voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: Filosofia da Educação TURMA: 21

CONTEÚDOS

Considerações Iniciais:

O estudo da Filosofia da Educação tem por objetivo pesquisar as principais  abordagens filosóficas construídas pelo esfôrço do entendimento humano ao longo de sua história, em seus desdobramentos e conseqüências no campo da Educação.
Busca-se trabalhar a dicotomia de fundo existente entre os diversos aspectos que comparecem nas concepções do Educar assinalados nos períodos mais significativos da história da humanidade : Educar para conservar x Educar para transformar.
Através do diálogo entre essas duas grandes matrizes, procuramos identificar e realizar o balanço crítico das teorias educacionais contemporâneas e ,sobretudo, das práticas e intervenções cotidianas dos educandos em suas experiências nas instituições em que trabalham

EIXO : O CONHECIMENTO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SER E ESTAR NO MUNDO - O CONHE-SER


- PAIDÉIA – A CONCEPÇÃO GREGA DE EDUCAÇÃO

- PARADIGMAS EDUCACIONAIS DO MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA

- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

- TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO :

EDUCAÇÃO TRADICIONAL x EDUCAÇÃO PROGRESSISTA
EDUCAÇÃO LIBERAL
EDUCAÇÃO LIBERTADORA

TÓPICOS:

- O QUE É AVALIAÇÃO ? – REFLEXÕES- AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA

- CURRÍCULO - REFLEXÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS

- TRABALHANDO COM A EXISTENCIA : PESQUISA SÓCIO-ANTROPOLÓGICA E COMPLEXO TEMÁTICO.

- ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

- EDUCAR PARA QUÊ ?


AVALIAÇÃO

Constitui parte importante do processo de construção do conhecimento. Trabalharemos com auto-avaliação e avalição mediante diferentes instrumentos : Textos produzidos, resenhas, trabalhos individuais e coletivos. Consideramos como critérios indispensáveis : Pontualidade, assiduidade, comprometimento e participação.

BIBLIOGRAFIA

NETO,Henrique Nilsen – Filosofia da Educação, Melhoramentos.1988
PONCE, Aníbal – Educação e luta de classes, Cortez. 1994
JESUS, Antonio Tavares de – Educação e Hegemonia no pensamento de Gramsci, Cortez. 1989
SNYDERS, Georges – Escola, classe e luta de classes, Moraes Editores, 1981
JAEGER, Werner – Paidéia – A formação do Homem Grego, Martins Fontes/UNB, 1989.
MORIN, Edgar – Os sete saberes necessários á educação do futuro, Cortez/UNESCO, 2000.
CÂMARA DOS DEPUTADOS – Plano Nacional de Educação, Brasília.2002.
SMED – Cadernos Pedagógicos
Documento Referência do MEC- Educação em 9 anos
FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia.

 

voltar