porto Alegre, ARTMED,2001
PILETTI,Claudino.Didática Geral,19ª ed. São Pulo, Ática,1995.
SANTOMÉ,Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, ARTMED, 1998.

 

voltar