voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

LITERATURA INFANTIL - TURMA: 21

CONTEÚDOS:

Origem, evolução e tendências da literatura infantil.
Função da Literatura Infantil: doutrinação/substituição/emancipaçãoContos tradicionais.
Folclore infantil brasileiro.
Importância da leitura e da literatura na escola.
Ideologia no texto infantil.
Critérios de seleção de textos literários infantis.
Análise de obras e sugestão de atividades para a exploração do texto em sala de aula
Aplicação em sala de aula das sugestões de atividades com textos literários
Literatura infantil: Fundamentos e caracterização.
Análise e estudo de livros infantis clássicos e modernos.
Responsabilidade da escola/professor na formação do leitor
A literatura e a prática pedagógica.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do desempenho dos alunos efetivar-se-á através de verificações de:

- aproveitamento, participação, capacidades de análise, de síntese, de elaboração pessoal e de aplicação dos conteúdos a situações do cotidiano escolar, trabalhos individuais e em pequenos grupos,elaboração de materiais didáticos.

- Ao final do semestre, os alunos procederão, também, a uma avaliação global do
desenvolvimento da disciplina e se posicionarão quanto ao seu desempenho.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Lúcia Machado de. Aventuras de Xisto. 5.ed. São Paulo, Brasiliense, l973.
ARIÈS, Phillipe. 2 ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro, Guanabara, 1981.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 993
KHEDE, S. Personagens da Literatura Infanto-juvenil.São Paulo, Ática, 1986
MEIRELES, C. Problemas de literatura infantil.São Paulo, Summus, 1979
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo, Global Ed., 1985.
ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1981
.

voltar