voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO - TURMA: 21

CONTEÚDOS:

DIDÁTICA: Definição e Importância. Fundamentos da Didática. Didática de Ontem e de Hoje. Percepção e compreensão crítica das situações didáticas no contexto das instituições. Análise crítica dos currículos e planejamentos na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam;

PLANEJAMENTO DIDÁTICO: (por quê, para quê, o quê, como). Organização da situação de ensino-aprendizagem. A interação professor-aluno na construção do conhecimento. Estratégias de Ensino.Os contextos educativos no cotidiano da educação infantil. As áreas do conhecimento,  as diferentes linguagens e a interdisciplinaridade;

Recursos e métodos didáticos.

AVALIAÇÃO: Avaliação processual e diagnóstica. Instrumentos de Avaliação. A importância da observação, e do registro para a elaboração da documentação pedagógica.

AVALIAÇÃO:

Apresentações de trabalhos (demonstrando domínio do conteúdo e desenvoltura na exposição);

Reflexões (por escrito) individuais ou em grupos, sobre os temas trabalhados.

BIBLIOGRAFIA:

AMORIM, Marília. Atirei o pau no gato: a pré –escola. São Paulo, Brasiliense,  1986. 115p.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça. Por uma Pedagogia de Projetos na Educação Infantil. Em: Revista Pátio, Ano 2, nº 7, POA, Artmed, Nov/98 – Jan/99.
BASSEADAS, Eulália. Et alii. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto A- legre, Artes Médicas, 1999.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental,  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1, 2 e 3, Brasília: MEC/SEF, 1999.
BONDOLIN e MANTOVANI, Suzanna Manual de Educação de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artes Médicas.
CRAIDY, Carmem Maria e KAERCHER, Gládis E. P. da Silva (org). Educação Infantil: pra que te quero?, Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social., POA, 1998.
EDWARDS, Carolyn, et alii. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggi Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
FREIRE,  Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 3 . ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 123p.
GANDIN, Danilo. & CRUZ, Carlos H. Carrilho. Planejamento na sala de aula. . Porto Alegre, 1995. 11p
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos e trabalho. . Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
____________&VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. . Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. POA, Educação e Realidade, 1993.
HORN, Maria da Graça Souza. O currículo na Educação Infantil: organização da informação em projetos de trabalho. Educação. Porto Alegre, PUCRS, XXII (38), jun/99, 51-62p.
JOLIBERT, Josette (coord. ) Formando crianças leitoras. . Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. 219p (vol I).
KRAMER,  Sônia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & sociedade. São Paulo, XVIII (60), dez/97 15-35p.
KRAMER,  Sônia. (coord) Com a pré escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil, São Paulo, Ática, 1989. 110p.
OLIVEIRA,  Zilma de Moraes Ramos (org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo, Cortez, 1994. 187p.
OSTETTO,  Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na Educação Infantil. SP: Papirus. 2000.
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro & AMODEO, Maria Celina Bastos (coord.). O espaço pedagógico na pré-escola, . Porto Alegre, Mediação, 1996. 67p. (Cadernos Educação Infantil, 2).
ROSSETI, Teresinha. Creche, criança faz de conta de cia. São Paulo: Vozes, 1993.
ROSSETTI-FERREIRA,  Maria Clotilde. Et. Alii. Os fazeres na educação infantil . 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. 199p.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE. Proposta pedagógica e educação infantil. 2 ed. Porto Alegre, dez/99. 79p. (Cadernos pedagógicos, 15).
SILVA, Walburga Mas da. Cala-boca não morreu.. a linguagem na pré-escola. Petrópolis, Vozes, 1987. 259p.
SHORES, Elizabeth E. Manual de Portfólio: Um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre, Artmed, 2001.

voltar