www.emiliomeyer.zip.net

DISCIPLINA: Filosofia da Educação TURMA: 21

Considerações Iniciais:

O estudo da Filosofia da Educação tem por objetivo pesquisar as principais  abordagens filosóficas construídas pelo esfôrço do entendimento humano ao longo de sua história, em seus desdobramentos e conseqüências no campo da Educação.
Busca-se trabalhar a dicotomia de fundo existente entre os diversos aspectos que comparecem nas concepções do Educar assinalados nos períodos mais significativos da história da humanidade : Educar para conservar x Educar para transformar.
Através do diálogo entre essas duas grandes matrizes, procuramos identificar e realizar o balanço crítico das teorias educacionais contemporâneas e ,sobretudo, das práticas e intervenções cotidianas dos educandos em suas experiências nas instituições em que trabalham

EIXO : O CONHECIMENTO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SER E ESTAR NO MUNDO - O CONHE-SER

- PAIDÉIA – A CONCEPÇÃO GREGA DE EDUCAÇÃO

- PARADIGMAS EDUCACIONAIS DO MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA

- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

- TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO :

EDUCAÇÃO TRADICIONAL x EDUCAÇÃO PROGRESSISTA
EDUCAÇÃO LIBERAL
EDUCAÇÃO LIBERTADORA

TÓPICOS:

- O QUE É AVALIAÇÃO ? – REFLEXÕES- AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA

- CURRÍCULO - REFLEXÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS

- TRABALHANDO COM A EXISTENCIA : PESQUISA SÓCIO-ANTROPOLÓGICA E COMPLEXO TEMÁTICO.

- ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

- EDUCAR PARA QUÊ ?

Constitui parte importante do processo de construção do conhecimento. Trabalharemos com auto-avaliação e avalição mediante diferentes instrumentos : Textos produzidos, resenhas, trabalhos individuais e coletivos. Consideramos como critérios indispensáveis : Pontualidade, assiduidade, comprometimento e participação.

NETO,Henrique Nilsen – Filosofia da Educação, Melhoramentos.1988
PONCE, Aníbal – Educação e luta de classes, Cortez. 1994
JESUS, Antonio Tavares de – Educação e Hegemonia no pensamento de Gramsci, Cortez. 1989
SNYDERS, Georges – Escola, classe e luta de classes, Moraes Editores, 1981
JAEGER, Werner – Paidéia – A formação do Homem Grego, Martins Fontes/UNB, 1989.
MORIN, Edgar – Os sete saberes necessários á educação do futuro, Cortez/UNESCO, 2000.
CÂMARA DOS DEPUTADOS – Plano Nacional de Educação, Brasília.2002.
SMED – Cadernos Pedagógicos
Documento Referência do MEC- Educação em 9 anos
FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia.