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Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: Português TURMA: 41

CONTEÚDOS

Ementa:
Desenvolver o domínio das habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta a fim de demonstrar sua competência lingüística como fator  de sociabilidade.

Para que isso ocorra, o aluno deverá atingir os objetivos abaixo.

1 Reconhecer o código de linguagem utilizada, assim como o nível de linguagem (culta, coloquial e vulgar) e o tipo ( verbal/não-verbal), assim como o veículo em que está expresso.
2. Interpretar os textos( orais ou escritos), assim como as obras literárias trabalhadas, com base em inferências, relações com o conhecimento de mundo de cada um, associações com outros conteúdos trabalhados nesta e em outras disciplinas, conclusões de análises de dados oferecidos.
3. Argumentar e contra-argumentar, oralmente e por escrito, de forma coerente, consistente, lógica, tendo como base a realidade que nos cerca e o papel que desenvolvemos neste momento político e social.
4. Produzir textos, observando a apresentação estrutural dos mesmos , a partir das temáticas sugeridas e trabalhadas.
5. Desenvolver um diário ao longo do ano para registrar pensamentos, opiniões, resumo de obras lidas, etc. a fim de estabelecer uma cumplicidade com a escrita independente da correção gramatical.
6. Reconstruir os textos produzidos, com base em um código de correção, para superação das dificuldades lingüísticas específicas.
7. Acentuar convenientemente os vocábulos para domínio do código lingüístico.
8. Grafar corretamente os vocábulos, desenvolvendo a capacidade de domínio e ampliação do campo semântico e pragmático da língua.
9. Empregar a pontuação adequada, utilizando-a como recurso enriquecedor de texto e importante elemento coesivo.
10. Identificar a necessidade de retomar um mesmo referente através de outros itens lexicais, para evitar a repetição desnecessária do mesmo termo e garantir a coesão e coerência textual.
11.Analisar obras literárias em conformidade às solicitações: tempo, espaço, personagem, trajetória da personagem, ação, final (fechado/aberto), com o objetivo de ampliar a visão política, social e filosófica, bem como estabelecer inferências a respeito dos valores abordados nas obras.

AVALIAÇÃO

As características individuais estarão sendo levadas em consideração, pois essa é uma avaliação qualitativa. e não quantitativa. O aluno será permanentemente avaliado. Os aspectos que vão ser levados em consideração serão principalmente os seus esforços no sentido de obter um crescimento efetivo na sua competência lingüística. Para isso, estarão sendo avaliados:
- a interpretação dos textos trabalhados e a percepção da intencionalidade de cada um;
- a argumentação e posicionamento crítico em relação às questões levantadas nos textos;
- os textos produzidos e reconstruídos;
- a superação das dificuldades específicas;
- o comprometimento com as atividades propostas;
- a vontade de aprender.

BIBLIOGRAFIA

KOCH, Ingedore ( 1989). A coesão textual. São Paulo: Contexto.
KOCH, Ingedore e TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1989). Texto e Coerência. São Paulo: Cortez.
ORLANDI, Eni Pulcinelli (1989). A linguagem e seu funcionamento: as formas  do discurso. Campinas: Pontes.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Uma proposta para o ensino de português
 

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