voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: ESTUDOS DO ESPAÇO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO TURMA: 22

CONTEÚDOS

- Objetivos Gerais da Educação Infantil;
- Objetivo Específicos da Educação Infantil direcionados à Historia e Geografia;
- Conceitos de Historia e Geografia -Tempo:hitórico/cronológico, vivido/físico
                                   -Espaço:físico, de relações
                                   -Homem e Sociedade
- Construção da noção de tempo da criança de 0 á 3 anos;
- Construção da noção de tempo da criança de 3 à 6 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 0 à 3 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 3 à 6 anos;
- Interferência do adulto/cuidador/educador.

AVALIAÇÃO

- Produção textual considerando tema, clareza, objetividade e aplicabilidade;
- Apresentação de trabalhos (em grupo e individual) demonstrando domínio o tema e manejo em sala de aula;
- Relatos de experiências de atividades aplicadas;
- Participação efetiva na construção das atividades em grupo e socialização.

BIBLIOGRAFIA

- ANTUNES,Aracy do R. MENANDRO,Heloisa F. PAGANELLI,Tomoko I. Estudos Sociais: Teoria e Prática.Rio de Janeiro:ACCESS, 1999.
- CALDIERARO,Ires P. FISS, Ana J.L. Planos de Estudos: o pensar e o fazer pedagógico. 2ª revisada e ampliada. Porto Alegre:EDICOM, 2001.
- CALLAI,Helena C. (org). O ensino em Estudos Sociais.2ªed revisada.Ijuí: UNIJUÍ,2002.
- CALLAI, Helena C. ZARTH, Paulo A. Os conceitos de espaço e tempo na pesquisa em educação.Ijuí:UNIJUÍ, 1999.
- CASTROGIOVANI,Antonio C.(org).Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano.Porto Alegre: Meiação, 2000.
- CASTROGIOVANI, Antonio C.COSTELLA, Roselane Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos - Alfabetização em cartografia.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
- DOCKHORN,Sumara G.C. O tempo e o espaço da Educação Infantil no olhar da Geografia. Mografia (Especialização em Educação Infantil)- Universidade Castelo Branco, IESD,Departamento de Educação à Distância - urso de Pós-Graduação em Educação Infantil. Porto Alegre: 2004.
- PROJETO - Revista de Educação: Historia. Porto Alegre:Projeto,v.2,n.2, 2000.
- REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca 3ªed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
- RODRIGUES,Maria B. de C.AMODEO, Maria C.B.(coord).O espaço pedagógico na pré-escola 5ªed. Porto Alegre: Mediação,2002.
- SIMIELLI,Maria E. Primeiros mapas. Como entender e construir,5ªed. São Paulo: Ática, 1996.
- TRINDADE,André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê.São Paulo: Summus,2007.
- VESENTINI,José w. Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.

 

voltar