www.emiliomeyer.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL TURMA: 42

A finalidade principal desta disciplina é instrumentalizar para análise e dar a conhecer, aos alunos, a complexidade das relações sociais defrontadas em seus cotidianos, subsidiando-os na produção de suas próprias compreensões e explicações sobre questões ou problemáticas sociais.

Neste período, o objetivo da disciplina será uma aproximação inicial com o pensamento sociológico, buscando compreender o processo de surgimento desta ciência em seus movimentos intimamente atrelados ao contexto histórico e cotidiano de sua concepção. Bem como desenvolver no aluno a capacidade de identificar alguns conceitos sociológicos nos processos e experiências sociais por ele vivenciados.

Temáticas:

O que é sociologia?

As três áreas das Ciências Sociais: antropologia, sociologia e ciência política.

Ser humano: ser animal: produtor de conhecimento, significados sociais e memória coletiva e diferentes conhecimentos.

diversidade cultural – o que é cultura?

Indivíduo, Identidade e Socialização. (novas gerações, novas situações, novas concepções X a tradição) Antropocentrismo, Etnocentrismo e relativismo social.

Raça e Etnia – Natureza e Cultura

Desigualdade social, estratificação social.

violência social, cultura do medo e criminalidade (Ordem social, Estado e Sociedade civil)

Cidadania e juventude: participação política, civil e social. Movimentos sociais e mudança social.

A avaliação é parte do processo de aprendizagem, pois ela é contínua e prioriza a qualidade das aprendizagens. Portanto, será observado o envolvimento do aluno em todos os momentos do semestre de forma a observar e intervir na apropriação dos conhecimentos e habilidades necessárias para que este aluno torne-se sujeito crítico.

Instrumentos:

Seminário de discussão de textos;

Pesquisas (biblioteca e informática);

Trabalhos em grupos;

Vídeos;

Produção textual;

Exercícios de Expressão Oral.

Cohn, G. Sociologia: para ler os clássicos. RJ: LTC.

Costa, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. SP: Ed. Moderna, 2001.

Le Monde Diplomatique – Globalização e Mundo do Trabalho.

Perrot, M.Os Excluídos da História. RJ: Paz e Terra. 1988.

Santos, Milton. A transição em marcha. In: Santos, Por uma Outra Globalização. Ed. Record, SP. 2000 (Forum Social Mundial 2001)

Jornais: ZH, Correio do Povo, Folha de São Paulo.

Revistas: Veja, Superinteressante, Isto é...