www.emiliomeyer.zip.net

DISCIPLINA: ESTUDOS DO ESPAÇO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO TURMA: 22

- Objetivos Gerais da Educação Infantil;
- Objetivo Específicos da Educação Infantil direcionados à Historia e Geografia;
- Conceitos de Historia e Geografia -Tempo:hitórico/cronológico, vivido/físico
                                   -Espaço:físico, de relações
                                   -Homem e Sociedade
- Construção da noção de tempo da criança de 0 á 3 anos;
- Construção da noção de tempo da criança de 3 à 6 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 0 à 3 anos;
- Construção da noção de espaço da criança de 3 à 6 anos;
- Interferência do adulto/cuidador/educador.

- Produção textual considerando tema, clareza, objetividade e aplicabilidade;
- Apresentação de trabalhos (em grupo e individual) demonstrando domínio o tema e manejo em sala de aula;
- Relatos de experiências de atividades aplicadas;
- Participação efetiva na construção das atividades em grupo e socialização.

- ANTUNES,Aracy do R. MENANDRO,Heloisa F. PAGANELLI,Tomoko I. Estudos Sociais: Teoria e Prática.Rio de Janeiro:ACCESS, 1999.
- CALDIERARO,Ires P. FISS, Ana J.L. Planos de Estudos: o pensar e o fazer pedagógico. 2ª revisada e ampliada. Porto Alegre:EDICOM, 2001.
- CALLAI,Helena C. (org). O ensino em Estudos Sociais.2ªed revisada.Ijuí: UNIJUÍ,2002.
- CALLAI, Helena C. ZARTH, Paulo A. Os conceitos de espaço e tempo na pesquisa em educação.Ijuí:UNIJUÍ, 1999.
- CASTROGIOVANI,Antonio C.(org).Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano.Porto Alegre: Meiação, 2000.
- CASTROGIOVANI, Antonio C.COSTELLA, Roselane Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos - Alfabetização em cartografia.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
- DOCKHORN,Sumara G.C. O tempo e o espaço da Educação Infantil no olhar da Geografia. Mografia (Especialização em Educação Infantil)- Universidade Castelo Branco, IESD,Departamento de Educação à Distância - urso de Pós-Graduação em Educação Infantil. Porto Alegre: 2004.
- PROJETO - Revista de Educação: Historia. Porto Alegre:Projeto,v.2,n.2, 2000.
- REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca 3ªed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
- RODRIGUES,Maria B. de C.AMODEO, Maria C.B.(coord).O espaço pedagógico na pré-escola 5ªed. Porto Alegre: Mediação,2002.
- SIMIELLI,Maria E. Primeiros mapas. Como entender e construir,5ªed. São Paulo: Ática, 1996.
- TRINDADE,André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê.São Paulo: Summus,2007.
- VESENTINI,José w. Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.