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Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - TURMA: 42

CONTEÚDOS

Considerações Iniciais:

O estudo da Filosofia da Educação tem por objetivo pesquisar as principais formulações filosóficas construídas pelo esfôrço do entendimento humano ao longo de sua história, em seus desdobramentos e conseqüências no campo da Educação.
Busca-se trabalhar a dicotomia de fundo existente entre os diversos aspectos que comparecem nas concepções do Educar assinalados nos períodos mais significativos da história da humanidade : Educar para conservar x Educar para transformar.
Através do diálogo entre essas duas grandes matrizes, procuramos identificar e realizar o balanço crítico das teorias educacionais contemporâneas e ,sobretudo, das práticas e intervenções cotidianas dos educandos em suas experiências nas instituições em que trabalham.


 EIXO : O CONHECIMENTO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SER E ESTAR NO MUNDO - O CONHE-SER

- PAIDÉIA – A CONCEPÇÃO GREGA DE EDUCAÇÃO

- PARADIGMAS EDUCACIONAIS DO MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA

- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

- TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO :

EDUCAÇÃO TRADICIONAL x EDUCAÇÃO PROGRESSISTA
EDUCAÇÃO LIBERAL
EDUCAÇÃO LIBERTADORA

TÓPICOS:

- O QUE É AVALIAÇÃO ? – REFLEXÕES- AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA

- CURRÍCULO - REFLEXÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS

- TRABALHANDO COM A EXISTENCIA : PESQUISA SÓCIO-ANTROPOLÓGICA E COMPLEXO TEMÁTICO.

- ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

- EDUCAR PARA QUÊ ?

AVALIAÇÃO

A avaliação é permanente e constitui-se em parte importante do processo de construção do conhecimento. Utilizaremos como instrumentos: Produção de textos, resenhas, trabalhos individuais e coletivos. A auto-avaliação e avaliação da disciplina integram esse processo.

BIBLIOGRAFIA

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia,Paz e Terra,1996.
NETO,Henrique Nilsen – Filosofia da Educação, Melhoramentos.1988
PONCE, Aníbal – Educação e luta de classes, Cortez. 1994
JESUS, Antonio Tavares de – Educação e Hegemonia no pensamento de Gramsci, Cortez. 1989
SNYDERS, Georges – Escola, classe e luta de classes, Moraes Editores, 1981
JAEGER, Werner – Paidéia – A formação do Homem Grego, Martins Fontes/UNB, 1989.
MORIN, Edgar – Os sete saberes necessários á educação do futuro, Cortez/UNESCO, 2000.
CÂMARA DOS DEPUTADOS – Plano Nacional de Educação, Brasília.2002.
SMED – Cadernos Pedagógicos

Documento Referência do MEC- Educação em 9 anos

Textos e demais fontes à disposição no setor de cópias e Site da Escola

 

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