voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.com

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA aplicadAs À Educação Infantil TURMA: 22

CONTEÚDOS
 

Linguagem Oral

Conteúdos:

Conhecendo as diferentes linguagens (oral,musical,cênica,plástica e escrita)

Funções e desenvolvimento da linguagem oral

O bebê e suas diferentes formas de expressão (choro,olhares, emissão de sons,gestos)  e como interpretá-las

Sinais de alerta no desenvolvimento da fala da criança: dislalia,deficiência auditiva, gagueira.

Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam  a linguagem oral nas crianças de  0 a 6 anos

 

Linguagem escrita

Conteúdos:

História da escrita

Posições teóricas sobre o processo da linguagem escrita:

a) Inatista

b) Empirista

c) Construtivista

Espaço da leitura e escrita na educação infantil:

•       Papel do professor

•       Função social da escrita

•       Ambiente alfabetizador

•       Importância do nome como ponto chave para a construção do processo de  escrita

Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam a leitura e escrita na educação infantil



AVALIAÇÃO
 

As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em gruposapresentando criatividade e reflexão teórica nos trabalhos desenvolvidos participação em aula, planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos.


BIBLIOGRAFIA
 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF,1998

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento.Porto Alegre: Mediação,1999.

DAVIS, Cláudia.OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação São Paulo:Cortez, 1994.(Coleção Magistério. 2º Grau. Série formação do Professor)

FERREIRO, Emília. Com todas as letras.São Paulo:Cortez,2000.

---------------------. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez,1995. ( Coleção Questões da Nossa Época; v.14)

JUNQUEIRA FILHO,Gabriel de Andrade. Conversando, Lendo e Escrevendo com as Crianças na Educação Infantil in:CRAIDY,Carmem:KAERCHER,Gládis E. (Org.). Educação Infantil Prá que te quero? Porto Alegre:Mediação,1998.

MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos...histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus,2002.

SEBER,Maria da Glória. LUÍS,Vera Lúcia de Freitas.Psicologia do Pré –Escolar:uma visão construtivista.São Paulo:Moderna,1995

SILVA, Walburga Arns da. Cala Boca não morreu... a linguagem na pré escola. Petrópolis:Vozes 1987.

SOUZA,Roselena Siviero de.CORDEIRO, Luciana Peixoto. Escolas Infantis Leitura e Escrita.Porto Alegre:EDELBRA

TEBEROSKI,Ana.Psicopedagogia da Língua Escrita. Campinas:Vozes,2001.

THÉVENOT, Brigitte. NAOURI, Aldo. Conversando sobre bebês: do nascimento aos 3 anos.Bauru,São Paulo: EDUSC,2004.

ZATZ, Lia. Aventura da Escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo: Moderna,1991.

 

voltar