voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

HISTÓRIA  - TURMA: 41

CONTEÚDOS

Objetivo específico: Estudar e discutir as dimensões fundamentais do conhecimento histórico, a partir dos conceitos específicos de: tempo, espaço, sociedade, transformação, permanência, memória, identidade, oralidade, escrita, poder, estado, política, economia, tecnologia, ideologia, economia.

Tópicos que serão trabalhados a partir dos conceitos acima citados:
1 - História do Brasil:
estruturas sociais;
politicas;
econômicas;
culturais.
2 - Período Colonial
3 - Período Imperial
4 - República
5 - Brasil Contemporâneo
6 - História Ocidental:
estruturas sociais;
politicas;
econômicas;
culturais.

AVALIAÇÃO

Participação efetiva nas discussões propostas em aula;
Desenvolvimento de trabalhos escritos;
Desenvolvimento de trabalhos em grupo, com exposição oral;
Participação efetiva nos seminários propostos, com a elaboração de um relatorio final.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia básica:

CAMPOS, Gislane Azevedo & SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Editora Ática, 2005.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

Bibliografia complementar:


ABREU, Luciano Aronne. Getúlio Vargas: a construção de um mito, 1928-30. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

BOMENY, Helena. Encontro suspeito: História e ficção. DADOS - Revista de Ciências Sociais, Rio de Ja neiro, v.33, n.1, p.83-118, 1990.

BORGES, Vavy Pacheco Borges. O que é história? São PAulo: Brasiliense, 1980.

BURKE, Peter (Org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.

CARDOSO, Ciro Flamarion. O tempo das ciências naturais e o tempo da História. In: CARDOSO, Ciro Flamarion. Ensaios racionalistas. Rio de Janeiro: Campus, 1988, p.25-40.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Ja neiro: Forense-Universitária, 1982.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 2.ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.

SARAMAGO, José. História e ficção. Jornal de Letras, Artes e Idéias, Lisboa, v. 10, n. 400, p.17-20, 6-12 mar. 1990.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a Memória Histórica. São Paulo: Hucitec; História Social-USP, 1997.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3.ed. Brasília: Ed. da UnB, 1995.


VIEIRA, Maria do Pilar de A. et all. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1995.

 

voltar